Tenho síndrome do pânico,estou

5 respostas
Tenho síndrome do pânico,estou a tomar fluoxetina e alprazanol é um remédio indicado pra esse tipo de doença???
A sua questão é um pouco vaga, mas a fluoxetina está indicada, entre outras, essencialmente na Perturbação Depressiva e o Alprazolam no tratamento da ansiedade grave e que cause sofrimento excessivo. O que acontece, é que na maioria das vezes, a ansiedade e a sintomatolgia depressiva são concominantes ou seja, podem apresentar-se em simultâneo.
A decisão da toma de fármacos é da competência do médico/psiquiatra. Aconselho-a a consultar o médico que a prescreveu, para melhor esclarecimento. Devo acrescentar que a psicoterapia pode ser um valioso aliado na resolução do problema que refere.
Há semelhança do que a colega anteriormente referiu, se de facto não sente grande evolução era conveniente procurar o seu especialista, neste caso aconselho um/a colega da Psiquiatria no sentido de rever a terapeutica.
Pela minha experiência clínica com as perturbações de pânico, independentemente da toma de fármacos, que de facto aliviam os sintomas é fundamental trabalhar simultaneamente os pensamentos (cognições erróneas) e comportamento (disfuncional).
Sim. A Fluoxetina poderá ser utilizada na Perturbação de Pânico. A necessidade persistente de uso de Alprazolan poderá ser um indício de que o quadro de ansiedade, pânico, não está completamente controlado. O tratamento psicofarmacológico das perturbações ansiosas é, de um modo geral de longa duração (12 a 24 meses). Sendo que a interrupção prematura da medicação acarreta um aumento da probabilidade de recaída. A associação de acompanhamento psicológico específico (psicoterapia ou não) aumenta a probabilidade de sucesso.
A fluoxetina não é o fármaco mais frequentemente indicado, mas pode resultar. Se continuar com os ataques depois desta medicação, deve mudar. Um aspecto importante é a presença de hiperventilação, e o seu controlo. Existem procedimentos psicoterapêuticos curtos que podem ser muito eficazes.
O tratamento mais eficaz para as perturbações de pânico são psicoterapia cognitivo-comportamental e farmacologica combinadas .

Especialistas

Bernardo Barata

Bernardo Barata

Psiquiatra

Pinhal Novo

Carolina Carvalho Almeida

Carolina Carvalho Almeida

Psiquiatra

Coimbra

Adoindo Pimentel

Adoindo Pimentel

Psiquiatra

Adrián Gramary Cancelas

Adrián Gramary Cancelas

Psiquiatra

Fânzeres

Adriana M Horta

Adriana M Horta

Psiquiatra

Vila Nova de Gaia

Adriano S Vaz Serra

Adriano S Vaz Serra

Psiquiatra

Coimbra

Perguntas relacionadas

Tem perguntas?

Os nossos peritos responderam a 17 perguntas sobre Transtorno De Pânico
  • A sua pergunta será publicada de forma anónima.
  • Faça uma pergunta médica clara e seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um médico específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico ou serviço de urgências.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito reduzido. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos médicos a quem quer fazer perguntas
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.