porque razão quando tenho um ataque

6 respostas
porque razão quando tenho um ataque de ansiedade fico com a cabeça cansada com a sensação que vou desmaiar a tremer e olhos cansados?
Durante uma crise de ansiedade ou ataque de pânico existem alterações metabólicas profundas que poderão estar na origem dos seus sintomas. A ansiedade produz alterações hormonais e ao nível dos neurotransmissores que visam preparar o organismo para lidar com uma ameaça percepcionada. A adrenalina é uma hormona chave em todo este processo e visa preparar o organismo para fazer face a perigos/ameaças, como ataques e acidentes, nomeadamente através da fuga ou luta. Depois da situação estar ultrapassada, os níveis de adrenalina voltam ao normal. No entanto, se a pessoa vive constantemente stressada e deste modo os níveis de adrenalina são frequentemente elevados as consequências para o organismo podem ser devastadoras. Nestes casos é importante que as pessoas desenvolvam técnicas de controle da ansiedade; relaxamento, estratégias cognitivas de controlo da ansiedade, mindfulness, entre outras.
A ansiedade é processo em evolui de forma crescente em termos emocionais, hormonais, cognitivos e musculares, atingindo o seu pico.
O esforço que o corpo faz naquele momento é absolutamente exaustivo, pois é como estivesse a dar ao corpo e à mente uma mensagem de alerta ameaça de bomba. Os músculos ficam cada vez mais tensos, a reação emocional ao medo faz activar as várias hormonas e o pensamento procura uma saída do labirinto que de repente se vê. O esforço é muito grande, é normal sentir este cansaço todo no pós alarme.
O importante é aprender a não ter que ir para picos tão altos de ansiedade, e com a psicoterapia consegue aprender a afastar as emoções do medo traumático resultante dos primeiros eventos destas crises. Pois fez uma associação estimulo - resposta que necessita de dissociar.
A ansiedade traz sintomas físicos extremamente desconfortáveis e quando as crises de ansiedade evoluem para ataques de pânico, fisicamente os sintomas são desgastantes. Deve consultar o médico para saber se fisiologicamente está tudo bem, pois problemas na Tiróide podem desencadear sintomas de ansiedade e por vezes confundirem-se. A ansiedade deve ser tratada por um Psicólogo que faça Psicoterapia, pois quando o nosso corpo manifesta sintomas excessivos o que está por detrás é um problema de origem emocional e quando não estamos capazes de gerir as nossas emoções o corpo vai sofrer, por isso aconselho a não perder mais tempo e procurar ajuda.
Antes de mais deve consultar um medico para avaliar se existe alguma causa orgânica, e deve procurar um psicólogo clinico para com este trabalhar as questões da sua ansiedade delinear, estratégias que adequem a sua sintomatologia.
A ansiedade "normal" faz parte da nossa vida quotidiana. É ela que nos permite ter uma reação espontânea de luta ou fuga, numa situação de perigo.

Mas, durante situações de stresse agudo (como é o caso de um ataque de pâncio) ocorrerm alterações no fluxo sanguínio cerebral, situação que pode estar relacionada ás mudanças de oxigenação induzidas por um padrão respiratório acelerado.
A ansiedade tem efeitos a vários níveis do funcionamento do ser humano, designadamente, no âmbito hormonal, emocional, cognitivo, e comportamental.
Os sintomas (desde os mais ligeiros aos mais severos) podem condicionar significativamente o bem-estar e o dia-a-dia de quem sofre de ansiedade.
Aprender a identificar as causas e a gerir a ansiedade poderá ser uma enorme mais-valia para si

Especialistas

Joana Câmara

Joana Câmara

Psicólogo

Funchal

Maria Helena Pinto

Maria Helena Pinto

Psicólogo

Amarante

Inês Minhós

Inês Minhós

Psicólogo

Lisboa

Maria João Gouveia

Maria João Gouveia

Psicólogo

Porto

Cláudia Sendão Martins

Cláudia Sendão Martins

Psicólogo

Vila Franca de Xira

Linda Byrne

Linda Byrne

Psicólogo, Terapeuta alternativo

Lisboa

Perguntas relacionadas

Tem perguntas?

Os nossos peritos responderam a 156 perguntas sobre Transtornos Da Ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anónima.
  • Faça uma pergunta médica clara e seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um médico específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico ou serviço de urgências.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito reduzido. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos médicos a quem quer fazer perguntas
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.