Olá eu já namoro há algum tempo sempre vivemos a 30 minutos um do outro, há três anos ele passa todo

5 respostas
Olá eu já namoro há algum tempo sempre vivemos a 30 minutos um do outro, há três anos ele passa todos os verões comigo em minha casa neste momento estou a passar uns meses na casa dele, ele tem me deixado sozinha varias vezes para estar com amigos e acaba por dormir fora de casa sem me avisar, fiquei chateada com a situação só depois de uns dias é que fui falar com ele da situação de como isso me incomodou, eu falei a minha perspetiva de como me sentia mas parece que fui ignorada isto nunca aconteceu na minha relação e tenho sentido um distanciamento por parte dele e eu me aproximo dele para conversar/namorar ele nem me olha nos olhos não me toca ele diz que se sente confuso e tem que muita coisa na cabeça e não fala comigo já lhe pedi varias vezes o que faço?
Dra. Anabela do Rosário Cruz
Psicólogo
Lourinhã
Bom dia.
Parece que houve uma desconexão entre vocês e o namorado perdeu o interesse. Este tipo de situações acontecem porque provavelmente não está a priorizar-se. É importante avaliar melhor a situação com um psicólogo. Um abraço!
Estou disponível!
Anabela Cruz
Psicóloga Clínica
Bom dia! A situação que descreve parece indicar um desalinhamento desta relação. Provoco a reflexão acerca de:
- o que estamos fazemos em casa de outra pessoa, se ela nem sequer lá está ou, sai e não volta?
- se existe uma sensação de estar a ser ignorada quanto ao que sente, porque insiste?
- se há um distanciamento indicado por: falta de olhar, fraca comunicação, baixo envolvimento emocional, confusão e distorção da realidade, o que a faz continuar à procura de alguém que parece não querer estar consigo?

Por muito duro que seja, será importante pensar sobre estes assuntos; devolver-se a si própria e procurar companhias que a desejem. Por vezes, afastarmo-nos, provoca no outro um sentimento de perda, evidenciando as emoções e, consequentemente, esclarece as verdadeiras intenções acelerando a tomada de decisões.
Olá
Realmente a comunicação dentro de um relacionamento é fundamental. Ainda bem que expôs a sua opinião e a forma como se sente. Se a outra pessoa não demonstra abertura para comunicar e tem estas atitudes, é necessário colocar limites da sua parte e explicar o que não quer que aconteça. Caso nada venha a mudar, deve repensar sobre o que quer para si e qual o melhor caminho a seguir a partir daí. A consulta com o psicólogo poderá ser uma mais valia para a ajudar nesta fase.

Espero ter ajudado.
Cumprimentos,
Viktoriya
Dra. Gilnéia Castro
Psicólogo
Estoril
Sinto muito que esteja passando por essa situação difícil — é compreensível que se sinta magoada e confusa diante do distanciamento e da falta de consideração dele. Você demonstrou coragem e maturidade ao expressar seus sentimentos com sinceridade, e é doloroso quando isso não é acolhido. Talvez seja o momento de cuidar de você, refletir sobre o que merece em uma relação e observar se ele está realmente disposto a se comprometer e dialogar com respeito. Você merece estar com alguém que te escute, valorize e esteja presente de verdade.
Desejo que você encontre clareza e paz nesse momento. Cuide de você.

Com acolhimento,

Gilnéia Castro
Obrigada pela partilha tão clara da sua situação. O que descreve mostra sinais de distância emocional e de falta de comunicação na relação, o que naturalmente gera insegurança e sofrimento. Em psicoterapia pode encontrar um espaço seguro para compreender melhor o que sente, fortalecer os seus limites e avaliar o que deseja e precisa numa relação. Se fizer sentido para si, podemos marcar uma primeira consulta online para explorar juntos o caminho mais adequado.

Especialistas

Joana de Almeida

Joana de Almeida

Psicólogo

Albergaria-A-Velha

Mariana Duarte

Mariana Duarte

Psicólogo

Almada

Eloísa Estela Fernandes

Eloísa Estela Fernandes

Psicólogo

Vizela

Elsa Fernandes

Elsa Fernandes

Psicólogo

Porto

Sofia Alves Fonseca

Sofia Alves Fonseca

Psicólogo

Porto

Catarina I Bernardes Fonseca

Catarina I Bernardes Fonseca

Psicólogo

Santarém

Perguntas relacionadas

Tem perguntas?

Os nossos peritos responderam a 4 perguntas sobre Transtornos do Humor
  • A sua pergunta será publicada de forma anónima.
  • Faça uma pergunta médica clara e seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um médico específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico ou serviço de urgências.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito reduzido. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos médicos a quem quer fazer perguntas
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.