procuro um psicoterapeuta. Quem
8
respostas
procuro um psicoterapeuta. Quem são os especialistas em Psicoterapia? Os psicoterapeutas são todos competentes e eficazes? como deverei escolher um psicoterapeuta?
Os psicoterapeutas são por norma psicólogos ou psiquiatras com formação complementar. Como em todas as classes profissionais, não podemos assegurar a competência de todos os elementos, contudo, deverá escolher aquele cuja área de formação ou experiência profissional vá mais ao encontro do seu problema.
Estudos têm revelado que os resultados de psicoterapia não variam de acordo com a metodologia utilizada mas sim com o sucesso do estabelecimento de uma relação terapêutica de empatia e confiança. Para chegar a uma relação terapêutica que o/a ajude nos objetivos que deseja atingir, a única opção é mesmo procurar um psicólogo ou um psiquiatra (com formação em psicoterapia) e experimentar.
O importante é que, mesmo que não consiga estabelecer uma relação terapêutica produtiva com o primeiro psicólogo que experimentar, não desanime e continue a lutar pelos seus objetivos.
O importante é que, mesmo que não consiga estabelecer uma relação terapêutica produtiva com o primeiro psicólogo que experimentar, não desanime e continue a lutar pelos seus objetivos.
Um psicoterapeuta é um profissional com formação especializada, atualizada e acreditada em psicoterapia.
Essa formação foi feita, geralmente, ao longo de vários anos por parte de psicólogos e alguns psiquiatras, Se sente uma relação satisfatória, se existe acordo relativamente aos objetivos da psicoterapia e se lhe fazem sentido as tarefas propostas pelo psicoterapeuta, poderá estar no bom caminho.
Isto porque ir a um psicoterapeuta é tomar consciência do que precisa para sentir bem-estar, remover o que impede de lá chegar e desenvolver formas adequadas de satisfazer as suas necessidades emocionais. No entanto, e como em qualquer outra área, existem profissionais mais competentes que outros.
Essa formação foi feita, geralmente, ao longo de vários anos por parte de psicólogos e alguns psiquiatras, Se sente uma relação satisfatória, se existe acordo relativamente aos objetivos da psicoterapia e se lhe fazem sentido as tarefas propostas pelo psicoterapeuta, poderá estar no bom caminho.
Isto porque ir a um psicoterapeuta é tomar consciência do que precisa para sentir bem-estar, remover o que impede de lá chegar e desenvolver formas adequadas de satisfazer as suas necessidades emocionais. No entanto, e como em qualquer outra área, existem profissionais mais competentes que outros.
Os Psicoterapeutas podem ser psicólogos e / ou psiquiatras com formação numa Escola / Sociedade / Associação de Psicoterapia como por exemplo a APTCC ( Associação Portuguesa de Psicoterapia Cognitivo Comportamental). Os Psicólogos devem estar inscritos como membros efectivos da Ordem dos Psicólogos. A competência profissional de um psicoterapeuta baseia-se na ética deontológica da ordem dos psicólogos e na formação numa sociedade de psicoterapia acima referida.
Psicoterapeuta pode ser um psicólogo, ou psiquiatra, desde que tenha formação adequada . A escolha do profissional deve ter em linha de conta a experiencia do mesmo, para a sua situação ,
A Psicoterapia é uma relação emocional profunda entre dias pessoas, sendo que uma delas recebeu formação em Psicoterapia. A competência deriva da ideia de que a pessoa está ou não a ser ajudada, e é esse que deve ser o seu critério. Sentir-se bem na Psicoterapia é, principalmente, que estão a acontecer coisas que ajudam a melhorar/resolver o que o/a levou a procurar ajuda. A forma de escolher um Psicoterapeuta é ir falar com um(a) e ver como se sente e se é possível fazer um trabalho duradouro e profundo. Se não sentir isso, procure outro(a), até se sentir confortável. Um Psicoterapeuta pode ser muito eficaz com uma pessoa e nada eficaz com outra. É uma relação muito pessoal e variável.
