Tratmento psiquiatrico
4
respostas
Boa tarde gostaria de saber se uma pessoa que faz tratamento com uma psiquiatra a um ano toma medicamentos se a medica nao tem obrigação e dizer o paciente o que realmente ele tem, e se pode negar um relatório ?
Bom dia. Não é habitual não comunicar ao doente o diagnóstico... Cumprimentos,
É obrigação, deontológica, de todo o médico, de relatar, mediante solicitação do seu paciente. Em Psiquiatria, nem sempre é fácil estabelecer um diagnóstico irrefutável, mesmo após um ano de acompanhamento. Muitas vezes, a comunicação, ao paciente, de "o diagnóstico" pode não ser no seu melhor interesse. Por exemplo, comunicar a um paciente com Esquizofrenia "o diagnóstico", é muitas vezes inútil, ou contraproducente.
O doente tem o direito a saber o diagnóstico se assim o pretender, mesmo que provisório (o que acontece com frequência na Psiquiatria pois por vezes são necessários anos para confirmar o dito). O mesmo se aplica ao relatório, isto é, até pode nem mencionar um diagnóstico (embora deva, mesmo que provisório) mas deve nesse caso ser detalhado na descrição clínica do quadro e da terapêutica instituída.
Como regra um doente tem direito a um relatório, declaração ou atestado, após a sua solicitação (até o pode fazer por escrito, por email por exemplo) onde deve especificar o quer ver relatado, declarado ou atestado (o diagnóstico, o tratamento e resultados deste, % de incapacidade se for o caso), deve igualmente o doente referir o local/contexto onde vai ser apresentado o documento, e esse dado virá escrito no documento. Alguns documentos com carácter mais pericial em geral têm custos acrescidos.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Por favor eu tomou Desvenlafaxina aqui em Lisboa não tem eu poço tomar a venlafaxina é a mesma coisa obrigada
- Estou com um quadro de ansiedade, que vem à tona de forma muito forte com algumas questões que ocorrem no trabalho (apresentações para um número grande de pessoas, falar com determinados superiores) e que depois de exposto a essa situações a ansiedade perdura por dias até 'normalizar'. Comecei a tomar…
- Quais as diferenças entre o Escitalopram e a Desvenlafaxina?
- Qual é a eficácia que os antipsicóticos têm sobre a perturbação dismórfica corporal ?
- Boa Tarde,comecei a tomar mais ou menos à meio ano o Escitalopram 10mg, ultimamente tenho sentido muito apetite, inchada e aumentei o peso...Serà possível ser do medicamento?Obrigado
- Amitriptilina é escitalopram tem a mesma função? Eu estava tomando os dois e o médico falou que os dois são a mesma coisa que eu só estava sobrecarregado meu organismo. Agora estou com dúvidas.
- escitalopram. medo de dificuldade de habituação e desabituaçao . afeta conexões sinapticas e apos tratamento ha mudanças nas conexoes cerebrais, prejudicando de alguma forma? pode mudar estrutura cerebral?
- O antidepressivo escitalopram pode se tomar enquanto se faz antibiótico azitromicina?
- Escitalopram 15mg tem mais ou menos a mesma eficácia do escitalopram 20mg, com redução de efeitos colaterais? Depois de 7 meses de uso comecei a ter retardo na ejaculação. É normal esse efeito colateral tão tardio?
- O que acontece se eu não tomar um antipsicótico todos os dias no mesmo horário?
Tem perguntas?
Os nossos peritos responderam a 13 perguntas sobre Retorno de consultas Psiquiatria
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.