TOC, DOC ou POC pode levar a depressões
6
respostas
TOC, DOC ou POC pode levar a depressões ou até mesmo a esquizofrenia!?
As essas quer têm TOC podem ter casos de depressão .
Existe comorbilidade com depressão mal esclarecida ainda (embora ambas se tratem com antidepressivos). Mas algumas perturbações obsessivas, quando não tratadas, podem evoluir para uma perturbação delirante. Leia o interessante livro de David Adam: O HOMEM QUE NÃO CONSEGUIA PARAR. POC E A HISTÓRIA VERDADEIRA DE UMA VIDA PERDIDA EM PENSAMENTOS.
A Perturbação Obsessivo-compulsiva (POC) é uma doença que, se não for corretamente tratada, pode causar grande sofrimento e incapacidade ao doente. Esse sofrimento leva muitas vezes a que o doente desenvolva quadros depressivos com alguma gravidade. A evidência comprova isso mesmo, os doentes com POC têm um risco bastante aumentado de desenvolver depressão.
Relativamente à esquizofrenia essa relação é menos robusta. Muitas vezes o que acontece é que fases iniciais de esquizofrenia são erradamente diagnosticados como POC. Estes casos eram antigamente apelidados de Esquizofrenias pseudoneuróticas.
Relativamente à esquizofrenia essa relação é menos robusta. Muitas vezes o que acontece é que fases iniciais de esquizofrenia são erradamente diagnosticados como POC. Estes casos eram antigamente apelidados de Esquizofrenias pseudoneuróticas.
As perturbações do comportamento são definidas por conjuntos de sinais e sintomas que ocorrem em diversas patologias diferentes (ás vezes até em circunstancias normais). A distinção entre ansiedade e depressão é por vezes impossível porque as escalas que são usadas para definir uma e outra, têm muitos sinais e sintomas comuns. Qualquer perturbação pode ser expressa por sintomas típicos ou atípicos do seu grupo ou de vários grupos. De facto a expressão psicopatologica não chega para fazer um diagnóstico. O diagnóstico não acenta apenas nos sinais e sintomas. Pode até existir uma depressão sem tristeza. Por outro lado há com frequência quadros mistos (como depressao na esquizofrenia) uma vez que as classificações são modos artificiais de sectorizar problemas. Pode sempre acontecer tudo e a abordagem destes problemas tem que ser feita de forma cuidada
De acordo com o DSM-V (Manual de Diagnóstico e Estatística dos Transtornos Mentais 5.ª edição), mais de 50% dos indivíduos com TOC apresentam algum outro transtorno psiquiátrico, sendo os mais comuns:
- Depressão maior (60,7%)
- Transtorno de ansiedade generalizada (35,4%)
- Fobia específica (32,4%)
- Transtorno de ansiedade de separação (24,6%)
A esquizofrenia, por sua vez, não costuma acompanhar os quadros de TOC>
- Depressão maior (60,7%)
- Transtorno de ansiedade generalizada (35,4%)
- Fobia específica (32,4%)
- Transtorno de ansiedade de separação (24,6%)
A esquizofrenia, por sua vez, não costuma acompanhar os quadros de TOC>
Os quadros de Perturbação Obsessiva-compulsiva (POC) estão frequentemente associados a sintomatologia depressiva. A esquizofrenia, não costuma estar relacionada com a POC. Contudo, nalguns casos, isso pode acontecer, e até mascarar um quadro psicótico com aparentes sintomas neuróticos.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Boa noite! Penso que sofro de TOC desde miúda. Começou aos 14 anos com uma excessiva preocupação com contaminação. Lavava a mãos em demasia e desinfectava com álcool. Muito mais tarde já com cerca de 27 anos comecei a sentir de novo fobia de contaminação mas desta vez especificamente ligada a doenças…
- Olá, a minha esposa tem um problema de (TOC) e eu gostaria de a ajudar convosco, ou até eliminar o problema. Ou seja, a minha esposa necessita de quando passa num interruptor de luz,tocar várias vezes ao dia durante alguns segundos, assim como também se passa o mesmo com torneiras, botões de autoclismo,…
- Tenho sintomas de transtorno obsessivo compulsivo desde por volta dos 5 ou 6 anos, que foram variando com o meu crescimento. Tenho obsessões e compulsões, atualmente uma delas é verificar se o fogão está realmente desligado, por receio de haver uma vazamento de gás, mas é algo fora do normal, repetidas…
- Bom dia o meu filho tem problemas em se relacionar com pessoas que não conhece, então desde que ficou em casa está ainda pior.. Tem 18 anos e acho que tem alguns sintomas de TOC, pois verifica várias vezes as coisas antes de sair de casa e prefere sempre não conviver com pessoas para alem de um grupo…
- boa tarde, aos 12 anos existem já evidências da doença? Obrigada
- De forma a confirmar a existência de um Transtorno obsessivo-compulsivo, a que especialidade se deverá recorrer em primeiro lugar, psicologia ou psiquiatria? Obrigado.
- Bom dia, como devo tratar um problema de ansiedade e poc, devo ir ao psicológico ou psiquiatra?
- Tenho pensamento obsessivo e muitas vezes paranóico.. Sempre tive... 2 anos em psicoterapia em diferentes psicologos e isto não muda... Ja virei a minha infância ao contrario, não posso meditar pois aumenta a minha sensação de despersonalização, não tenho traumas nem fobias... não ha nada a fazer a teraia…
- É possível ter TOC, mas não apresentar comportamentos ritualísticos?
- Tenho uma filha de 3 anos, e de um tempo pra cá ela desenvolveu uma "mania" de descascar tudo que vê. Começou pela parede de casa, cutucando com o dedo, mas até então achei normal. Mas agora, tudo o que tem em mãos ela fica tentando um jeito de descascar. Ela chega a ficar horas sentada descascando umas…
Tem perguntas?
Os nossos peritos responderam a 25 perguntas sobre Transtorno Obsessivo-Compulsivo
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.