Tenho um filha com 6 anos e uma com 15 meses.. a de 6 sempre quis ter uma mana mas desde que nasceu

9 respostas
Tenho um filha com 6 anos e uma com 15 meses.. a de 6 sempre quis ter uma mana mas desde que nasceu a mana as coisas comecaram a correr um pouco mal a nivel de comportamento, chamadas de atenção constantes. Agora entrou na escola primeira e no 4dia a prof disse que ela nao consegue estar sossegada esta completamente na lua. Diz que nao gosta dali estar.. estou tentada a marcar uma consulta de especialidade... o que acham? Obrigada
Boa tarde,
aquando do nascimento de um irmão mais novo, algumas crianças podem começar a manifestar efetivamente alterações comportamentais ou regressões que constituem chamadas de atenção para os pais. Existem no entanto outras causas possíveis para os problemas observados em contexto escolar, como défice de atenção. É importante efetuar uma avaliação psicológica à criança para podermos analisar o que está por trás das dificuldades apresentadas na escola e delinear um plano de intervenção. Aconselho marcação de consulta de Psicologia. Cumprimentos.
Está a pensar muito bem, pois ela gosta da mana ao mesmo tempo que tem ciúmes e a mana fica a casa com a mãe sem ela controlar Portanto o ela estar na escola na lua Marque uma consulta de psicoterapia.
Ao seu dispor.
Era muito importante marcar consulta na especialidade sim. É importante para a menina e também para a família, para compreender melhor a sua filha (do ponto de vista psicológico e emocional) e porque nesta fase toda a família se está a reajustar.
Bem haja
M/ cumprimentos.
Boa noite. O que refere, confere com uma nova etapa na vida da família, mais concretamente, com a filha que iniciou agora o seu percurso escolar e se vê mais afastada do seio familiar e da mãe. Dê-lhe algum tempo para se adaptar, caso continue com estes comportamentos, procure ajuda. Alguma duvida, disponha. Cumprimentos. I.D.
Bom dia.
Qualquer mudança pode originar alteração de comportamento na criança.
É importante harmonizar as necessidades da criança com as necessidades dos pais e potenciar a comunicação e conexão.
Uma consulta será importante para encontrar estratégias que vos permitam lidar de uma forma mais tranquila e eficaz nos desafios do dia a dia.
No meu caso, com recurso a valores de Parentalidade Consciente e Educação de Emoções, os resultados são muito positivos. Que tudo corra bem.
Ana Rita Núncio
Bom dia.
De facto as alterações comportamentais nos miúdos pode estar relacionado com inúmeros fatores, desde a chegada do mano, inicio da época escolar, etc. Posto isto talvez seja o mais indicado consultar um.psicólogo para puder avaliar e intervir junto da menina e da sua família.
Olá! A entrada na escola exige uma grande adaptação... O seu comportamento deriva de muitas variáveis. A adaptação à nova condição familiar será mais uma delas... A situação merece uma avaliação profissional. Que corra tudo pelo melhor!
A entrada na escola é realmente um marco para uma criança. Porém o mais aconselhado neste caso seria realizar uma avaliação psicológica e neuropsicólogica para avaliar as componentes cognitivas e psicoemocionais.
Alguma dúvida não hesite em contactar.
Vânia Moreira
Cara mãe,
o nascimento da irmã, pode sem duvida suscitar alguma instabilidade emocional. Contudo as transformações que ocorrem na adaptação ao inicio da escolaridade também pode ser um fator de instabilidade.
Se a situação se manter o meu conselho é que procure alguém especializado na área do comportamento infantil.
Ao disprôr para alguma questão.

Especialistas

Maria do Carmo Abreu

Maria do Carmo Abreu

Pediatra

Viseu

Ermelinda Júlia Gonçalves

Ermelinda Júlia Gonçalves

Pediatra

Torres Novas

Celia Iglesias Neves

Celia Iglesias Neves

Pediatra

Lisboa

Helena Fonseca

Helena Fonseca

Pediatra

Lisboa

A Bianchi Aguiar

A Bianchi Aguiar

Pediatra

Porto

Perguntas relacionadas

Tem perguntas?

Os nossos peritos responderam a 13 perguntas sobre Transtornos Do Comportamento Infantil
  • A sua pergunta será publicada de forma anónima.
  • Faça uma pergunta médica clara e seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um médico específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico ou serviço de urgências.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito reduzido. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos médicos a quem quer fazer perguntas
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.