uma criança de 2 anos e meio ainda não diz palavras todas. alias muito poucas. entende tudo, mas não

8 respostas
uma criança de 2 anos e meio ainda não diz palavras todas. alias muito poucas. entende tudo, mas não verbaliza nem estrutura frases. sera normal?
Olá! Por norma as primeiras palavras devem surgir até perto dos 18 meses..aos dois anos começam a surgir as primeiras frases, primeiro mais simples,com duas a três palavras. Aos poucos vão complexificando. Com dois anos e meio pelo menos às feases simples deveria já começar a surgir. Procurem um terapeuta, seria uma mais valia terem algumas dicas e estratégias de como estimular a linguagem.
Procure um Terapeuta da Fala para avaliar a criança e ver a necessidade ou não de intervenção. Bom trabalho
Boa tarde, penso que o mais coerente seria procurar um terapeuta que avalie a criança. Só depois de uma avaliação poderá saber se a criança estará com um desenvolvimento linguistico normal para a idade.
Os pais devem procurar um terapeuta da fala, sobretudo para dar algumas dicas sobre o desenvolvimento linguístico e ajuda-los numa suposta intervenção.
A criança deve ser avaliada, para detetar possíveis fatores que estejam a inibir o desenvolvimento da linguagem e também para que possam ser passadas estratégias facilidoras.
Boa tarde,
pela informação dada sugiro uma avaliação para que possamos despistar quaisquer dificuldades e a intervenção seja direcionada para as reais dificuldades sentidas pela criança.

Atentamente

TF Cristina Curto
Bom dia, os 2 anos são um marco importante para a fala das crianças, pois é considerada a idade limite para as primeiras palavras surgirem. A partir daí se a criança não falar o aconselhável é consultar um pediatra e terapeuta da fala e começar a estimular o desenvolvimento da fala e linguagem. A política do esperar para ver geralmente não resulta... o facto de ter uma boa compreensão verbal é um ponto a favor! Aconselho também despistar possíveis dificuldades auditivas. Espero que comece a ver resultados rapidamente!
Olá, muito boa tarde! Importante a questão que nos colocou. Digo que esperar nunca é a melhor atitude a ser tomada. Sugiro avaliação com terapeuta da fala para atuação preventiva sempre, neste caso não se trata de prevenção e sim de atuação de facto. Espero ter ajudado. Boa sorte!

Especialistas

Vera Angelino

Vera Angelino

Terapeuta da fala

Lisboa

Ana Barbosa

Ana Barbosa

Terapeuta da fala

Gondomar

Luisa Mota Oliveira

Luisa Mota Oliveira

Terapeuta da fala

Viseu

Gad - Gabinete de Apoio à Dislexia

Gad - Gabinete de Apoio à Dislexia

Psicólogo, Terapeuta da fala

Dina Paula Menino (Covilhã)

Dina Paula Menino (Covilhã)

Terapeuta da fala

Covilhã

Maria Joana Abranches d'Aguiar

Maria Joana Abranches d'Aguiar

Terapeuta da fala

Lisboa

Tem perguntas?

Os nossos peritos responderam a 1 perguntas sobre Transtornos do Desenvolvimento da Linguagem
  • A sua pergunta será publicada de forma anónima.
  • Faça uma pergunta médica clara e seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um médico específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico ou serviço de urgências.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito reduzido. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos médicos a quem quer fazer perguntas
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.