Olá, Tenho 42 anos e desde os 20 anos que tomo antidepressivos. Já experimentei fluoxetine (indicado

3 respostas
Olá,
Tenho 42 anos e desde os 20 anos que tomo antidepressivos. Já experimentei fluoxetine (indicado para um quadro de anorexia e bulimia supostamente curada) , a venlafaxina e há 7 anos que tomo o escitalopram. Tentei o desmame do A.DP pelo menos 4 veses nos ultimos 5 anos mas acabava por recair 1 ano após a deixa do medicamento
Actualmente tomo 15mg de Escitalopram, mas há varios meses que tenho lutado contra sintomas de Tristeza /humor/ fadiga- perda de energia na maior parte do dia, ou quase todos os dias, perda de prazer nas atividades que antes eram agradáveis, aumento do apetite o que me causa bastante medo e inquietaçao , problemas de concentração, ruminaçao que me levam a um sentimento de desesperança.
O medico psiquitra aconselho-me retomar 75mg Effexor que me ajudaria a estar mais motivada uma vez que ele actua nao somente sobre a serotonina mas tambem sobre a noradrenalina.
Após ter lido um pouco mais sobre esta molecula fiquei e os efeitos colaterais que tem sobretudo no ganho de peso , gostaria de saber qual é a vossa opinião .

Agradecida.

Boa tarde

A Venlafaxina é um bom fármaco, contudo nessa dose é insuficiente para obter bons resultados.
Efetivamente tem estado com doses muito baixas de anti-depressivo. Será melhor fazer uma reavaliação médica.
Efetivamente a venlafaxina atua na serotonina e na noradrenalina, ao contrário do que acontece com o escitalopram que apenas tem ação serotoninérgica. Acontece que na dose de 75mg, a venlafaxina tem pouca ou nenhuma ação noradrenérgica.
Relativamente ao aumento de peso, a venlafaxina não tem qualquer efeito direto no aumento do apetite ou do peso, sendo até mais comum a diminuição do apetite durante o início da toma do medicamento. Claro que nem todos os doentes têm a mesma reação aos medicamentos podendo existir casos pontuais de aumento do apetite.
Vamos lá abordar o elefante na sala... Se ainda não o fez, está mais que na altura de introduzir a terapia cognitiva-comportamental nesta equação.
20 anos de tentativa de equilíbrio químico um prazo imenso. Ninguém melhor que você percebe o que está de errado ou o que causa este quadro emocional.
Atentamente
MJP

Especialistas

Rui Moreira

Rui Moreira

Psiquiatra

Porto

Prof. Doutor Pedro Afonso

Prof. Doutor Pedro Afonso

Psiquiatra

Lisboa

Rita Barandas

Rita Barandas

Psiquiatra

Lisboa

Bernardo Barata

Bernardo Barata

Psiquiatra

Pinhal Novo

Adoindo Pimentel

Adoindo Pimentel

Psiquiatra

Adrián Gramary Cancelas

Adrián Gramary Cancelas

Psiquiatra

Fânzeres

Perguntas relacionadas

Tem perguntas?

Os nossos peritos responderam a 55 perguntas sobre Transtorno Depressivo
  • A sua pergunta será publicada de forma anónima.
  • Faça uma pergunta médica clara e seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um médico específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico ou serviço de urgências.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito reduzido. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos médicos a quem quer fazer perguntas
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.