Experiência
Consultório
Este especialista não fornece todas as informações de que precisa?
Mostrar outros terapeutas da fala perto de mimOpiniões em breve
Envie a primeira opinião
Você já passou por consulta com Susana Evaristo? Conte aqui como foi. Outros pacientes vão te agradecer por ajudá-los a escolher o melhor especialista.
Enviar opiniãoDúvidas solucionadas
4 dúvidas de pacientes solucionadas na Doctoralia
Menino 5 anos de ha 1 ano para ca vem gaguejando casa vez com mais frequencia e durante algum tempo.E normal?
Boa noite. Na faixa etária em que se encontra o seu filho podem surgir dois tipos de gaguez: a gaguez fisiológica ou a gaguez de desenvolvimento.
A primeira é uma gaguez natural, que faz parte do desenvolvimento, que ocorre porque o pensamento da criança é mais rápido do que a fala. Tratando-se de uma gaguez fisiológica espera-se que haja uma recuperação espontânea no espaço de seis a doze meses.
A gaguez de desenvolvimento é uma gaguez patológica que necessita de intervenção de um Terapeuta da Fala.
Estes dois tipos de gaguez apresentam características diferentes, sendo assim possível distinguir uma gaguez de desenvolvimento de uma gaguez fisiológica.
Quando uma criança gagueja é importante procurar um Terapeuta da Fala, para que este possa identificar o tipo de gaguez e se necessário estabelecer uma terapia.
Tenho a voz rouca e falha imensas vezes custa a arrancar no início Das palavras já estou assim a 3 anos o que posso fazer ? Estou a dar em maluca com isto porque me condiciona muito ate mesmo no mercado de trabalho ...
Boa noite. Será importante procurar um otorrinolaringologista (ORL), para avaliar a fisiologia laríngea. Após o diagnóstico do ORL, recomendo que procure um terapeuta da fala (TF), mesmo que não seja diagnosticada nenhuma patologia. O TF poderá ajuda-la na reabilitação da sua voz, caso exista uma patologia, assim como também na prevenção de problemas futuros. Entretanto, considero importante que tenha alguns cuidados com a sua voz. Beba diariamente cerca de 2 litros de água à temperatura ambiente, evite a ingestão de: bebidas alcoólicas, café, bebidas gaseificadas, bebidas muito quentes ou geladas, pastilhas para chupar que contenham analgésico, mentol, chocolate e refeições muito condimentadas. Evita gritar, pigarrear, falar em ambientes ruidosos ou durante o exercício físico. Desejo-lhe uma boa recuperação.
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.