O transtorno bipolar tem melhoras? como

4 respostas
O transtorno bipolar tem melhoras?
como levar um bipolar a ser mais sociável?
A perturbação bipolar é um quadro muito polémico. Inicialmente estas variações da estabilidade afectiva designavam-se Psicoses Maniaco Depressivas. Mais tarde, por pressões politicas dentro do mundo psiquiátrico, mas, a meu ver, sem um verdadeiro fundamento clinico foram sendo incluídas neste conceito, uma série de alterações ansiosas, desvirtuando o conceito inicial. O termo caiu na gíria popular e hoje imensas pessoas acham que são bipolares, quando na realidade devem ser tratadas com estratégias muito diferentes das que são adequadas para uma verdadeira Psicose Maníaco Depressiva. Todos estes quadros têm tratamentos eficazes mas com estratégias que variam de pessoa para pessoa, em função das suas circunstancias, personalidade e antecedentes. O controlo da sociabilidade é uma matéria completamente diferente e existem diversas estratégias terapêuticas para a modificar, mas mais uma vez, a questão central é o perfil do individuo cujo comportamento está em causa.
O primeiro passo é perceber se se trata realmente de um transtorno bipolar, através de avaliação da personalidade e do funcionamento emocional. A partir daí é importante o acompanhamento em psicoterapia para se perceber as dificuldades em estabelecer relações, que é completamente diferente do ser social. O melhor é procurar um psicoterapeuta no modelo relacional dialógico e fazer a avaliação é iniciar psicoterapia no mesmo modelo.
Depois de realizada uma avaliação de personalidade à pessoa (no meu caso utilizo o Teste de personalidade Rorschach), o tratamento passa por conjugar os farmacos e a psicoterapia e so assim se consegue inicialmente resultados satisfatórios na qualidade de vida da pessoa incluindo a parte social.
A irritabilidade e frequentemente a explosividade são sintomas frequentes em pacientes bipolares não adequadamente controlados.
Um tratamento adequado com estabilizadores de humor pode melhorar estes sintomas e melhorar a capacidade de sociabilização destes pacientes.
Mas há outras condições - nomeadamente Perturbações da Personalidade - nas quais existe uma baixa tolerância à frustração e nestes casos é mais importante uma abordagem por psicoterapia do que um tratamento farmacológico.

Especialistas

Rita Barandas

Rita Barandas

Psiquiatra

Lisboa

Ana Catarina Castro

Ana Catarina Castro

Psiquiatra

Carcavelos

Bernardo Barata

Bernardo Barata

Psiquiatra

Pinhal Novo

Adoindo Pimentel

Adoindo Pimentel

Psiquiatra

Adrián Gramary Cancelas

Adrián Gramary Cancelas

Psiquiatra

Fânzeres

Adriana M Horta

Adriana M Horta

Psiquiatra

Vila Nova de Gaia

Perguntas relacionadas

Tem perguntas?

Os nossos peritos responderam a 19 perguntas sobre Transtorno Bipolar
  • A sua pergunta será publicada de forma anónima.
  • Faça uma pergunta médica clara e seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um médico específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico ou serviço de urgências.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito reduzido. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos médicos a quem quer fazer perguntas
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.