Tomo 150mg de anafranil diariamente,para tratamento de TOC,há cerca de um mês. Tenho sentido melhora
5
respostas
Tomo 150mg de anafranil diariamente,para tratamento de TOC,há cerca de um mês. Tenho sentido melhoras evidentes dos sintomas do TOC,mas sinto mais sintomas de depressão...É normal?Esses sintomas depressivos tenderão a desaparecer om o tempo?Obrigada
Não é incomum a depressão acompanhar o TOC, como uma comorbilidade. Entretanto, em minha experiência clínica já observei diversos casos em que exatamente quando os pensamentos obsessivos e rituais começam a diminuir, a pessoa começa a tomar consciência de determinadas frustrações e pensamentos desencadeadores de tristeza. Sugiro que além do tratamento com medicamentos procure a ajuda de um psicólogo para identificar e trabalhar as questões que podem estar contribuindo para os sintomas de depressão.
Será que tais sintomas surgiram mesmo após o TOC estar sob controle? Ou será que estavam apenas camuflados pelas obsessões e compulsões? Um profissional pode ajudar-te a encontrar esta e outras respostas.
Ao dispor.
Será que tais sintomas surgiram mesmo após o TOC estar sob controle? Ou será que estavam apenas camuflados pelas obsessões e compulsões? Um profissional pode ajudar-te a encontrar esta e outras respostas.
Ao dispor.
Boa tarde,
Há semelhança do que a colega anterior referiu será muito importante a procura de psicoterapia. Tratar os sintomas de TOC, só com fármacos, pela minha experiência de 20 anos não é o suficiente!
Mantenho-me igualmente ao dispor!
Melhores cumprimentos.
Há semelhança do que a colega anterior referiu será muito importante a procura de psicoterapia. Tratar os sintomas de TOC, só com fármacos, pela minha experiência de 20 anos não é o suficiente!
Mantenho-me igualmente ao dispor!
Melhores cumprimentos.
Muitas vezes as nossas dificuldades estão acomodadas em camadas. Parece que por trás do TOC há sentimentos e pensamentos mais tristes. Quem sabe é agora a oportunidade de 'tocar" esses conteúdos com generosidade e tentar analisa-los para compreender em mais profundida as suas questôes? Nesta etapa, tocar a depressão seria poder falar sobre ela, relaciona-la com outros eventos de vida, enfim, colocar em palavras...
Boa tarde. Como está? A sua dúvida é bastante pertinente na medida em que a Perturbação Obsessivo-Compulsiva pode ser acompanhada por um episódio depressivo. Portanto, há semelhança do que as colegas disseram, seria benéfico a realização de um acompanhamento psicológico simultâneo ao farmacológico. Torna-se crucial neste quadro trabalhar as emoções e reestruturar o pensamento. Encontro-me ao dispor. Com o maior carinho, Joana de Almeida
Concordo inteiramente com as colegas. Quanto ao anafranil, trocá-lo-ia por fluoxetina (60-80 mg/d aumentados gradualmente) se o seu terapeuta estiver de acordo. Rápidas melhoras!
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Boa noite! Penso que sofro de TOC desde miúda. Começou aos 14 anos com uma excessiva preocupação com contaminação. Lavava a mãos em demasia e desinfectava com álcool. Muito mais tarde já com cerca de 27 anos comecei a sentir de novo fobia de contaminação mas desta vez especificamente ligada a doenças…
- Olá, a minha esposa tem um problema de (TOC) e eu gostaria de a ajudar convosco, ou até eliminar o problema. Ou seja, a minha esposa necessita de quando passa num interruptor de luz,tocar várias vezes ao dia durante alguns segundos, assim como também se passa o mesmo com torneiras, botões de autoclismo,…
- Tenho sintomas de transtorno obsessivo compulsivo desde por volta dos 5 ou 6 anos, que foram variando com o meu crescimento. Tenho obsessões e compulsões, atualmente uma delas é verificar se o fogão está realmente desligado, por receio de haver uma vazamento de gás, mas é algo fora do normal, repetidas…
- Bom dia o meu filho tem problemas em se relacionar com pessoas que não conhece, então desde que ficou em casa está ainda pior.. Tem 18 anos e acho que tem alguns sintomas de TOC, pois verifica várias vezes as coisas antes de sair de casa e prefere sempre não conviver com pessoas para alem de um grupo…
- boa tarde, aos 12 anos existem já evidências da doença? Obrigada
- De forma a confirmar a existência de um Transtorno obsessivo-compulsivo, a que especialidade se deverá recorrer em primeiro lugar, psicologia ou psiquiatria? Obrigado.
- Bom dia, como devo tratar um problema de ansiedade e poc, devo ir ao psicológico ou psiquiatra?
- Tenho pensamento obsessivo e muitas vezes paranóico.. Sempre tive... 2 anos em psicoterapia em diferentes psicologos e isto não muda... Ja virei a minha infância ao contrario, não posso meditar pois aumenta a minha sensação de despersonalização, não tenho traumas nem fobias... não ha nada a fazer a teraia…
- É possível ter TOC, mas não apresentar comportamentos ritualísticos?
- Tenho uma filha de 3 anos, e de um tempo pra cá ela desenvolveu uma "mania" de descascar tudo que vê. Começou pela parede de casa, cutucando com o dedo, mas até então achei normal. Mas agora, tudo o que tem em mãos ela fica tentando um jeito de descascar. Ela chega a ficar horas sentada descascando umas…
Tem perguntas?
Os nossos peritos responderam a 25 perguntas sobre Transtorno Obsessivo-Compulsivo
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.