Terapia familiar
9
respostas
A minha mãe é idosa, há alguns meses atrás tive de resgata-la de uma situação de dívidas exageradas e falência financeira pessoal, o assunto ficou aparentemente resolvido, ficou a viver numa casa muito mais próximo de mim, porém como sou filho único e recentemente arranjei uma companheira, isso despoletou nela uma revolta intensa contra a minha actual companheira e mesmo contra mim, acusando-me de abandono e negligência, isso apesar de que disponibilizo-lhe toda a assistência financeira e médica de que ela precisa, os ataques de fúria e insultos contra mim vêm crescendo (algo que já era comum no passado), a nossa relação tornou-se extremamente difícil pois ela oscila de momentos de um humor relativamente calmo para ataques de fúria quase sempre relacionados com a minha relação, muitas vezes sinto-me igualmente revoltado e tendo a afastar-me mas sei que ela sofre imenso e simplesmente não sei como ajuda-la. Após alguma leitura desconfio que ela sofra de TPB pois os sintomas estão todos lá. Gostaria que me dissessem como poderei melhorar a qualidade de vida dela?
A sua mãe deveria fazer psicoterapia. Qualquer outra questão não hesite em contactar-me. Cumprimentos, José Armindo
Só ela poderá melhorar a qualidade de vida dela, uma vez que aparentemente você já faz o que pode. É natural que o problema dela já exista há vários anos, mas que se tenha vindo a agravar. É necessário avaliar a situação e intervir psicologicamente, e, eventualmente, medicamente. Ela terá de querer responsabilizar-se pelo seu bem-estar e aderir ao processo terapeutico.
Há muitas questões a fazer relativamente à situação que coloca. Sem essas respostas é difícil dar-lhe uma orientação correta. Mas sem dúvida que o primeiro passo será levar a sua mãe ao médico para fazer uma avaliação do estado mental, tendo em conta algumas características que referenciou. A partir daí julgo que o médico juntamente com uma equipa multidisciplinar saberá apoiar e orientar no melhor sentido.
Surgem-se várias questões que não cabem aqui, mas deve sem duvida, procurar ajuda de um profissional. Poderá começar pela avaliação com um psicólogo, que depois indicará se é necessário apoio médico.
A mãe deverá realizar consulta de avaliação psicológica para que possa ser delineado um plano de intervenção adequado à dificuldade ou perturbação que vier a ser diagnosticada.
A sua mãe deverá realizar uma consulta de avaliação psicológica para que se possa avaliar a situação e dessa forma criar um plano de intervenção adequado às dificuldades ou às perturbações que vierem a ser diagnosticadas nessa avaliação . A partir daí julgo que o médico juntamente com uma equipa multidisciplinar saberá apoiar e orientar no melhor sentido. Estarei disponível para mais algum esclarecimento de assim o desejar .
Olá! Para além do que foi dito, acrescento que seu caso sinaliza uma indicação para terapia familiar.
Coloco-me a sua inteira disposição para melhores esclarecimentos,
Boa Tarde!
Coloco-me a sua inteira disposição para melhores esclarecimentos,
Boa Tarde!
Considero que a sua mãe deveria fazer psicoterapia e se necessário uma intervenção familiar
Se necessitar estou ao dispor
RBC
Se necessitar estou ao dispor
RBC
Olá.
Deverá procurar ajuda psicológica, no sentido de ser feita uma avaliação. Pelos sintomas que referiu, poderá ser necessário uma intervenção medicamentosa concomitantemente com a terapia.
Ao seu dispor!
PSI Anabela do Rosário Cruz
Deverá procurar ajuda psicológica, no sentido de ser feita uma avaliação. Pelos sintomas que referiu, poderá ser necessário uma intervenção medicamentosa concomitantemente com a terapia.
Ao seu dispor!
PSI Anabela do Rosário Cruz
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Boa noite, Fui diagnosticada pelo meu psiquiatra (doutorado em psicologia) com Síndrome de Borderline, de Pânico, Depressão e leve Psicopatia. Fiquei confusa pois sempre pensei que Borderline e Psicopatia seriam opostos: Borderline é emoção e Psicopatia é 0 emoção. Gostaria de saber se é possível…
- O meu namorado tem tpb, a psicologa incute o a realizar tratamento familiar e marca consultas somente com a mãe dele. Ele já não é adepto de falar e tem uma relação complexa tanto com a mãe tanto com o pai, o que o leva a ficar praticamente calado nas consultas mas quando aceita ajuda e fala as consultas…
- O meu filho tem TPB. No entanto nao aceita, diz que nos somos loucos e não estamos bem. Portanto recusa todo e qualquer tratamento. Claro que fuma muito e consome haxixe. Será que ha uma forma de o convencer a aderir a tratamento e que nos nao tenhamos pensado? Podem dar ideias? Agradecia muito. Estamos…
- Quero perceber se tenho borderline mas o meu psiquiatra apenas me fala do défice de atenção mas tenho quase a certeza que sou uma pessoa com personalidade borderline e não aguento mais não ter resposta. O que fazer ?
- Olá boa tarde, foi - me diagnosticado TPB desde 2015 mas procurei ajuda psicológica no sector público que pouco ou nada me fez efeito, como já ouvi falar da Terapia Comportamental Dialética, resolvi experimentar. Gostaria de saber se pode ser dada, tanto por psicólogos como por psiquiatras. Obrigado
- Fui diagnosticado com personalidade Borderline e gostaria de procurar ajuda. Que tratamento recomendam? Obrigado
- Bom dia, a minha filha de 20 anos precisa acompanhamento regular (psicoterapia) que a ajude a lidar com os seus problemas. Desde os 16 anos que toma medicação e é acompanhada por psiquiatras ( já mudou algumas vezes de psiquiatra). Desta vez vai à mesma há quatro meses ( 1 consulta por mês) e a médica…
- Boa noite, A minha filha de 22 anos, está a passar um mau bocado devido ao término de um relacionamento amoroso, e tem história de perturbação de personalidade. Começou por se automutilar a partir dos 14 anos, e depois com as saídas à noite vieram as bebidas alcoólicas, e a cannabis. Está desde essa…
- Boa tarde, Há 5 anos foi-me diagnosticada depressão, mas sempre achei ter mais do que isso. Não ando propriamente triste, mas tenho algumas oscilações de humor, impulsividade por vezes, e identifico-me com todos os sintomas de bpd. Como na altura mudei imensas vezes de psicólogo, tendo que explicar…
- Bom dia, Foi-me diagnosticada Personalidade Borderline com a ajuda de testes psicológicos após vários anos de indefinição e indecisão por parte do corpo clínico dada a dificuldade compreensível na interpretação desta perturbação. O psiquiatra aconselhou terapia psicodinâmica, tendo em conta que "a raiz…
Tem perguntas?
Os nossos peritos responderam a 27 perguntas sobre Transtorno Da Personalidade Borderline
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.