Sofro de stress pós traumático.

11 respostas
Sofro de stress pós traumático. O médico prescreveu-me ADT 10mg, Morfex 15mg e por ter picos de ansiedade também prescreveu Gabapentina 100mg ao pequeno almoço e jantar. Não estou a tomar Gabapentina, porque tenho muitas dúvidas. Devo tomar? Obrigado
Deve sempre seguir as instruções do seu psiquiatra. Pode também optar por fazer psicoterapia para aprender a lidar com o acontecimento traumático e as suas consequências e manifestações. Os resultados da psicoterapia são mais duráveis e podem permitir-lhe, à medida que for percebendo os resultados, reduzir ou eliminar a medicação.
É muito importante que cumpra a prescrição médica para que consiga melhorar. Não sei se de momento realiza psicoterapia, mas complementarmente à medicação seria bastante benéfico para si, uma vez que tem efeito não só no momento imediato mas a longo prazo.
Se a medicação foi prescrita por um especialista, deve com toda a certeza seguir as instruções recomendadas.
Porém, a medicação deve ser acompanhada de psicoterapia de modo a entender as causas do seu problema.
A perturbação pós-traumática provoca sintomatologia de grande sofrimento pela que a psicoterapia cognitiva-comportamental irá ser de uma grande ajuda, de modo a reduzir o sofrimento até mesmo ao seu desaparecimento.
Não é a medicação apropriada na minha perspectiva
É importante e imprescindível que cumpra com o tratamento prescrito pelo medico que o segue sobre esta patologia. Contudo, se acompanhar o tratamento farmacológico com terapia obterá resultados mais consistentes. Ao dispor!
Quanto às prescrição médica devera seguir as orientações do seu médico especialista. Quanto a minha área de interesse poderei esclarecer que existe uma terapia psicoterapeutica , EMDR, que ajuda em poucas sessões (dependendo no seu número do próprio trauma e vivências de vida) diminuir e eliminar os sinais e sintomas do Stress Pós Traumático. Ao dispor.
A medicação deve ser prescrita por um médico especialista, isto é, por um psiquiatra. Se tem dúvidas quanto à medicação, apenas um Psiquiatra será o profissional com as competências adequadas para uma opinião profissional válida. Por outro lado,em casos de Stresse Pós-Traumático é benéfico acompanhar o tratamento farmacológico com psicoterapia, nomeadamente a terapia EMDR que tem excelentes resultados.
Os medicamentos têm sempre interferências e deve consultar um médico que a informe correctamente sobre os efeitos e uso de cada medicamento. Se não está satisfeita com aquilo que o seu médico recomendou, consulte outro e obtenha outra opinião.
No caso de stress pós traumático é muito natural que os efeitos do trauma emocional persistam para além dos medicamentos que tomar pois são uma perturbação ao nível emocional e não fisiológico. Aconselho vivamente a usar alguma das técnicas mais rápidas e eficazes na resolução/lcura/eliminação/pacificação do trauma. Sugiro EFT, pois pela minha experiência pessoal, em pouco mais de 2h, consegue-se atenuar em muito a intensidade do trauma. E, com mais um pouco, se for necessário, retirar toda a carga emocional traumática. Experimente.
A medicação serve como ajuda complementar para aliviar alguma sensação de dor ou mau estar que possua. Caso não se sinta bem com a mesma, ou tenha alguma duvida se deve tomar. Aconselhe-se com quem a prescreveu.
Se houver muitas dúvidas, consulte outros dois psiquiatras. Recomendo acrescentar acompanhamento psicoterapêutico,pois os remédios vão aliviar o sintoma, mas a causa está no trauma que ainda não foi bem integrado no seu universo psíquico. Melhoras
Não me parece de todo a medicação mais aconselhável. Em primeiro lugar, temos que perceber a que se deve a questão do stress pós traumático, depois avaliar o grau de risco/beneficio que essa medicação lhe pode trazer.
Aconselho a psicoterapia ou musicoterapia, e depois então avaliar a ingestão de medicação química ou natural, pois uma coisa é certa, a medicação química tem efeitos secundários que interferem seriamente na vida e no bem estar dos pacientes.
Estou á disposição.
Cumprimentos

Especialistas

Daniela Alves

Daniela Alves

Psicólogo

Porto

Helena Azevedo

Helena Azevedo

Psicólogo

Espinho

Daniela Balbina

Daniela Balbina

Psicólogo

Faro

Tina Barbas

Tina Barbas

Terapeuta alternativo

Santarém

Adoindo Pimentel

Adoindo Pimentel

Psiquiatra

Adrián Gramary Cancelas

Adrián Gramary Cancelas

Psiquiatra

Fânzeres

Tem perguntas?

Os nossos peritos responderam a 1 perguntas sobre Transtornos De Estresse Pós-Traumáticos
  • A sua pergunta será publicada de forma anónima.
  • Faça uma pergunta médica clara e seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um médico específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico ou serviço de urgências.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito reduzido. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos médicos a quem quer fazer perguntas
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.