Olá chamo me Olinda tenho 50 anos e tenho fibromialgia acerca de dois meses acordei com fortes dores

5 respostas
Olá chamo me Olinda tenho 50 anos e tenho fibromialgia acerca de dois meses acordei com fortes dores no braço direito a vir ao pescoço fui a uma consulta de recurso pensando eu que era mais uma daquelas crises que com injeção é que passava e realmente sai de lá mais aliviada mas passado dois dias a dor do pescoço não passava tendo eu a um domingo acordar de madrugada com fortes dores de cabeça no lado direito mas esperei se passava com a medicação que eu tomo diariamente mas mais uma vez a dor aliviou isto na terça feira acordo como sempre as seis e um quarto é para meu espanto não conseguia falar fazia um esforço enorme para que me ouvisem o que dizia aí então fui a urgência do hospital mas o médico de serviço disse que era uma infeção na cervical não me passou nenhum medicamento porque eu já tenho na minha medicação analgésicos mas hoje passado os dois meses tudo continua na mesma a dor no pescoço não me deixar dormir nem trabalhar direito o que poderei fazer? Ajude me.
A dor física manifesta-se, inevitavelmente, em dor psicológica que importa ser tratada e que poderá, no futuro, aliviar a dor que descreve. Para esse efeito, a aprendizagem de estratégias facilitativas bem como o sentir-se compreendida (escutada) na dor que descreve, poderá ser uma ajuda importante a ponderar. Para esse efeito, poderá contactar um profissional de saúde com competências específicas na área do alívio da dor psicológica. Cumprimentos.
Olá Olinda. A fibromialgia pode ser definida como uma síndrome dolorosa crónica, onde a dor é o sintoma mais importante. Caracteriza-se, também, por dores musculoesqueléticas difusas e pela presença de pontos dolorosos em determinadas regiões do corpo, que são extremamente sensíveis ao toque.A dor não se detecta ao nível imagiológico pois é causada por um sofrimento emocional. Deste modo, torna-se importante para o tratamento encontrar as causas, o motivo da dor ou conflitos emocionais, pessoais e familiares. Uma vez que, as emoções recalcadas no foro psíquico e veiculadas pelos nervos se manifestam em perturbações psicossomáticas, ou seja, o sintoma no corpo é a expressão daquilo que não se é capaz de elaborar mentalmente e expressar verbalmente. Muitos deste processos são inconscientes. A terapia EMDR e o Brainspotting são formas terapêuticas muito eficazes para lidar com este tipo de problemas. Ao dispor!
Bom dia Olinda
Claro que todas as informações e respostas dadas pelos outros profissionais anteriores são meritórias, mas não poderemos nunca esquecer que, apesar da sua Fibromialgia, poderá ter outro problema associado que nada tenha que ver com a doença de base, e que mereça a melhor atenção, inclusive com a realização de algum exame complementar de diagnóstico.
Melhores cumprimentos
Completamente de acordo com a colega Liliana Pena, seguimos a mesma abordagem e por isso reitero suas palavras. Não prolongue esse sofrimento Olinda, o alívio ou mesmo a eliminação das dores é efectivamente possível. Um abraço e votos de um percurso de descobertas!
Olinda o seu sofrimento é muito, mas por vezes essa dor é acentuada por um sofrimento psicológico, que por vezes é inconsciente.
Procure ajuda psicológica.
Ao seu dispor.

Especialistas

Marta Amaro

Marta Amaro

Fisioterapeuta, Osteopata

Lisboa

António Aroso Dias António Aroso, Aroso-Dias

António Aroso Dias António Aroso, Aroso-Dias

Reumatologista

Sr.ª Da Hora

Cristina Fafiães Oliveira

Cristina Fafiães Oliveira

Psicólogo

Porto

Joana Oliveira

Joana Oliveira

Fisioterapeuta

Porto

Abel Rito

Abel Rito

Clínico geral, Médico de família

Aveiro

Abílio C Costa Araújo

Abílio C Costa Araújo

Médico de família

Peso Da Régua

Perguntas relacionadas

Tem perguntas?

Os nossos peritos responderam a 20 perguntas sobre Fibromialgia
  • A sua pergunta será publicada de forma anónima.
  • Faça uma pergunta médica clara e seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um médico específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico ou serviço de urgências.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito reduzido. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos médicos a quem quer fazer perguntas
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.