Quais as causas da Ansiedade s

6 respostas
Quais as causas da Ansiedade social?
Obrigada pela sua questão. A causa exacta da ansiedade social é desconhecida.
A investigação actual tem suportado a ideia de que é causada por uma combinação de factores ambientais e genéticos, pelo que a par da influência de existir história familiar de ansiedade social, as dinâmicas familiares e as experiências de socialização na infância são determinantes. Algumas experiências negativas podem contribuir para o desenvolvimento desta problemática, tais como: bullying, conflitos familiares e abuso sexual.
Algumas alterações a nível orgânico poderão também contribuir para esta condição, como por exemplo um desequilíbrio nos níveis de serotonina (neurotransmissor que actua no cérebro regulando o humor, o sono e outras funções) ou amígdala muito reactiva (estrutura no cérebro que regula as respostas ao medo e a sentimentos/pensamentos ansiosos).
Felizmente as intervenções psicoterapêuticas, quer a nível individual ou em grupo, têm revelado boas taxas de eficácia.
Sentimentos inconscientes que, ao não estarem acessíveis ao seu pensamento, ficam dissociados. Só dá conta da parte fisiológica da emoção (daí os sintomas sentidos no corpo), pelo que precisa de ajuda para recuperar a emoção do ponto de vista psicológico, através de psicoterapia.
O transtorno social caracteriza-se por manifestações de alarme, tensão, medo e desconforto desencadeadas pela exposição à avaliação social. É necessário um acompanhamento psicológico, através da psicoterapia, para recuperar os seus medos do ponto de vista social.
Os transtornos de ansiedade, entre eles a fobia social, são comuns em pessoas de uma mesma familia. Acontecimentos negativos e/ou traumáticos na infância, assim como conflitos familiares podem estar associados a este transtorno. Do ponto de vista neurológico a amigadala cerebelosa é uma estrutura do cerebro que regula as emoções humanas como o medo, que estando desregulada pode promover a sensação de ansiedade e insegurança em contexto social. Assim recomendo que procure um psicólogo para um melhor diagnóstico. Existem diversas formas de psicoterapia, a terapia cognitivo-comportamental apresenta bons resultados nestes casos.
Desejo-lhe as melhoras e estou ao seu dispor.
As causas para a ansiedade podem ser várias. Podemos apontar fatores ambientais como traumas de infância, entre os quais o bulliyng, ausência de um meio familiar seguro, pais que não ajudaram a criança a desenvolver a sua auto-estima ou que foram demasiado críticos. Crescermos a observar pais ansiosos é também um preditor de ansiedade no futuro. Além disto, não podemos descurar as questões genéticas, como alguns colegas já mencionaram. É importante ainda entender se é uma ansiedade social, uma personalidade ansiosa ou outro quadro. Embora os sintomas possam ser semelhantes, as causas e fatores de manutenção são diferentes.
A terapia cognitivo-comportamental, por norma, alcança muito bons resultados nesta área.
a ansiedade é , antes de mais, uma perturbação neurótica de tentativa de encontrar um novo equilíbrio consigo mesmo. Esta perturbação pode ser muito devastadora já que os sintomas são egodistónicos.... O tratamento assenta na psicoterapia que, por via da identificação/negociação com o psicoterapeuta de novos modos de estar*
A melhoria resulta, assim, de um amadurecimento dos processos mentais.

Especialistas

Joana Câmara

Joana Câmara

Psicólogo

Funchal

Maria Helena Pinto

Maria Helena Pinto

Psicólogo

Amarante

Inês Minhós

Inês Minhós

Psicólogo

Lisboa

Maria João Gouveia

Maria João Gouveia

Psicólogo

Porto

Cláudia Sendão Martins

Cláudia Sendão Martins

Psicólogo

Vila Franca de Xira

Linda Byrne

Linda Byrne

Psicólogo, Terapeuta alternativo

Lisboa

Perguntas relacionadas

Tem perguntas?

Os nossos peritos responderam a 156 perguntas sobre Transtornos Da Ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anónima.
  • Faça uma pergunta médica clara e seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um médico específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico ou serviço de urgências.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito reduzido. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos médicos a quem quer fazer perguntas
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.