Sentir falte de vontade para fazer

9 respostas
Sentir falte de vontade para fazer o que quer que seja pode ser sintoma de depressao?
Dra. Ana Almeida
Psicólogo
Vila Real
Pode ser sintoma de um estado de humor depressivo. Mas só depois de uma avaliação mais aprofundada do caso se poderá dizer se é ou não. Nestes casos é necessária uma análise aprofundada de vários fatores sobre a sua vida e estados de humor nos últimos tempos.
Dra. Ana Sousa
Psicólogo
Lisboa
Pode de facto ser sintoma de depressão, sendo que é necessário ver se existem outros sintomas que componham o diagnóstico e, no caso de se verificar, ajudam psicólogo e paciente a definir o caminho da intervenção.
Este sintoma só por si não é suficiente para se estabelecer um diagnóstico de depressão. Pode constituir um indício, contudo só uma avaliação rigorosa da sua situação poderá demonstrar inequivocamente a existência de um quadro depressivo.
Dr. Pedro Sousa Lé
Psicólogo
Lisboa
É um dos sintomas da depressão : perda de prazer nas actividades de vida diária ( anedonia). Para se fazer o diagnóstico de depressão além da anedonia, temos o humor depressivo, a insónia e a perda de apetite . Estes sintomas têm de durar no mínimo 3 semanas para se fazer o diagnóstico de depressão.
Dr. João Fernando Martins
Especialista em medicina legal, Psicólogo
Porto
Apesar de ser um sintoma que possa inferir um diagnóstico de depressão, é aconselhável fazer análises de rotina já que existem vários estados físicos gerais que podem ser a causa desse mesmo sintoma. Caso se averigue que não existe nenhum problema físico, procure um psicólogo.
Dra. Ernestina de Jesus
Psicólogo
Portimão
Bom dia,
O que descreve é claramente insuficiente para diagnosticar uma depressão
pois é apenas um sintoma que pode estar relacionado, simplesmente com uma causa física, ou relacionada com um momento vivencial atual.
Tente primeiro analisar se há algum factor externo que propicie essa falta energia nomeadamente alterações nos seus padrões de atividade diária. Se não existir nenhum factor externo que propicie essa alteração comportamental deverá recorrer a uma consulta médica e verificar se fisicamente está tudo bem se ainda assim persistir esse sintoma e se lhe comprometer a sua vida nomeadamamente a pessoal, social e profissional deverá recorrer a ajuda um profissional de saúde mental pois conjuntamente com outros sintomas poderá de facto remeter para um quadro depressivo
sentir falta de vontade pode ser um indicador sim para sintoma de depressão mas não deve nem pode ser considerada unica e exclusivamente depressão por este fato pelo que é muito importante e urgente que procure um psicoterapeuta que faça uma avaliação detalhada e em conjunto perceba se realmente se trata ou não de depressão. Muitas vezes existe ainda a tendência de recorrer ao médico de família e o inicio da toma de medicamentos, atenção se realmente forem necessários o próprio terapeuta recomenda que consulte um especialista em psiquiatria. A abordagem relacional histórica tem um otimo suporte na intervenção de pacientes com depressao, precisa de se dirigir aos locais corretos e aos especialistas com formação adequada para ser avaliada.
Bom dia.
O que refere é um sintoma da depressão mas que sozinho e sem uma avaliação rigorosa não pode ser traduzido como depressão. Os motivos para não sentir vontade de fazer o que quer que seja podem ter uma razão específica. Só recorrendo a um/a especialista de Psicologia poderá obter a ajuda que precisa.
Espero ter ajudado.

Especialistas

Rita Barandas

Rita Barandas

Psiquiatra

Lisboa

Paula Casquinha

Paula Casquinha

Psiquiatra

Lisboa

Miguel Constante

Miguel Constante

Psiquiatra

Lisboa

Mário José de Melo e David

Mário José de Melo e David

Psiquiatra

Lisboa

Amilcar dos Santos

Amilcar dos Santos

Psiquiatra

Lisboa

Daniel Esteves de Sousa

Daniel Esteves de Sousa

Psiquiatra

Almada

Perguntas relacionadas

Tem perguntas?

Os nossos peritos responderam a 56 perguntas sobre Transtorno Depressivo
  • A sua pergunta será publicada de forma anónima.
  • Faça uma pergunta médica clara e seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um médico específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico ou serviço de urgências.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito reduzido. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos médicos a quem quer fazer perguntas
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.