Tomo 150mg de anafranil diariamente,para tratamento de TOC,há cerca de um mês. Tenho sentido melhora

5 respostas
Tomo 150mg de anafranil diariamente,para tratamento de TOC,há cerca de um mês. Tenho sentido melhoras evidentes dos sintomas do TOC,mas sinto mais sintomas de depressão...É normal?Esses sintomas depressivos tenderão a desaparecer om o tempo?Obrigada
Não é incomum a depressão acompanhar o TOC, como uma comorbilidade. Entretanto, em minha experiência clínica já observei diversos casos em que exatamente quando os pensamentos obsessivos e rituais começam a diminuir, a pessoa começa a tomar consciência de determinadas frustrações e pensamentos desencadeadores de tristeza. Sugiro que além do tratamento com medicamentos procure a ajuda de um psicólogo para identificar e trabalhar as questões que podem estar contribuindo para os sintomas de depressão.
Será que tais sintomas surgiram mesmo após o TOC estar sob controle? Ou será que estavam apenas camuflados pelas obsessões e compulsões? Um profissional pode ajudar-te a encontrar esta e outras respostas.
Ao dispor.
Boa tarde,

Há semelhança do que a colega anterior referiu será muito importante a procura de psicoterapia. Tratar os sintomas de TOC, só com fármacos, pela minha experiência de 20 anos não é o suficiente!
Mantenho-me igualmente ao dispor!
Melhores cumprimentos.
Muitas vezes as nossas dificuldades estão acomodadas em camadas. Parece que por trás do TOC há sentimentos e pensamentos mais tristes. Quem sabe é agora a oportunidade de 'tocar" esses conteúdos com generosidade e tentar analisa-los para compreender em mais profundida as suas questôes? Nesta etapa, tocar a depressão seria poder falar sobre ela, relaciona-la com outros eventos de vida, enfim, colocar em palavras...
Boa tarde. Como está? A sua dúvida é bastante pertinente na medida em que a Perturbação Obsessivo-Compulsiva pode ser acompanhada por um episódio depressivo. Portanto, há semelhança do que as colegas disseram, seria benéfico a realização de um acompanhamento psicológico simultâneo ao farmacológico. Torna-se crucial neste quadro trabalhar as emoções e reestruturar o pensamento. Encontro-me ao dispor. Com o maior carinho, Joana de Almeida
Concordo inteiramente com as colegas. Quanto ao anafranil, trocá-lo-ia por fluoxetina (60-80 mg/d aumentados gradualmente) se o seu terapeuta estiver de acordo. Rápidas melhoras!

Especialistas

Daniel Accoto Martins

Daniel Accoto Martins

Psicólogo

Fátima

Ana Alves Martins

Ana Alves Martins

Psicólogo

Carcavelos

José Luis Antunes dos Santos

José Luis Antunes dos Santos

Psicólogo

Coimbra

Helena Azevedo

Helena Azevedo

Psicólogo

Espinho

Daniela Balbina

Daniela Balbina

Psicólogo

Faro

Adoindo Pimentel

Adoindo Pimentel

Psiquiatra

Perguntas relacionadas

Tem perguntas?

Os nossos peritos responderam a 25 perguntas sobre Transtorno Obsessivo-Compulsivo
  • A sua pergunta será publicada de forma anónima.
  • Faça uma pergunta médica clara e seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um médico específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico ou serviço de urgências.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito reduzido. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos médicos a quem quer fazer perguntas
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.