Sou uma pessoa com uma tendência a desenvolver cáries, no entanto, não percebo o porquê. Tenho cuida

2 respostas
Sou uma pessoa com uma tendência a desenvolver cáries, no entanto, não percebo o porquê. Tenho cuidado com a alimentação, uma higiene oral impecável, lavo os dentes por mais de 3 minutos, 3 vezes ao dia (quando não são mais), uso fio dentário, escovilhão, raspador de língua, pasta fluoretada (2500ppm), colutorio anticaries... Mesmo assim continuo a desenvolver cáries com frequência e não sei o que mais posso fazer... alguma sugestão ou ideia para solucionar este problema?
Bom dia,
A tendência para desenvolver cáries tem a haver com o tipo de bacterias que existem na sua boca. O tipo de comida que come e a forma como come (snacks entre refeições e alimentação rica em açúcares e hidratos de carbono, por exemplo) também contribuem para ter uma elevada tendência para cáries. Um outro factor é não só a quantidade de vezes que lava os dentes, e os produtos que utiliza, mas também a forma como faz isso. Ou seja, quando escovar os dentes após as refeições, há uma ordem específica para usar os produtos:
1º- usar o fio ou escovilhão
2º - escovar os dentes com pasta "seca", ou seja não molhar a pasta de dentes depois de a colocar na escova
3º - no final da escovagem não passar a boca por agua para remover a pasta, deixar a pasta ficar nos dentes e apenas cuspir
4º - não usar o colutorio no fim. os colutorios são para serem usados em alturas separadas da escovagem. A explicação é que a pasta de dentes tem uma concentração terapeutica (tipo medicamento) de fluor que deve ficar em contacdo com o dente um determinado tempo. Os colutorios têm sempre uma concentração inferior de fluor à da pasta, e por isso "diluem" e diminuem o efeito que se pretende obter com a pasta.
Recomendo que fale com o seu dentista ou higienista e leve consigo um diário de tudo o que come e bebe, bem como algum suplemento alimentar que consuma durante um periodo de 1 semana no minimo para que possam em conjunto identificar o fator de risco por trás dessa tendencia para cáries.
Bom dia, para além do que já foi transmitido pelos colegas que anteriormente responderam, penso que deve ser avaliado o seu estado de saúde geral, nomeadamente se existe a toma de alguma medicação associada que possa proporcionar esta dificuldade no controlo da cárie dentária. Podem existir outros factores para além dos que menciona que deverão ser avaliados pelo seu médico dentista. Cumprimentos!

Especialistas

Alvin Araujo Caires

Alvin Araujo Caires

Dentista

Braga

Pedro Garrido De Figueiredo

Pedro Garrido De Figueiredo

Dentista

Lisboa

Raquel Braz Nogueira

Raquel Braz Nogueira

Dentista

Lisboa

Joana Fernandes

Joana Fernandes

Dentista

Almada

Patrícia Pratas

Patrícia Pratas

Dentista

Odivelas

Marta Paes Godinho

Marta Paes Godinho

Dentista, Médico estético

Lisboa

Perguntas relacionadas

Tem perguntas?

Os nossos peritos responderam a 6 perguntas sobre Cárie Dentária
  • A sua pergunta será publicada de forma anónima.
  • Faça uma pergunta médica clara e seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um médico específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico ou serviço de urgências.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito reduzido. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos médicos a quem quer fazer perguntas
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.