Escolha, acima de tudo, um profissional que possa ajudá-la a resolver os seus problemas. O principal é saber qual o seu objetivo, qual o seu pedido de ajuda. Depois, aconselhado por alguém de confiança, através dos testemunhos de outras pessoas ou através do conhecimento que possa ter do profissional (por exemplo, pelos artigos que publica e pelas informações sobre a sua formação académica e experiência profissional), tomará a sua decisão com mais segurança. Pode sempre explorar o currículo profissional do psicólogo (se optar por um profissional com esta formação), verificando se é membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses. É um bom filtro para ter garantia de qualidade. Pelo menos, desta forma, tem a garantia que o profissional que a irá acompanhar tem formação adequada para ajudá-la.
Actualmente a especialidade de Psicoterapeuta é atribuída pela Ordem dos Psicólogos Portugueses, pelo que poderá consultar a sua página na Internet, e verificar se o psicólogo escolhido tem essa competência. Existem várias abordagens psicoterapêuticas, com especificidades diferentes, pelo que deverá aconselhar-se antes de enveredar por um determinado modelo.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- O meu namorado tem cancro, está a fazer tratamentos de quimioterapia e eu não sei o que fazer... A possibilidade de não haver cura está cada vez mais próxima, e eu tenho medo de ele ficar acamado e sobreviver uns meses/anos. Sinto-me egoísta por reclamar, mas já tem sido difícil de lidar com a situação…
- Boa noite,o meu marido tem 59 anos conduziu toda a vida,de a uns tempos para cá fica muito ancioso de passar em pontes. É quase uma fobia, até o pé começa a tremer e o carro quase aos solavancos. Está a sofrer muito com isso e não sabe dizer porquê. Por favor peço ajuda,por onde havemos de começar para…
- Qual a diferença entre consultas de psicologia e psicoterapia? Obrigada
- Boa tarde, Tenho 23 anos e tenho lidado com problemas de ansiedade. Muitas vezes sinto-me exposto e tenho demasiado medo da opinião dos outros. Por exemplo, chegar à faculdade sozinho e abordar pessoas é uma situação que por vezes me deixa muito ansioso, sinto que vou ser julgado. Também me sinto muitas…
- O meu filho tem 18 anos, tem problemas de ansiedade. Sempre que está confrontado com exames, de escola ou de condução falha. Por exemplo acaba de falhar pela 2 vez o exame de condução. O intrutor disse-lhe que não adiatava ter mais aulas, que ele sabe conduzir perfeitamente. Aconselhou-lhe psicoterapia.…
- Boa noite! Sempre foi uma criança, adolescente e adulto insegura e com baixa autoestima, quando criança sofri de bullying, em 2005 tive a minha primeira depressão e desde aí só consegui deixar a medição por períodos curtos. No ano passado mesmo tomando Sertralina 50mg tive uma recaída grande, desde então…
- Tenho transtorno da ansiedade, o qual tem como sintomas: ataques de pânico, fobia, entre outros. Gostaria de saber se existe a possibilidade de fazer psicoterapia psicodinâmica e qual é o especialista?
- Boa noite! Namorei dois anos e meio com um rapaz, mantivemos sempre uma relação a distância, foi o meu primeiro namorado, eu com 22 anos e ele com 25 anos, foi também a primeira pessoa que apresentei aos meus pais. Ao longo do relacionamento foi perdendo a minha auto-estima, deixei de me achar suficiente.…
- Boa tarde, creio que tenho ataques de pânico. A uns meses retirei parcialmente a tiróide e desde que estou diferente. Tive a um mês o que chamaram de ataque de pânico ( urgências) sensação de fraqueza muscular , tonturas, sensação de desmaio em segundos o meu coração disparou e perdi a sensibilidade…
- Olá.. Fui ao Psiquiatra a semana passada, pois desde há 1 ano e meio para esta data, tive 4 ataques de pânico (transpiração excessiva, batimento cardíaco muito acelerado, pensamentos maus) e ando constantemente com ansiedade.. Como já não sabia o que fazer, fui a uma consulta de psicoterapia e aconselharam…
Tem perguntas?
Os nossos peritos responderam a 27 perguntas sobre Psicoterapia
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.