Qual a percentagem de sucesso da

6 respostas
Qual a percentagem de sucesso da psicoterapia na ansiedade? Sucesso a longo prazo em que os resultados sejam para a vida e não tenha de passar a vida no psicólogo...
Boa tarde. As percentagens de sucesso no combate à ansiedade variam de acordo com os métodos utilizados e da especificidade de cada caso . O papel do psicólogo passa por perceber as causas da ansiedade, dar ferramentas comportamentais e ensinar técnicas de relaxamento para que o paciente seja autónomo no futuro e que deixe de ter ataques de ansiedade ou pânico.
As percentagens de sucesso da terapia cognitivo comportamental em casos de ansiedade são elevadas. Se o processo correr bem, a intervenção pode ser muito curta. Por exemplo, já tive casos de tratamento de fobias que foram definitivamente resolvidos em 2 sessões. Há casos, dependendo do tipo de problema, do paciente e das suas condições, que demoram mais tempo. Se tiver mais alguma questão, não hesite em contactar-me. Cumprimentos, José Armindo
A ansiedade é o sintoma de alguma dificuldade, que, estando na sua origem, importa identificar e tratar.
A psicoterapia psicanalítica é uma possibilidade de intervenção.
Sendo o objectivo transformar o sintoma e suas causas, o mesmo requer normalmente tratamentos longos.
É difícil determinar uma percentagem. Entretanto, abundantes pesquisas e relatos científicos têm indicado o sucesso da terapia cognitivo-comportamental no tratamento dos transtornos de ansiedade.
Tal depende de vários factores, incluindo o tipo de ansiedade ( fobias, perturbação de pânico, ansiedade generalizada, entre outras) e a psicoterapia utilizada.
A psicoterapia visa exactamente resultados duradouros, no entanto temos de ter em conta as possíveis adversidades na vida das pessoas.
A terapia cognitivo-comportamental e a terapia EMDR são ambas psicoterapias com boas taxas de sucesso nas intervenções em casos de ansiedade.
Existem diversas abordagens psicoterapêuticas e algumas mais indicadas para determinados tipos de patologias/sintomas. Actualmente as psicoterapias de nova geração, nomeadamente o E.M.D.R. e o Brainspotting permitem resultados eficazes em curto espaço de tempo, na situação que descreve. Se ainda não tentou uma abordagem deste tipo, penso que poderia ser uma boa solução. Se pretender saber mais, poderá consultar a página da Associação de EMDR em Portugal.

Especialistas

Joana Câmara

Joana Câmara

Psicólogo

Funchal

Maria Helena Pinto

Maria Helena Pinto

Psicólogo

Amarante

Inês Minhós

Inês Minhós

Psicólogo

Lisboa

Maria João Gouveia

Maria João Gouveia

Psicólogo

Porto

Cláudia Sendão Martins

Cláudia Sendão Martins

Psicólogo

Vila Franca de Xira

Linda Byrne

Linda Byrne

Psicólogo, Terapeuta alternativo

Lisboa

Perguntas relacionadas

Tem perguntas?

Os nossos peritos responderam a 156 perguntas sobre Transtornos Da Ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anónima.
  • Faça uma pergunta médica clara e seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um médico específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico ou serviço de urgências.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito reduzido. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos médicos a quem quer fazer perguntas
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.