Síndrome do Desamparo Aprendido
8
respostas
Síndrome do desamparo aprendido. É possível ter isto sem se ter passado por algo traumático? Estar se preso a uma vida sem querer?
Olá, para haver desamparo aprendido é necessário que a pessoa tenha sido sujeita a incidentes traumáticos, presentes passados, a que não deu a devida resposta. Estar-se preso a uma vida sem querer parece-me mais uma característica de um síndrome depressivo
Bom Dia, supostamente teria que ter existido alguma situação traumática que desencadeasse essa situação. Aconselho a marcar consulta com um psicoterapeuta para avaliação de forma a perceber de onde vem o problema.
A situação que descreve "estar preso a uma vida sem querer" pode corresponder a um quadro depressivo. Muitas situações podem estar na origem desse quadro, não sendo necessariamente um Síndrome do desamparo aprendido.
Para esclarecer a sua situação seria conveniente uma avaliação com um psicoterapeuta
Para esclarecer a sua situação seria conveniente uma avaliação com um psicoterapeuta
Esse desamparo que sente parece estar associado a alguma depressão.
procure ajuda psicoterapêutica.
Ao seu dispor..
procure ajuda psicoterapêutica.
Ao seu dispor..
O desamparo aprendido explica bem o comportamento de ratinhos enjaulados. A teoria do trauma é outra leitura. O Ser humano tem muitas mais coisas, para além de eventos adversos e desânimo, que o enclausuram numa tristeza fora de controle, por exemplo, relações interpessoais emocionalmente dolorosas e pouco gratificantes. É possível, com intervenção psicológica, "sair da 'câmara de desânimo aprendido".
Viver-se preso a uma vida que não se quer pode revelar uma dificuldade em compreender, ou colocar em prática, aquilo que é melhor para si. Por vezes, é difícil desenvolver competências de assertividade e equilibrar os relacionamentos, sejam de que tipo de relacionamento estivermos a falar. Sugiro que faça o seu trabalho psicoterapêutico de desenvolvimento pessoal.
É possível quando emocionalmente há algum tipo de carência emocional. Sugiro uma avaliação do estado emocional.
Olá!
Este sentimento de desamparo, solidão, vazio está muito vezes associado ao quadro depressivo. Procure ajuda psicológica o quanto antes para não agravar o quadro clínico.
Espero ter ajudado, ao seu dispor!
Psi Anabela do Rosário Cruz
Este sentimento de desamparo, solidão, vazio está muito vezes associado ao quadro depressivo. Procure ajuda psicológica o quanto antes para não agravar o quadro clínico.
Espero ter ajudado, ao seu dispor!
Psi Anabela do Rosário Cruz
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Estou de baixa por depressao desde o dia 3de Outubro. Ja nao Dormia, nem conseguia exercer o meu trabalho direito tinha ataques de panico constantes e sofro de ansiedade. Fui chamada agora a uma junta dia 8de Novembro. Pedi ag o relatorio ao meu médico de família que devo levar mais? Nao me sinto psicologicamente…
- Boa tarde. Tomo venlafaxina 75mg há uns anos e queria fazer o desmame. Já fiquei um dia sem tomar e fico com tonturas e vertigens. Como começo a fazer o desmame?
- Depois que iniciei brintellex em set 2021 era como se tudo tivesse mudado para mim, minha visão ficou diferente, a forma de sentir o gosto das coisas sentir muitos sentimentos, emoções conseguir criar laços de carinho e agora não tomo mais é como se não sentisse nada, como sempre me sentir a vida inteira.…
- Ola boa noite, tenho 21 e nao me sinto bem comigo mesma, e nao consigo estar com ninguem.. nao consigo ter uma relecao.. o que posso fazer?
- Bom dia Doutor. Estou a fazer tratamento de depressão. Estou a tomar há 4 meses Venlafaxina Generis 75mg 1 cmp. Por dia ao pequeno almoço e também Lorazepam Pharmakern 1 mg ao deitar. Estou bastante melhor com o decorrer do tratamento., mas no último mês principalmente ao fim do dia tenho muita comichão…
- Quanto tempo leva para o Escitalopram 10mg começar a fazer efeito?
- Comecei ontem a tomar antidepressivos e já sinto disfunção erétil e perda de interesse sexual. Pode prevalecer permanentemente mesmo depois de parar? Ou é melhor parar a medicação para não ter estes efeitos secundários permanentes?
- Boa tarde! Tenho 40 anos e sofro de compulsão alimentar desde os 19 anos. Andei em psiquiatria, tomei vária medicação até aos 24 anos, porque na altura também me foi diagnosticada depressão, mas como não sentia melhorias, muito pelo contrário (parecia alienada da realidade), resolvi deixar e desenvolver…
- A minha mãe com 83 anos acabou de ficar cega devido a um glaucoma, está em completa negação, só quer estar deitada e isolada, reagindo mal a qualquer tentativa de melhorar a sua qualidade de vida. Como devo de agir?
- Olá, Tenho 42 anos e desde os 20 anos que tomo antidepressivos. Já experimentei fluoxetine (indicado para um quadro de anorexia e bulimia supostamente curada) , a venlafaxina e há 7 anos que tomo o escitalopram. Tentei o desmame do A.DP pelo menos 4 veses nos ultimos 5 anos mas acabava por recair 1 ano…
Tem perguntas?
Os nossos peritos responderam a 55 perguntas sobre Transtorno Depressivo
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.