Transtornos de ansiedade

7 respostas
Boa tarde, sofro de ansiedade há mais de 20 anos, tenho 40. Tomo Paroxetina (1 comp. 20 mg dia). Fiz análises, a pedido do médico de família e a minha serotonina está muito muito baixa. Sinto cansaço, sono e tenho olhar cansado... O que poderei fazer para elevar a serotonina, sem ser com alimentação porque isso já faço? A dosagem será suficiente? Obrigada
Bom dia. Se tem ansiedade patológica há 20 anos, não deve esperar melhorar rapidamente. O mais adequado será marcar uma consulta de psiquiatria ou psicologia e estabelecer um plano de tratamento. Cumprimentos,
Boa tarde!
Três aspetos importantes:
- Procurar o seu médico/a psiquiatra, afim de rever a terapêutica;
- Psicoterapia Cognitivo-compartamental;
- Exercício físico (plano adequado).
Ao dispor.
Melhores cumprimentos,
A paroxetina não tem como propósito "elevar" a produção de serotonina, mas sim impedir a sua recaptação. Pense desta forma: a paroxetina atua como a comporta de uma barragem, reduzindo a serotonina que escapa, permitindo que esta seja acumulada no local apropriado, estabilizando o humor e ajudando na diminuição da ansiedade.
No entando como a colega acima falou, talvez mais importante que a medicação, no caso de ansiedade crónica é a psicoterapia, que irá "ensiná-lo(a) a mudar a forma de ver/sentir/pensar sobre si e o mundo. Eu sei que parece muito difícil e que a medicação é mais "fácil", mas não há mudança sem querer e vontade. O caminho é difícil, mas possível.
Ao dispor.



Olá, tal como o colega indicou e bem, a paroxetina não tem como objectivo elevar os níveis de serotonina mas sim impedir a sua recaptação.
Este neurotransmissor influencia o apetite, desejo sexual, humor, sono, memória e aprendizagem, padrões de comportamento social, regulação da temperatura, entre outros. Para além da alimentação adequada (ingestão de carboidratos) que é importante e refere fazer, tem também à disposição a prática de exercício físico, exposição ao sol (luz natural), prática de meditação e ainda a possibilidade de praticar actividades que se traduzam em bem estar e felicidade. Todas estas estratégias contribuem para o aumento dos níveis de serotonina, contribuindo para uma maior sensação de bem estar. Se considerar pertinente procure acompanhamento psicológico, cujo objectivo no seu caso é o de estabelecer um plano adequado àquilo que procura. Boa sorte, alguma coisa que precise, conte comigo. Força!
Olá.
Refere que há 20 anos que sofre de ansiedade, o que realmente é muito tempo para estar em sofrimento, imagino o quanto deva ser difícil para si viver nessa situação.
No entanto, para além da medicação que toma, há outras formas complementares de tratar a sua situação. A Psicoterapia é uma delas.
Depois de uma avaliação adequada do seu caso e através da Psicoterapia é possível entender e aliviar a ansiedade e outros sintomas.
Estou ao seu dispor para qualquer outra questão.
Cumprimentos
Paula Águas
Convidamo-lo para uma consulta: Primeira consulta psicologia - 35 €
Pode agendar uma visita através do site Doctoralia, clicando no botão "Marcar uma visita".
Olá! Deve consultar o seu psiquiatra para reaver o plano terapêutico. Aconselho a procurar um psicólogo, para ajustar terapia complementar à medicação.
Ao dispor.
Para além de procurar um psiquiatra para regular a medicação. Deve procurar um psicólogo especialista que possa fazer um plano e aprender a baixar a ansiedade. Ao dispor.

Especialistas

Rute Isabel Matos

Rute Isabel Matos

Psicólogo

Figueira Da Foz

Joana Câmara

Joana Câmara

Psicólogo

Funchal

Maria Helena Pinto

Maria Helena Pinto

Psicólogo

Amarante

Inês Minhós

Inês Minhós

Psicólogo

Lisboa

Cláudia Sendão Martins

Cláudia Sendão Martins

Psicólogo

Vila Franca de Xira

Linda Byrne

Linda Byrne

Psicólogo, Terapeuta alternativo

Lisboa

Perguntas relacionadas

Tem perguntas?

Os nossos peritos responderam a 157 perguntas sobre Transtornos Da Ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anónima.
  • Faça uma pergunta médica clara e seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um médico específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico ou serviço de urgências.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito reduzido. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos médicos a quem quer fazer perguntas
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.