Os antidepressivos afectam o sistema nervoso central e eu tenho muito medo de tomar e ter problemas

6 respostas
Os antidepressivos afectam o sistema nervoso central e eu tenho muito medo de tomar e ter problemas nesse sentido. Se tomar vou estar sempre a pensar nisso e a procura desses mesmos sintomas... convulsões, discenias, desordens de movimento etc... O facto de estar sempre a pensar nisso (sofro de ansiedade generalizada e não consigo evitar esses pensamentos) pode aumentar o risco desses mesmos sintomas aparecerem?
A ajuda da Psicoterapia nestes casos ajuda a controlar pensamentos e sensações de desprotecção. è uma escolha acertada para aprender a baixar a ansiedade com o controlo da sua mente. Espero ter ajudado.
Bom dia,
A toma de um antidepressivo só deve ser realizada quando de facto a situação clínica assim se justifica!
Aconselho que inicialmente procure um/a Psicólogo/a e mediante a avaliação do seu estado mental poderá ou não justificar a toma.
Mantenho-me ao disponível para o/a ajudar!
Tem de acreditar na psicoterapia , mas tambem não ter medo de tomar medicação , pois se fosse como imagina ninguém tomava medicação A ressonância em nada ajuda
Procure um bom psicólogo e não precisará de medicação!
Os medicamentos ajudam a amenizar os problemas físicos e a psicoterapia a identificar e aprender a lidar com as causas do problema, ou seja, com os fatores que desencadeiam a ansiedade. Dessa forma, os melhores resultados são obtidos a partir da associação entre psicoterapia e tratamento medicamentoso. A preocupação exagerada com os efeitos colaterais dos medicamentos pode ser mais uma das manifestações da ansiedade, e a psicoterapia também pode ajudar nesse sentido.
Boa tarde, compreendo bem a sua situação e procurar uma solução já é um grande passo! Na minha opinião existem medicamentos óptimos para o tipo de ansiedade que descreve.
Quanto ao facto de ter preocupações excessivas com determinadas situações, só conciliando com psicoterapia específica (centrada nas emoções) poderá alterar progressivamente o padrão repetitivo que o aprisiona e melhorar a sua qualidade de vida.

Especialistas

Paulo Azevedo

Paulo Azevedo

Psicólogo

Porto

Daniela Balbina

Daniela Balbina

Psicólogo

Faro

João Balrôa

João Balrôa

Psicólogo

Castelo Branco

Rita Barandas

Rita Barandas

Psiquiatra

Lisboa

Adoindo Pimentel

Adoindo Pimentel

Psiquiatra

Adrián Gramary Cancelas

Adrián Gramary Cancelas

Psiquiatra

Fânzeres

Perguntas relacionadas

Tem perguntas?

Os nossos peritos responderam a 157 perguntas sobre Transtornos Da Ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anónima.
  • Faça uma pergunta médica clara e seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um médico específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico ou serviço de urgências.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito reduzido. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos médicos a quem quer fazer perguntas
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.