Sofro de ansiedade e ataques de
6
respostas
Sofro de ansiedade e ataques de pânico, nunca tive um acompanhamento em condições, escondo isto por vergonha, tomo 1/2 victan mas não dá resultado. Não consigo ir jantar fora com o meu marido ando sempre arranjar desculpas. Preciso de ajuda urgente.
Tenho também problemas de asma. O que devo fazer?
Tenho também problemas de asma. O que devo fazer?
Casos de ansiedade acompanhada de ataques de pânico tem apresentado melhores resultados com a combinação da medicação juntamente com um acompanhamento psicológico de abordagem cognitivo-comportamental.
É importante que procure ajuda porque, pelo o que escreveu, isso parece estar a prejudicar a sua vida social. Um profissional de saúde mental não irá julgá-la, portanto poderá falar sem ter vergonha sobre o que tem passado consigo e vocês poderão encontrar juntos estratégias para lidar/resolver o problema.
No que mais puder ajudar, fico a disposição.
É importante que procure ajuda porque, pelo o que escreveu, isso parece estar a prejudicar a sua vida social. Um profissional de saúde mental não irá julgá-la, portanto poderá falar sem ter vergonha sobre o que tem passado consigo e vocês poderão encontrar juntos estratégias para lidar/resolver o problema.
No que mais puder ajudar, fico a disposição.
Os ataques de pânico aparecem geralmente no âmbito das perturbações ansiosas associando-se por um lado a diversas patologias ( ex.:alterações tiroide, cardiopatias etc) a estados fisiológicos particulares com défice ou excesso de algumas substâncias endógenas (ex.: lactatos) ou a circunstancias ambientais (ex.: concentrações elevadas de dióxido carbono). Os factores desencadeantes desta sensação de morte eminente, podem ser de toda a natureza mas habitualmente tornam-se óbvios numa entrevista clinica. A abordagem psiquiatrica é fácil e salvo honrosas excepções, o problema geralmente resolve-se no primeiro mês de tratamento.
A ansiedade é um fenómeno físico de reação à emoção Medo. Já o Pânico é um nível extremo de ansiedade que pode ser ainda uma resposta secundária causada por outras alterações fisiológicas (medicamentos, condições de saúde, etc.). Num ataque de pânico os níveis altos de ansiedade provocam a libertação de Adrenalina de forma muito abundante preparando o organismo para um grande esforço físico (fuga e/ou luta). O que eleva a tensão arterial, os batimentos cardíacos, a contração de alguns músculos e a alteração na respiração. Portanto, o tratamento deve contemplar a abordagem psiquiátrica e sobretudo a psicoterapia cognitivo comportamental que auxilia com diversas técnicas e estratégias na regulação das emoções, na compreensão do problema e nas formas de enfrentamento, etc. Mas, de todo modo, uma avaliação psicológica eficiente para compreensão da história clínica do problema é sempre indispensável!
A perturbação de pânico com/sem agorafobia tem tratamento. A abordagem mais indicada é a psicoterapia cognitivo-comportamental. As emoções medo e vergonha estão muitas vezes associadas, nestes casos. Sugiro uma consulta inicial para entrevista e avaliação especifica dos sintomas, assim como ponderação de possível acompanhamento adjuvante por Psiquiatria.
Certamente procurar um psiquiatra, que poderá dar a ajuda medicamentosa e psicoterapêutica conveniente, ou encaminhar para um psicólogo. E porque não procurar ter confiança no marido e contar-lhe?
A dor psíquica pode trazer muitas limitações à vida familiar e social. Todavia, tem possibilidade de ser tratada por técnicos de saúde mental. Aconselharia procurar um psicólogo clínico, de preferência na área da psicoterapia psicanalítica.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Tenho tido imensas crises de pânico e ansiedade , não consigo adormecer, sinto-me exausta e no limite , o médico prescreveu Triticum á noite e Escitolopram de manhã, tenho tido imensas náuseas e arretemias , é normal?
- quando estou na rua sempre tenho a sensação que todos estão me olhando e eu começo a ficar com falta de ar,consequentemente quando estou na faculdade também tenho a sensação e o mesmo me ocorre, o que pode ser?
- Tenho ansiedade e transtorno de pânico o medico passou Bupropiona estou tomando faz uma semana mais estou mais ansiosa ainda e com o pânico atacado estou, o que eu faço paro de tomar ?
- Quando fico nervosa tenho dificuldade em encher o peito de ar. Mas em situações pontuais. Ultimamente há já duas semanas que sinto essa dificuldade, o episódio mais grave quase que entrei em pânico pois parecia que ia sofocar. Estará relacionado com ansiedade ou ataque de pânico?
- Não durmo há meses largos . O dormir resume se a 1/2 h noite. Tenho medo de tudo , da rua de abrir a porta de atender k telefone. De abrir uma carta. Tenho medo de tomar banho. o que devo fazer?
- tenho muitos ataques de pânico e tomo xanax. será que me vai passar? tomo muitos medicamentos para i Parkinson.que devo fazer'?
- Quando criança sofri um acidente de viação em que perdi o meu pai. Agora acontece que há uns 8 meses sofri um outro acidente e desde então tenho tido dificuldades para dormir, pesadelos com os 2 acidente, medo de conduzir e acho que um ataque de pânico tb. Qual é o melhor tratamento ? Isto é trauma?
- Tenho 24 anos e desde os 17 tenho problemas compulsivos. Foi seguido por psiquiatra e psicólogo e melhorei muito no ultimo ano. Tomei quantidades reduzidas de diplexil e cipralex . No ultimo mês tenho sentido insatisfação pela cidade onde moro e medo de enlouquecer. Qual a vossa opinião ?
- A falar com certas pessoas tremo das mãos da cabeça e quanto mais penso o que me esta acontecer mais tremo e depois vou na rua e acho que vou desmaiar. que tratamento devo fazer?
- A fluoxetina é utilizada para prevenção de ataques de pânico e TAG? Mesmo sem sintomatologia depressiva?
Tem perguntas?
Os nossos peritos responderam a 17 perguntas sobre Transtorno De Pânico
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.