Sou homossexual não assumido,

8 respostas
Sou homossexual não assumido, tenho baixa auto-estima e desinteresse pela vida. Poderei ter ajuda de um Psicólogo? Quem ou de que especialidade? Obrigado.
SIm, poderia beneficiar do auxilio de um/a psicólogo Provavelmente, além das questões que coloca seriam avaliados outros sintomas , feita uma história clínica e elaborado um plano de intervenção adaptado a si ( baseado no que lhe causa desconforto).
Um/a psicólogo/a clínico/a poderá auxiliar no processo. É sempre fundamental que se sinta acolhido e escutado com o profissional que escolha.
Tal como a colega refere poderá recorrer a um psicólogo para poder fazer sessões de psicoterapia para aprender a lidar melhor com a sua orientação sexual e melhorar a sua auto estima.
Sugiro a psicoterapia afirmativa (para gays e lésbicas). Esta abordagem tem como objectivos dotar o paciente de uma visão positiva de si próprio, conseguir a sua auto-aceitação e o aumento da auto-estima, através de um conjunto de intervenções psicológicas que auxiliem no processo de definição pessoal da orientação sexual. O profissional indicado para realizar este trabalho, é um psicoterapeuta, com formação nesta área específica.
Com certeza procurar por ajuda psicológica é uma excelente opção para que possa descobrir novas formas de encarar o seu momento de vida atual e a sua identidade perante o mundo. Sugiro que procure alguém que tenha experiência no atendimento com transtornos sexuais e de gênero e que, sobretudo, seja alguém com quem simpatize e se sinta a vontade. Lembre-se que no espaço de psicoterapia não há julgamento de valores e, por isso mesmo já é um espaço e uma pessoa que o aceitará da maneira que é e procurará ajudá-lo dentro da sua própria realidade. Fico a disposição para qualquer dúvida adicional.
Procure fazer Psicoterapia com um/a Psicoterapeuta livre de preconceitos homofóbicos. Isto só vai ser possível saber no decorrer da relação terapêutica, uma vez que a não existência de preconceito não é algo que se afirme, mas sim algo que vai sentir ao longo do tempo na relação. Sendo assim, como primeiro passo, procure alguém com quem se sinta confortável e minimamente seguro no contacto inicial. O resto vai vendo com o tempo. É também importante saber que qualquer Psicoterapeuta está obrigado s sigilo profissional, pelo que as suas questões estão seguras.
Olá, obrigada pela sua questão.

Pode recorrer a ajuda de um psicólogo para o aconselhar, independentemente da abordagem psicoterapêutica que tenha e se for necessário fazer psicoterapia.

Se a falta de auto-estima e o desinteresse estiver associado a uma depressão, e se esta tiver um grau de intensidade elevado, poderá ser importante numa fase inicial haver uma estabilidade emocional com medicação.
Se estes sintomas estiverem também relacionados com a sua orientação sexual e a dificuldade em aceitar a mesma ou a expressar socialmente, sem dúvida que um psicólogo é a especialidade número 1 a escolher :)

De qualquer forma, o importante é que procure ajuda profissional especializada, podendo escolher um psicólogo, que irá verificar que tratamentos precisa e se necessário encaminhar, para psiquiatria, para trabalhar em conjunto a mesma especialidade.

Desde já coloco-me à disposição para o atender, tendo experiência neste tipo de casos.

Cumprimentos e Felicidades. Liliana.
Olá! Dada a sua situação, deveria ser acompanhado por um Psicólogo Clínico. Este profissional, analisaria a sua história de vida e projectaria um plano de intervenção adaptado às suas principais necessidades. Ajudá-lo-ia ainda a assumir e aceitar a sua orientação sexual bem como a aumentar a sua auto-estima.
A melhora da autoestima está diretamente relacionada à capacidade de lidar de maneira saudável com a própria orientação sexual. Sem dúvida a psicoterapia pode ajudar nesse processo.

Especialistas

Perguntas relacionadas

Tem perguntas?

Os nossos peritos responderam a 35 perguntas sobre Avaliação Psicológica
  • A sua pergunta será publicada de forma anónima.
  • Faça uma pergunta médica clara e seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um médico específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico ou serviço de urgências.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito reduzido. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos médicos a quem quer fazer perguntas
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.