tenho muitos ciumes da minha mulher
8
respostas
tenho muitos ciumes da minha mulher a terapia de casal pode ajudar me?
Parece me que para já o melhor seria mesmo procurar psicoterapia individual, fazer uma avaliação do funcionamento emocional e de personalidade e iniciar a terapia. Só após este processo poderia iniciar terapia de casal caso ainda se justificar.
O ciume é um problema seu, como diz, que está geralmente relacionado com controlo, posse e receio de perda. (não com amor nem com o comportamento do outro de uma forma directa, embora seja isso que normalmente activa o ciume).
Deverá por isso considerar fazer psicoterapia individual, antes do mais.
Deverá por isso considerar fazer psicoterapia individual, antes do mais.
O ciúme surge quando a pessoa é muito insegura na relaçāo que vive. Antes de iniciar a terapia de casal devera fazer psicoterapia individual para percebermos a causa do ciúme.
Na realidade, a Terapia de Casal pode ajudar. O ciúme é um sentimento gerado na relação, pelo que não é possível dizer que esse sentimento diz respeito apenas a um dos membros do casal. Se é gerado no casal, pertence aos dois. Em situações em que se mostre benéfico, efectuo sessões individuais, com apenas um dos membros do casal, para uma intervenção mais focada. Se, no decorrer deste processo, em conjunto com o casal, se chegar à conclusão que há necessidade de um trabalho individual mais permanente, será feito o encaminhamento para terapia individual, que ocorrerá em paralelo à terapia de casal.
A opção por uma intervenção psicológica individual e/ou terapia de casal, poderá trazer benefícios para si e para a relação.
Deixo-lhe algumas questões de reflexão:
- Os ciúmes surgiram apenas nesta relação ou já o visitaram no passado (noutros relacionamentos, por exemplo)?
- Qual a razão ou as razões que encontra para sentir ciúmes da sua mulher?
- A sua mulher já falou consigo sobre os seus ciúmes? Como ela se sente com isso?
- Como é que você se sente com os ciúmes? Gera mal estar em si e na relação?
São apenas algumas questões que podem ajudá-lo a tomar a melhor decisão, em termos de ajuda profissional.
Deixo-lhe algumas questões de reflexão:
- Os ciúmes surgiram apenas nesta relação ou já o visitaram no passado (noutros relacionamentos, por exemplo)?
- Qual a razão ou as razões que encontra para sentir ciúmes da sua mulher?
- A sua mulher já falou consigo sobre os seus ciúmes? Como ela se sente com isso?
- Como é que você se sente com os ciúmes? Gera mal estar em si e na relação?
São apenas algumas questões que podem ajudá-lo a tomar a melhor decisão, em termos de ajuda profissional.
Sem dúvida a terapia de casal pode ajudar. Entretanto, se o núcleo dos problemas é o ciúmes excessivo, e uma vez que reconheces essa dificuldade, também é o caso de considerar a possibilidade da psicoterapia individual. O ciúmes exagerado costuma estar associado á inseguranças que devem ser investigadas e tratadas no processo psicoterápico individual.
Primeiro terapia individual para entender o porquê dessa insegurança e depois sim terapia de casal com a sua esposa.
Bom dia. A minha sugestão vai no mesmo sentido que os meus colegas. Nestes casos o que eu costumo propor são sessões de casal alternadas com sessões individuais. Ao seu dispor!
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Boa tarde. Desde há cerca de 2 meses o meu companheiro (atualmente reformado da função publica) veio viver comigo e com meu filho. Tudo começou quando eu pedi algum apoio ao meu companheiro para que tivesse algum cuidado na organização da casa.Desde então, têm surgido alguns conflitos em virtude do meu…
- Estou com problemas com o meu namorado ele não aceita as minhas escolhas do passado e também já lhe menti para tentar remediar, o que posso fazer? Eu gosto dele, ele diz que gosta de mim mas não aceita.
- Eu amo o meu namorado ou pelo menos amava, agora não sei, estou confusa. Ele andava a passar por alguns problemas e a não sentir-se ele mesmo e achou que o melhor no momento seria separarmos-nos, depois quando ele ficasse melhor voltávamos, eu não queria isto porque ainda nos amávamos e eu queria ajuda-lo,…
- Bom dia, Tenho uma relação bastante conturbada que já dura quase a 7 anos. Somos os dois com idade superiores aos 30. A minha relação com a minha namorada, é conflituosa, com vários problemas no meio. Nesta fase, ela já não me deixa exprimir os meus sentimentos, acabando sempre em interromper as minhas…
- Olá, sempre que vou ter com o meu namorado acabamos por ficar em uma situação íntima com masturbação e tal porém n me sinto estimulada acho que é porque estou muito nervosa mas também não consigo acalmar me já conversei com ele e não arranjamos solução. Como posso me acalmar nestes momentos?
- Boa tarde.sou angolana e o meu marido português e vivemos em Angola. Ja fomos muito felizes. Temos 3 lindos filhos. Desde que vieram os filhos nossa relação mudou drasticamente. Brigas constantes. Enfim, é muita coisa. No passado meu marido foi casado, como ele mesmo disse, fugiu para Angola,pois ja…
- Boa tarde. Eu e meu marido estamos a atravessar uma fase difícil, com uma infedilidade pelo meio e muita distância, uma vez que ele está a trabalhar fora. Estou magoada e perdoei o sucedido, mas ele está determinado em se divorciar de mim. Não pretendo ceder sem que façamos terapia juntos. O que posso…
- Boa tarde. Estou numa relação com uma pessoa à 8 anos. A nossa relação passou por diferentes fases e fomos sempre superando porque gostamos um do outro. No entanto, ele não me procura. Quando falamos sobre isso ele diz que quer estar comigo e que gosta de mim, mas que não consegue perceber ou explicar-me…
- Tenho uma namorada e não consigo estar sem ela, necessito dela e estou sempre a espera dela Isso afecta me a mim e a minha vida, não consigo fazer nada e estou sempre ansioso e nervoso, que devo fazer?
- Eu e o meu namorado começamos há dois anos, dois anos esses que têm sido dificeis, nao vou mentir. Desde o ínicio que não houve, nem há confiança. Nem eu nele, nem ele em mim. Sinto que a nossa relação se tem aguentado apenas pelo amor que sentimos um pelo outro, que é muito. Mas eu penso, o que tornará…
Tem perguntas?
Os nossos peritos responderam a 18 perguntas sobre Terapia de Casal
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.