Os medicamentos para o tramento

7 respostas
Os medicamentos para o tramento de ansiedade causam dependência?
Se forem benzodiazepinas, sim. Mas existem outros medicamentos indicados para a ansiedade que não provocam dependência. Além disso, existem estratégias para auto-controlo.
Depende da medicação. Alguma como a benzodiazepina provoca dependência enquanto outra não provoca dependência. De ressalvar, que a psicoterapia é fundamental no tratamento da ansiedade. Sendo que irá adquirir ferramentas cruciais para controlar e aliviar os sintomas.
Depende da medicação , mas a maioria sim . O indicado é uma associação de medicação e Psicoterapia , continuando a psicoterapia e progressivamente ir fazendo o desmame da medicação
Respondendo à sua questão, saiba que são muitos os medicamentos utilizados para a Ansiedade, tais como as benzodiazepinas, antidepressivos, betabloqueadores entre outros.
Estes medicamentos são muito eficazes, mas não são a cura. A medicação para a Ansiedade acaba por proporcionar um alivio temporário, ou seja trata os sintomas mas não a causa subjacente à Ansiedade sentida.

Os medicamentos par a Ansiedade podem causar uma variedade de efeitos secundários desagradáveis. Muitos deles originam sim, dependência, tornando-se difícil de deixa-los de tomar ou, quando os deixa de tomar os sintomas voltam com toda a sua força.

Saiba que existem outras formas de combater a ansiedade. Estratégias como a psicoterapia, hipnoterapia podem ajudar a chegar à causa/origem da Ansiedade de forma a desenvolver ferramentas para combater a mesma.

Coloco-me à sua disposição caso tenha mais alguma dúvida.

Melhores cumprimentos,
Jatir Schmitt
(Psicóloga Clínica e Hipnoterapeuta)
a medicação pode causar dependência dependendo do tipo. No entanto a medicação deve ser monitorizada para uma melhor efeito e controlo (da sensação) da dependência. a medicação deve ser complementada com a psicoterapia para um efeito mais efectivo.
Dependendo do medicamento e da quantidade sim pode causar dependencia. Os medicamentos para ansiedade e depressão têm um papel inibidor de emoções/sentimentos manifestando um efeito de bem estar e tranquilidade (ou seja, vão camuflar as emoções/sensações).
Por esta razão aconcelho que faça ao mesmo tempo da medicação acompanhamento psicoterapeutico, para ajudar a lidar com as causas da ansiedade e aos poucos vai fazendo o desmame da medicação.
O transtorno da ansiedade generalizada, é um distúrbio caracterizado por sintomas, tais como:
- mente agitada;
- preocupação excessiva com o futuro;
- coração acelerado;
- tremor nas mãos;
- tremor nas pernas;
- tremor no corpo;
- expectativa negativa sobre algo;
- angústia e apreensão;
- dificuldade de controlar pensamentos acelerados;
- cansaço excessivo;
- dificuldade de concentração;
- humor alterado;
- irritação (falta de paciência) - que pode levar a brigas e desentendimentos;
- agressividade;
- suor excessivo;
- tensão muscular;
- dificuldade de relaxar;
- ações compulsivas e impensadas;
- ganho ou perda de peso.
Na minha opinião, a medicação é dispensável no tratamento da maioria das perturbações, sejam elas de ansiedade como outras que afectem a estabilidade emocional da pessoa. Os estudos científicos das ultimas décadas, apontam para os efeitos nefastos de toda a medicação para tratamento de perturbações psicológicas, criando não só dependência como a destruição de ligações neuronais. Em suma as perturbações emocionais de causas psicológicas devem ser tratadas com psicoterapia e as de origem orgânica com medicação e estimulação cognitiva e apoio psicológico.

Especialistas

Carolina Bernardes

Carolina Bernardes

Psicólogo

Lisboa

Anabela Camejo

Anabela Camejo

Psicólogo

Alcochete

Maria Inês Costa

Maria Inês Costa

Psicólogo

Porto

Bruno Barros

Bruno Barros

Psicólogo

Mozelos Vfr

Dui K. Rocha

Dui K. Rocha

Psicólogo

Montijo

Adoindo Pimentel

Adoindo Pimentel

Psiquiatra

Perguntas relacionadas

Tem perguntas?

Os nossos peritos responderam a 156 perguntas sobre Transtornos Da Ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anónima.
  • Faça uma pergunta médica clara e seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um médico específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico ou serviço de urgências.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito reduzido. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos médicos a quem quer fazer perguntas
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.