Sindrome de dependencia

7 respostas
Boas! Sofro de ansiedade constante e moderada sem ataques de panico... A minha pergunta é: qual a percentagem de risco de sofrer sindrome de dependencia ao parar de tomar Victan? Tomo ha 18 meses mas nunca tomei mais do que duas vezes por semana. Hoje li que qualquer benzodiazepina pode causar efeitos terriveis mesmo que tomada somente duas vezes por mês e que essses efeitos podem surgir meses após a paragem... Estou com receio, ja faço psicoterapia e quem me receitou o victan foi a medica de familia. Não tenho uma personalidade aditiva e sei que nunca vou ficar viciado mas hoje aprendi que uma coisa é vicio, outra é dependencia... Obrigado
Boa tarde!
Relativamente à questão central que coloca em relação à tomada de uma benzodiazepina (18 meses/ +- 2x semana) e risco de dependência, penso que o melhor é procurar um/a Psiquiatra para o esclarecer devidamente e medicar se assim o entender!
Agora pela minha experiência em acompanhamento dos quadros de ansiedade (moderada) com ou sem ataques de panico, a linha de intervenção do tipo cognitivo-comportamental revela-se altamente eficaz nesta psicopatologia! Não sei se é o que está a realizar?!!
Boa sorte.
Ao dispor.
M. cumprimentos.
Não se acredite em fake news. Nunca tome a mesma dose todos os dias à mesma hora. Também é verdade que existem meios alternativos de lidar com a ansiedade. Atanção à respiração.
Não acredite em tudo o que lê na internet (suponho que foi consultar o Dr. google), não existe veracidade nos efeitos "terriveis" das benzodiapezinas tomadas duas vezes por mês, trata-se de publicidade enganosa. Claro que se puder passar sem tomar essa medicação, tanto melhor. No entanto, os efeitos da ansiedade no corpo podem ser tão devastadores, que é preferível tomar algo de vez em quando. Se já faz psicoterapia, está no bom caminho.
Bom dia,
Relativamente à medicação o melhor será consultar um psiquiatra para avaliar a situação.
Nestes casos a psicoterapia é sem dúvida uma grande aliada, portanto aconselho a continuação da mesma.
Cumprimentos,
Apesar de não haver receitas a terapia cognitivo-comportamental gerealmente oferece bons resultados..outro tipo de terapia que também se tem mostrado eficaz é a Terapia Focada nas Emoções.
Em termos muito simplistas, no 1º caso estamos a trabalhar a mente para controlar as sensações do corpo; no 2º caso o foco são as sensações do corpo, para permitir o controlo e gestão adequada das emoções.
Quanto à sua questão sobre o Victan, não me parece tão catastrófico assim; de qualquer forma como já disseram alguns colegas deve aconselhar-se com um psiquiatra.
A ansiedade pode ser um mecanbismo de defesa ou de prejuízo, depende do seu grau. Há forma de aprendermos a controlar a mesma. Procure ajuda de um psicoterapeuta com conhecimento em técnicas de relaxamento para a ajudar a enfrentar o problema.
Boa tarde!
Em jeito de reforço do que já foi aqui respondido pelos colegas, dir-lhe-ia que tão importante quanto reduzir ou eliminar os sintomas da ansiedade, será avaliar as causas dessa mesma ansiedade e aprender a lidar com esse estado, reduzindo ou eliminando, assim, o impacto que tem no seu dia-a-dia, na sua vida pessoal, familiar, profissional e social

Especialistas

Joana Câmara

Joana Câmara

Psicólogo

Funchal

Maria Helena Pinto

Maria Helena Pinto

Psicólogo

Amarante

Inês Minhós

Inês Minhós

Psicólogo

Lisboa

Maria João Gouveia

Maria João Gouveia

Psicólogo

Porto

Cláudia Sendão Martins

Cláudia Sendão Martins

Psicólogo

Vila Franca de Xira

Linda Byrne

Linda Byrne

Psicólogo, Terapeuta alternativo

Lisboa

Perguntas relacionadas

Tem perguntas?

Os nossos peritos responderam a 156 perguntas sobre Transtornos Da Ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anónima.
  • Faça uma pergunta médica clara e seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um médico específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico ou serviço de urgências.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito reduzido. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos médicos a quem quer fazer perguntas
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.