Qual é o tratamento da osteoporose
3
respostas
Qual é o tratamento da osteoporose grave?
Depende da definição de grave. Se consideramos osteoporose fraturária (com uma ou mais fraturas osteoporóticas) como definição, o principal objetivo é prevenção de novas fraturas. Quando consideramos que o doente apresenta osteoporose grave quando apresenta elevado risco de fraturas, emntão o objetivo primário ( e é este que devemos alcançar em todos os doentes) é prevenir a 1ª fratura. Em todo o caso, assim como a causa da Osteoporose é multifactorial, também o seu tratamento deve ser abrangente e dirigido às suas causas. Daí que não podemos falar de "um tratamento paraa osteoporose grave". Sabemos sim, que este deve ser individualizado para cada indivíduo, e tão precoce quanto for possível após confirmação do diagnóstico. O melhor medicamento é decidido em conjunto com o seu médico, em função das manifestações/causas da osteoporose, do facto de já haver ou não fraturas e também da preferência de cada doente, nomeadamente pela via de administração dos medicamentos.
Osteoporose grave primária traduz uma densitometria óssea com scores T < - 2,5 e a existência de fracturas osteoporóticas (vertebrais ou não vertebrais). Após uma avaliação analítica da remodelação óssea e dos níveis de vitamina D, cálcio, fósforo e da paratormona (PTHi), o tratamento de eleiçao será com a Teriparatide (34 PTH) - "FORSTEO" na dose de 20 mcg/dia por via subcutânea durante 2 anos.
No seu caso, a terapêutica para a Osteoporose irá depender de vários factores e só uma avaliação atenta poderá levar a uma melhor decisão, pois hoje em dia existe tratamento muito eficaz, mesmo para a osteoporose grave.
Ao dispor
Ao dispor
Especialistas
Tem perguntas?
Os nossos peritos responderam a 1 perguntas sobre Osteoporose
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.