Ultimamente sinto que a minha mãe

8 respostas
Ultimamente sinto que a minha mãe tem estado com uns comportamentos nada adequados à idade dela, para além de que me tem controlado de tal maneira que já nem me deixa ter amigos, este comportamento é igual para com a minha tia, gostaria de saber o que posso/devo fazer perante isto.
As alterações de comportamento são sintomas comuns a várias perturbações, desde os transtornos depressivos reactivos a eventos de vida até a situações depressivas mais complexas, ou mesmo nos primeiros estádios de demência. É frequente haver falsos diagnósticos de transtornos demenciais por existir na realidade uma perturbação depressiva de base que motiva as alterações de comportamento e outros sintomas comuns a estas perturbações.
Realizar uma avaliação psicológica é fundamental para o diagnóstico e consequente encaminhamento para consulta de especialidade ou para desenhar um plano de intervenção e tratamento adequados.
Em geral, esse tipo de indivíduos com comportamentos como o da sua Mãe, estão a agir inconscientemente em defesa própria, principalmente por insegurança e uma (quase) nula tolerância à frustração, ou seja, se estiverem no controlo, pensam que a probabilidade de acontecer algo terrível é muito menor e, com efeito, sentem-se mais seguras.
Por outro lado, nesse tipo de casos, poderão coexistir alguns traços obsessivos de personalidade. No entanto, deverá ser realizada uma avaliação cuidada pois cada caso é um caso.
As ALTERAÇÔES de COMPORTAMENTO podem ter causas(ORIGENS) DIFERENTES, mas,"lá porque são velhinhos" isso não é desculpa para a pessoa MUDAR de COMPORTAMENTOS, a familia ignorar ou não dar importancia.
-Podem ser devido a CAUSAS ORGÂNICAS(quer dizer,não psiquiátricas) como infecções urinárias ou respiratórias que ninguém deu conta,porque o idoso mal se queixa muitas vezes ou 1 desidratação (no verão,por ex) ou 1 ligeiro AVC, etc.-OU
- Podem ser devidas a CAUSAS PSIQUIÁTRICAS (várias)Pode ser o inicio de 1 demência,ou surgir 1 psicose,ou 1 depressão que não se notou,sequelas de 1AVC,Parkinsonismo,etc.TEMOS que entender se começou "DE REPENTE"(em poucos dias) ou "GRADUALMENTE"(desde há semanas/meses)para ver se é de origem AGÚDA(geralmente são as CAUSAS ORGÂNICAS) OU de origem CRÓNICA (são mais as causas PSIQUIÁTRICAS).Mas é preciso fazermos exames laboratoriais (de sangue),imagem (TAC-RM),neuropsicológicos,de memória,e outros para fazer 1 Diagnóstico e Tratamento correctos,caso a caso!
Para além do já exposto pelos colegas, considero que enquanto filho esteja a enfrentar uma fase difícil, com muitas duvidas e questionamentos relacionados com a situação da mãe. Creio importante clarificar e compreender o que está a acontecer com a mãe, mas também poder cuidar de si e do seu bem-estar para que se possa adaptar melhor a esta fase da sua vida. Cuidar da mãe é importante, cuidar de si é também cuidar dela.
Sem dúvida deverá consultar um especialista até porque a informação que fornece não é suficiente para retirar qualquer tipo de conclusão/diagnóstico. No entanto, considero de extrema importância que cuide de si e que não permita que haja (muitas) interferências no seu bem-estar. O que for possível fazer pela sua mãe será feito por um profissional de saúde, com o seu apoio, mas essa responsabilidade não deverá ser sentida apenas como sua.
Bom dia,
Apesar de ser muito pouca a informação que nos remete, e para além de tudo o que os colegas aqui referem, reforço que em qualquer idade, quando se verificam alterações significativas na conduta e rotina diárias, alterações que se distanciam do que actualmente se reconhecia e era hábito e/ou comum na vida e na forma de estar de uma criança, adolescente ou adulto, tenderão a ser sinais de alerta que não deverão ser negligenciados. Estas alterações do comportamento poderão ou não, estar associadas apenas a factores externos, acontecimentos e eventos significativos para a pessoa e que começam a dar origem a uma incapacidade de organização interna. Como foi referido, existem diversas perturbações com sintomas reactivos que poderão ser bem diagnosticadas, através de uma boa avaliação psicológica. O diagnóstico certo, será o caminho para uma intervenção eficaz. A intervenção, tão precoce quanto possível, será sempre uma mais-valia.
Em primeiro lugar deve procurar um medico de família para exames complementares de diagnostico, para perceber se existe causas orgânicas, ou causas psiquiátricas, apos esta avaliação, devera ser feito o encaminhamento, para os profissionais adequados ,para tratar a sintomatologia
bom dia, apesar de ser limitada a informaçao, como por exemplo nao estar indicada a idade de filha e a idade da mae, a verdade e que quando um elemento da familia desenvolve comportamentos que causam mal estar em outros elementos, sera sempre merecedor de atençao Nestes casos, o mais importante sera perceber quais os fatores externos intervenientes nesta relaçao, compreender a dinamica familiar, e motivar individualmente a pessoa afetada a desenvolver habilidades para lidar com o stress causado pela mae, sao as tais estrategias de coping, visto que a cliente pede ajuda, poderá entao mudar a forma como lida com o stressor, ja que mais complicado sera mudar o que a rodeia

Especialistas

Catarina Melo Santos

Catarina Melo Santos

Psiquiatra

Lisboa

Carolina Carvalho Almeida

Carolina Carvalho Almeida

Psiquiatra

Coimbra

Adoindo Pimentel

Adoindo Pimentel

Psiquiatra

Adrián Gramary Cancelas

Adrián Gramary Cancelas

Psiquiatra

Fânzeres

Adriana M Horta

Adriana M Horta

Psiquiatra

Vila Nova de Gaia

Adriano S Vaz Serra

Adriano S Vaz Serra

Psiquiatra

Coimbra

Perguntas relacionadas

Tem perguntas?

Os nossos peritos responderam a 55 perguntas sobre Transtorno Depressivo
  • A sua pergunta será publicada de forma anónima.
  • Faça uma pergunta médica clara e seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um médico específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico ou serviço de urgências.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito reduzido. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos médicos a quem quer fazer perguntas
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.