Qual podem ser as causas de insonia?

4 respostas
Qual podem ser as causas de insonia? sao sempre psicologicas?
O sono tem diferentes fases e existem diferentes tipos de insónia. As mais predominantes ao adormecer; as do acordar. Sono entrecortado durante a noite; insónia às 4 da manhã quando se acorda de uma ingestão excessiva de álcool, insónia por criação de medicamentos ...
As causas de insónia não são sempre psicológicas. Existem causas orgânicas como muitas doenças somáticas: por exemplo a apneia do sono, uma insuficiência cardíaca, edemas generalizados.
Existem também hábitos que favorecem a insónia tais como dormir de dia, beber muito café, ou muito à noite, beber excesso de álcool, fumar, e outras.
O sono apresenta-se-nos como uma etapa natural do nosso ciclo circadeano e pode ser prejudicado por quase todo o tipo de anomalias, sejam elas físicas, biológicas, psicológicas, sociais e mesmo transcendentais, desde que estas incomodem na medida certa. Existem alterações na quantidade (ex.: pouco/muito) e qualidade (ex.: superficial/ pesadelo) sendo as ultimas muitas vezes explicadas pelas alterações na arquitectura do sono (ex.: alteração das características de cada uma das etapas do sono). As insónias geralmente classificam-se em iniciais, intermédias e terminais e de acordo como a altura da sua manifestação estabelecem-se as causas mais provaveis, pelo que é impriscindivel uma história clinica.
Para além da resposta do Dr. Marcelo:
Existem muitas causas, e não devemos esquecer as respiratórias (por exemplo, a apneia do sono). Muitas vezes, a insónia tem a ver com a dependência de medicamentos ou drogas, incluindo as que se tomam para dormir. Neste caso, não é boa ideia acrescentar mais medicamentos para dormir, sob risco de prejudicar a arquitectura do sono. Nada substitui uma boa higiene do sono, incluindo ler à noite um livro difícil (mas não um ecrã luminoso e muito menos uma televisão) e levantar-se a horas certas com o nascer do sol (deixe entrar o sol para dentro do quarto). É mais fácil levantar cedo do que adormecer à força. A preocupação em dormir activa o despertar e impede o sono. Paradoxalmente, uma noite de insónia pode aliviar a depressão.
São inúmeras as causas possíveis de insónia. Estas podem ir de uma má higiene do sono, passando pela ansiedade até mesmo doenças como o hipertiroidismo ou patologia osteoarticular. As causas mais comuns de insónia são as perturbações de ansiedade e depressivas. Na primeira, a insónia geralmente manifesta-se por uma dificuldade em adormecer. Na insónia devido a uma perturbação depressiva o padrão é mais variável, sendo mais comum o acordar durante a noite não conseguindo voltar a adormecer. Uma avaliação médica é sempre essencial para uma abordagem correta da insónia

Especialistas

Mónica Marinho

Mónica Marinho

Psiquiatra

Trofa

Márcio Meira Lima

Márcio Meira Lima

Otorrinolaringologista

Coimbra

Nuno Oliveira

Nuno Oliveira

Otorrinolaringologista

Perafita

Ricardo Soares dos Reis

Ricardo Soares dos Reis

Neurologista

Alfena

Prof. Jorge Ferreira

Prof. Jorge Ferreira

Pneumologista

Matosinhos

Álvaro Pimenta Castro

Álvaro Pimenta Castro

Pneumologista

Viana do Castelo

Perguntas relacionadas

Tem perguntas?

Os nossos peritos responderam a 5 perguntas sobre Transtornos do Sono
  • A sua pergunta será publicada de forma anónima.
  • Faça uma pergunta médica clara e seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um médico específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico ou serviço de urgências.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito reduzido. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos médicos a quem quer fazer perguntas
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.