sentir-se quase constantemente

9 respostas
sentir-se quase constantemente angustiada, pode ser sintoma de quê?
O sentimento de angústia pode estar subjacente a várias perturbações psicopatológicas.
Só uma avaliação poderá ajudar a identificar a causa.
A angústia é um complexo de emoções que devem ser alvo de atenção. As causa podem ser varadas. Sugere-se acompanhamento psicológico/psicoterapeutico para perceber a que está a angústia a tentar dar resposta.
A angústia está presente em diversos quadros de perturbação psicológica, é comum por exemplo, tanto à depressão como à ansiedade. Será importante perceber como e quando ela aparece, face a que situações e qual a sua função no estado actual em que se encontra. Por exemplo, é natural que nos sintamos angustiados quando percebemos que não temos controlo sobre uma dada situação e temos receio do que possa acontecer, antecipando muitas vezes um cenário negativo. Só conhecendo essa angústia e tudo o que a acompanha poderá ser possível desenhar uma intervenção que vá de acordo àquilo que precisa.
Angústia e Ansiedade estão fortemente ligadas e são conceitos dificilmente separáveis. Toda a perturbação de Ansiedade resulta de uma vida angustiada. Estar angustiado implica um mau estar, um problema para resolver, uma decisão para tomar. Inevitavelmente a manter-se este quadro a Ansiedade instala-se e a Depressão virá como sucedâneo de uma vivência sofrida. É necessário uma Avaliação Psicológica que permita perceber as causas e definir um plano terapêutico.
A angústa signfica mau estar e / ou assunto inacabado. pode ter várias causas que só podem ser avaliadas numa avaliação com o psicólogo clínico .
A angústia é um sentimento que provoca muito sofrimento interior muito difícil de suportar quando se torna demasiado intensa. Na sua origem poderão estar inúmeras causas, algumas relacionadas com situações traumáticas vividas na infância ou adolescência. Frequentemente a angústia é acompanhada por baixa auto-estima, culpabilidade, ineficácia, revolta, etc.
Cada pessoa tem a sua própria história que deverá ser avaliada pelo psicólogo, de forma a estabelecer-se a intervenção mais adequada ao caso.
Bom dia,
A angustia é um sintoma complexo e que pode estar relacionado, com vários fatores vivenciais pelo que deve procurar acompanhamento com psicólogo clinico de foram a a avaliar esse sintoma , assim como encontrar mecanismos que permitam reelaborar esse sentimento
Angústia nas consultas de psiquiatria pode estar associada a depressões ou ansiedade (como a Perturbação de Ansiedade Generalizada) ou quadros psicóticos...isoladamente essa queixa pode significar muito ou muito pouco. É necessário uma consulta integral para se falar com mais certezas.
Olá,
Relativamente à sua questão, e uma vez que só fala em "angústia", será importante, perceber junto de um profissional especializado, de preferência psicólogo ou psiquiátra, mais esclarecimentos sobre esta angústia que sente. Iste fator é importante, para se perceber se terá ou não alguma perturbação psicológica que mereça tratamento. Assim como, será importante, para perceber se é de fato uma angústia que sente ou será algo diferente. No contato com um profissional, juntos irão perceber, o tipo de sentimento que tem em concreto, se existem mais sintomas associados, a duração dos mesmos, em que situações eles aparecem, entre muitos outros esclarecimentos que são importantes para se diagnosticar corretamente.
Em todo o caso, aconselho que procure ajuda, pois a angústia está frequentemente associada a perturbações de depressão e ansiedade, que merecem toda a atenção. Espero ter ajudado. Estarei ao dispor para qualquer dúvida. Beijinhos Liliana.

Especialistas

Bernardo Barata

Bernardo Barata

Psiquiatra

Pinhal Novo

Catarina Melo Santos

Catarina Melo Santos

Psiquiatra

Lisboa

Carolina Carvalho Almeida

Carolina Carvalho Almeida

Psiquiatra

Coimbra

Adoindo Pimentel

Adoindo Pimentel

Psiquiatra

Adrián Gramary Cancelas

Adrián Gramary Cancelas

Psiquiatra

Fânzeres

Adriana M Horta

Adriana M Horta

Psiquiatra

Vila Nova de Gaia

Perguntas relacionadas

Tem perguntas?

Os nossos peritos responderam a 55 perguntas sobre Transtorno Depressivo
  • A sua pergunta será publicada de forma anónima.
  • Faça uma pergunta médica clara e seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um médico específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico ou serviço de urgências.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito reduzido. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos médicos a quem quer fazer perguntas
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.