Viva, Sou ovo-lacto-vegetariana há cerca de 20 anos e nunca tive qualquer problema de saúde, estand

3 respostas
Viva,
Sou ovo-lacto-vegetariana há cerca de 20 anos e nunca tive qualquer problema de saúde, estando as análises que efectuo anualmente sempre impecáveis.
Estou grávida pela primeira vez, ainda no primeiro trimestre, e faço ácido fólico diariamente, no entanto, como não como leguminosas (feijão, lentilhas, gão-de-bico) por ser intolerante, gostava de saber se existe alguma solução por onde possa passar os nutrientes necessários ao meu bebé.
Pondero a possibilidade de comer peixe (apenas em casos extremos em que não consiga encontrar uma refeição equilibrada fora de casa) mas gostava de manter essa opção como algo excepcional até porque, e agradeço também o esclarecimento neste caso, não sei como o meu corpo irá reagir depois de duas décadas sem ingerir este tipo de proteína e porque essa não é a minha ideologia.
Obrigada, desde já.
Viva!
Não existe qualquer problema na gravidez devido a ser vegetariana desde que a dieta seja bem equilibrada. Não percebi se só não come as três leguminosas que refere, ou se não come absolutamente nenhuma. A exclusão de qualquer tipo de leguminosa, não comendo carne ou peixe, pode tornar a dieta mais delicada.
Em relação à questão que coloca, à partida não haverá rejeição da proteína, até porque consome ovo. Ainda assim, pode começar por experimentar pouca quantidade e espaçadamente. Sempre bem cozinhado.
Aconselho procurar um nutricionista que esteja à vontade em dietas vegetarianas/gravidez, de modo a fazer uma avaliação rigorosa da sua alimentação diária e indicar os ajustes que deve fazer. Felicidades!
Bom dia,

o ovo-lacto-vegetarianismo é perfeitamente compatível com a gravidez, desde que aja uma intervenção nutricional no sentido de garantir que não terá nenhum tipo de carência de nutrientes. O ideal é ser acompanhada por um nutricionista, de forma a garantir que a sua alimentação é adequada à sua gravidez.
Seria importante consultar um nutricionista para a acompanhar neste fase da vida, pois as necessidades de uma grávida são diferentes das necessidades de uma outra mulher. E aí o nutricionista poderá dizer-lhe se necessita de recorrer a mais alimentos fortificados ou até mesmo fazer suplementação, sem ir contra a sua ideologia.
Esperamos ter ajudado.

Especialistas

Rui Jorge Dias

Rui Jorge Dias

Nutricionista

Braga

Andreia Lopes

Andreia Lopes

Nutricionista

Maia

David Vale

David Vale

Nutricionista

Viana do Castelo

Marta Babo Leal

Marta Babo Leal

Nutricionista

Penafiel

A Bianchi Aguiar

A Bianchi Aguiar

Pediatra

Porto

Perguntas relacionadas

Tem perguntas?

Os nossos peritos responderam a 2 perguntas sobre Deficiências Nutricionais
  • A sua pergunta será publicada de forma anónima.
  • Faça uma pergunta médica clara e seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um médico específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico ou serviço de urgências.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito reduzido. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos médicos a quem quer fazer perguntas
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.