Qual o melhor tratamento para a

7 respostas
Qual o melhor tratamento para a depressão?
Depressão leve: Exercício físico 3-4 vezes por semana com duração de 45 minutos ou psicoterapia cognitivo comportamental.
Depressão moderada: Psicoterapia cognitivo comportamental, ou exercício físico ou psicofármacos, ou combinações deles.
Depressão grave: psicofármacos inicialmente e depois psicoterapia cognitivo-comportamental.
Exercício físico é sempre um bom potenciador terapêutico.
É um tratamento que requer um trabalho ao nível das dinâmicas do inconsciente. Aconselho a psicanálise ou psicoterapia psicanalitica.
Psicoterapia, no caso da depressão leve. Psicoterapia mais medicação no caso da depressão grave.
Os estudos mais recentes mostram que não há primazia de qualquer modelo teórico. O mais importante é que a relação terapêutica seja boa, empática e validante, e que o terapeuta esteja atento às necessidades psicológicas da pessoa, faça uma intervenção tendo em conta a especificidade de cada cliente (e não apenas o diagnóstico) e adaptada às várias fases do processo terapêutico.
Os estudos científicos mais recentes têm apontado que a depressão tem melhores resultados com um tratamento combinado entre medicação e terapia cognitivo-comportamental. Essa combinação mostrou-se melhor quando comparada a uma intervenção exclusivamente medicamentosa.
Nesse sentido, quando o tratamento é combinado o tempo de recuperação do paciente mostrou-se menor e a possibilidade de recaída também mostrou-se inferior.

Desta maneira, é importante o paciente que está deprimido fazer o acompanhamento com um psiquiatra (para controle da medicação) e com um psicólogo para trabalhar as questões emocionais e comportamentais mais específicas. Em geral os psicólogos trabalham em parceria com algum psiquiatra em que confiam (e vice-versa) e fazem o encaminhamento do paciente quando necessário.

Vale lembrar: o mais importante é sempre procurar ajuda. Os sintomas não precisam se agravar para fazê-lo.
É importante fazer-se uma avaliação da personalidade e do funcionamento emocional da pessoa, pois embora se saiba que o diagnóstico é depressão é importante conhecer mais aspetos da forma como funciona emocionalmente a pessoa. O recomendável dependendo do tipo de depressão poderá bastar inicialmente a Psicoterapia (abordagem sócio-histórica ou relacional-dialógica), e em última análise a conjugação da farmacologia com a psicoterapia.
Notei que apresenta a questão colocando como sendo possível ser tratada o que mostra que possui algum conhecimento da doença e assim sendo reconhece que esta é tratável. Tendo em conta que se trata de um doença que afeta o estado emocional o melhor tratamento é no âmbito da psicoterapia no modelo sócio-histórico.
Olá e obrigada pela sua questão.
O melhor tratamento para a depressão, é a psicoterapia cognitivo-comportamental e/ou a sua combinação com fármacos, sempre que a depressão, seja moderada alta ou alta em termos de gravidade dos sintomas ou incapacidade para a pessoa. Existem ainda técnicas psicoterapêuticas mais breves, como por exemplo hinoterapia, brainspotting, EMDR, entre outras, que têm provado cientificamente o seu sucesso junto das perturbações depressivas.
Em todo o caso, consulte um psicólogo ou psiquiatra para ajudar a definir o melhor acompanhamento no seu caso em particular.
Cumprimentos e felicidades. Liliana.

Especialistas

Catarina Melo Santos

Catarina Melo Santos

Psiquiatra

Lisboa

Carolina Carvalho Almeida

Carolina Carvalho Almeida

Psiquiatra

Coimbra

Adoindo Pimentel

Adoindo Pimentel

Psiquiatra

Adrián Gramary Cancelas

Adrián Gramary Cancelas

Psiquiatra

Fânzeres

Adriana M Horta

Adriana M Horta

Psiquiatra

Vila Nova de Gaia

Adriano S Vaz Serra

Adriano S Vaz Serra

Psiquiatra

Coimbra

Perguntas relacionadas

Tem perguntas?

Os nossos peritos responderam a 55 perguntas sobre Transtorno Depressivo
  • A sua pergunta será publicada de forma anónima.
  • Faça uma pergunta médica clara e seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um médico específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico ou serviço de urgências.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito reduzido. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos médicos a quem quer fazer perguntas
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.