Experiência
Durante a sua formação específica trabalhou em diferentes hospitais, dos quais se destacam o The Johns Hopkins Hospital, Baltimore, EUA; e o Kilikum Heilbronn, University of Heidelberg (Alemanha).
Em 2014 foi selecionado para o Uro-Oncology Fellowship, da Society of Urologic Oncology, na Divisão de Urologia da Universidade de Toronto, Canadá. Aqui trabalhou com grandes nomes da Urologia Oncológica mundial (Dr Laurence Klotz, Dr Alexandre Zlotta, Dr Michael Jewett, Dr Neil Fleshner, Dr Toni Finelli, Dr. Robert Nam entre outros). Dividiu a sua actividade clínica, cirúrgica e académica entre o Mount Sinai Hospital, Princess Margaret Cancer Centre e o Sunnybrook Hospital.
Durante 3 anos dedicou-se em exclusivo à urologia oncológica (cancro da próstata, cancro do rim, cancro da bexiga, cancro do testículo, cancro do pénis), dando especial ênfase ao tratamento cirúrgico (cirurgia aberta, laparoscópica e robótica) e à investigação destas patologias. Participou em diversos estudos clínicos internacionais e desenvolveu diferentes trabalhos de investigação multi-institucionais em cancro da próstata, bexiga e testículo. É líder em trabalhos de investigação internacional na área do cancro do testículo, que visam o uso de novos biomarcadores para esta doença.
É, desde 2016, certificado pela Society of Urologic Oncology da Associação Americana de Urologia, como especialista em Urologia Oncológica.
Em 2018 realizou estágio de cirurgia robótica na ORSI Academy e OLV Hospital em Aalst, Bélgica, onde trabalhou com o Prof. Alexandre Mottrie.
Doutorando pelas Universidades de Coimbra e Toronto. A sua investigação tem por objecto o estudo de mecanismos (genéticos e epigenéticos) pelos quais os tumores urológicos progridem para estádios mais avançados e são resistentes às terapêuticas convencionais. A compreensão deste mecanismos poderá ser a chave para novos biomarcadores (crucias para o diagnóstico e prognóstico) e terapêuticas mais eficazes.
Os seus trabalhos têm sido distinguidos com diferentes prémios nacionais internacionais dos quais se destacam: Bolsas de Investigação da Associação Portuguesa de Urologia, do Canadian Urologic Group, da Associação Canadiana de Urologia e também Bolsa Individual de Doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (Governo de Portugal).
Participou em congressos nacionais e internacionais, tendo apresentado mais de 40 trabalhos. Tem cerca de 35 artigos publicados em diferentes revistas da sua área de especialidade. Lista de publicações indexadas à PubMed: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/sites/myncbi/ricardo.leao.1/bibliography/41485417/public/?sort=date&direction=descending
Em Toronto colaborou com diferentes meios de comunicação (Rádio CHIN, FPTV) tendo por objectivo a informação da população e promoção em saúde, focando temas relacionados com a sua área de especialização.
É coordenador da Unidade de Urologia do Hospital CUF Coimbra, desde Maio de 2018.
Consultório
Este especialista não fornece todas as informações de que precisa?
Mostrar outros urologistas perto de mim2 opiniões de pacientes
Classificação geral
Ordenar por
m.alvesantunes
Excelente profissional, bem educado, atencioso, preocupado com paciente, senti segurança na avaliação/consulta.
Margarida Anastácio
Um médico extremamente humano, de discurso acessível, preocupado com o seu doente, disponível e direto. Muito profissional e atualizado: excelente técnico!
Dúvidas solucionadas
4 dúvidas de pacientes solucionadas na Doctoralia
Bom dia
tenho fluxo urinário fraco e vou algumas vezes a casa de banho, mas também depende da quantidade de água que bebo. durante a noite levanto-me uma, duas vezes para urinar. Já fiz o exame de Urofluxometria resultado de 9 de fluxo. Já tomei medicação Urorec 8mm. sem resultado.
o medico diz que tenho que ser operado.
o que me dizem? tenho algum receio
Obrigado
É importante fazer uma avaliação correcta da dimensão da sua próstata, mas também avaliar se após as micções tem resíduo urinário (ou seja, ainda fica com urina na bexiga). As indicações para cirurgia são conhecidas e bem determinadas para os doentes com queixas urinárias. Deverá fazer uma avaliação correcta da sua situação clínica no seu médico de família ou com um Urologista
Tenho hipospádia e gostava de saber se a cirurgia para tratamento é viável e segura?
Tenho 31 anos, e gostava de corrigir um pormenor que me tem afectado em alguns momentos da vida.
O hipospádias tem tratamento cirúrgico. Deverá consulta um Urologista com experiência nesta área.
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.
Neoplasias Prostáticas em Coimbra
Incontinência Urinária em Coimbra
Neoplasias Da Bexiga Urinária em Coimbra
Doenças Prostáticas em Coimbra
Doenças Dos Genitais Masculinos em Coimbra
Hiperplasia Prostática em Coimbra
Doenças Testiculares em Coimbra
Bexiga Urinária Hiperativa em Coimbra
Doenças Da Bexiga Urinária em Coimbra
Cistite rádica hemorrádica em Coimbra
Disfunção miccional em Coimbra
Doenças Bacterianas Sexualmente Transmissíveis em Coimbra
Mais (15)Urologistas com Multicare em Coimbra
Urologistas com Allianz em Coimbra
Urologistas com AdvanceCare em Coimbra
Urologistas com Médis em Coimbra
Urologistas com Saúde Prime em Coimbra
Urologistas com Açoreana em Coimbra
Urologistas com ACP em Coimbra
Urologistas com Lusitania em Coimbra
Urologistas com Tranquilidade em Coimbra
Urologistas com Axa em Coimbra
Urologistas com Generali em Coimbra
Urologistas com AIG em Coimbra
Urologistas com CA Seguros em Coimbra
Urologistas com Groupama em Coimbra
Mais (9)