o meu otorrino falou-me que tenho
10
respostas
o meu otorrino falou-me que tenho um quadro de ansiedade gerado pela minha rinite alérgica e sinusite. estou a psicoterapia mas sem resultados duradouros o que fazer?
A relação entre respiração (voluntária/involuntária, que depende da permeabilidade das vias aéreas superiores) é uma questão antiga mas pouco estudada recentemente pelos psiquiatras e neurocientistas. Uma metáfora da ansiedade tem a ver com a energia que nào é canalizada adequadamente. Ora, a fonte imediata da energia é o oxigénio adquirido pela respiração.
Em psicoterapia existem várias vertentes de intervenção, normalmente nos quadros psicossomaticos e/ou de ansiedade, a Cognitivo-comportamental costuma ser bastante eficaz!
Boa sorte.
Boa sorte.
A dissociação corpo é mente é artificial pelo que a dor mental, se não for elaborada e mentalizada, pode traduzir-se em manifestações somáticas. Por seu lado as chamadas doenças somáticas que nos fazem sentir frageis podem ser vividas com muita ansiedade. A renite alérgica, por todos os sintomas associados e nomeadamente pelas dificuldades respiratórias, pode ser uma situação geradora de sentimentos de grande desamparo e ansiedade.
As causas da ansiedade podem assim ser diversas mas será importante perceber o mecanismo ligado à ansiedade para poder desactiva-lo ou, se tal não for possível, encontrar estratégias para lidar melhor com a situação. Uma abordagem Psicoterapêutica analítica permite ir à raiz do problema, elaborar e transformar
As causas da ansiedade podem assim ser diversas mas será importante perceber o mecanismo ligado à ansiedade para poder desactiva-lo ou, se tal não for possível, encontrar estratégias para lidar melhor com a situação. Uma abordagem Psicoterapêutica analítica permite ir à raiz do problema, elaborar e transformar
Em termos de psicossomática entendemos a Rinite e Sinusite é um sinal de que seu eu (ego) está profundamente irritado com alguém próximo tente constantemente invadir seu espaço vital, sem o respeitar. Como a poeira ou o pólen invade o seu nariz e tende a expirar, irritando o nariz. Em Psicoterapia o trabalho feito na ressignificação de memórias, empoderamento emocional e das capacidades de auto confiança, asserividade e controlo de ansiedade, entre outras em prol do bem estar pleno.
O seu otorrino devia cingir a sua opinião médica à área de conhecimento em que actua, em vez de poder estar a induzir os pacientes em erro....A não ser que a sua renite/sinusite tenha sido causada por algum desvio nas vias aéreas superiores, ou como reação secundária a infecção respiratória ou ainda por contaminação por substâncias tóxicas, saiba que a Doença Crónica de Rinite Alérgica geralmente tem origem em estados de tensão emocional crónica. Logo não é a causa, mas sim um sintoma! Sendo crónica, implica que já a tem há muito tempo, possivelmente com origem na sua infância. Procure um bom Psicólogo(a) pois através da Psicoterapia poderá tomar consciência do seu padrão emocional e comportamental e poderá atenuar de forma significativa a sintomatologia associada.
A psicoterapia é muito eficaz na redução de quadros de ansiedade. No entanto, é necessário que se reúnam alguns condicionantes para alcançar essa eficácia, nomeadamente, sentir-se disponível para o processo psicoterapêutico e estabelecer uma relação de confiança e empatia com o psicólogo/terapeuta. Tente analisar se sente estarem reunidas estas condições para que a terapia possa evoluir no sentido pretendido.
Bom dia! Os quadros ansiosos são complexos e muitas vezes difíceis de "desmontar". O facto de ter problemas de índole respiratória podem aumentar a ansiedade no sentido em que tem dificuldades em respirar e o oxigénio não está a chegar onde é necessário para promover o equilíbrio necessário no organismo. Uma das técnicas ensinadas em quadros de ansiedade é a respiração abdominal (para que aprenda a respirar com toda a sua capacidade), logo por aqui penso que consiga perceber a relação entre respiração e ansiedade. Este quadro ansioso a existir pode estar associado com outras dinâmicas na sua vida, nomeadamente a ausência de limites com os outros, a dificuldade em gerir conflitos ou enfrentar o desconhecido. A emoção de base da ansiedade é o medo, podendo existir outras emoções que lhe estão associadas. Este pode ser o início de caminho na psicoterapia, assim como a aprendizagem de ferramentas para ir lidando com os sintomas. Espero ter ajudado! Boa sorte!
Concordo em absoluto com a opinião da colega Sandra Narchial. O profissional da saúde que tem competências para diagnosticar os estados de ansiedade e as suas causas é o psicólogo (e também se engana). Depois há opiniões e estas são tantas quanto as pessoas, cada uma tem a sua. Recomendo que procure um psicólogo na área da psicologia clínica e saúde que certamente a ajudará a descobrir as causas do seu estado de ansiedade.
Concordo com a colega Sónia Sequeira. Em termos psicossomáticos, a rinite e a sinusite estão associadas à irritação, ao medo, à frustração e à insegurança. Estão também associadas à culpa e tristeza do passado. A dificuldade de auto-afirmação também pode estar presente. Deste modo, trabalhar a nível emocional , e elaborar uma ressignificação das experiências do passado, reduzir a ansiedade e trabalhar a assertividade são questões a trabalhar em psicoterapia.
Geralmente os quadros de ansiedade estão associados a situações em que perdemos o controlo, temos medo do que nos possa acontecer e/ou nos sentimos presos a um certo quadro. Neste caso, a sugestão do seu otorrino aponta para uma causa mais física que leva a um estado de ansiedade difícil de gerir. A intervenção clínica para a ansiedade apresenta grandes resultados com as terapias cognitivo-comportamentais. Estando já a fazer psicoterapia, será importante falar com o seu terapeuta de forma a tentar perceber o que não está a correr tão bem, qual a análise que o terapeuta faz para a ausência de resultados ou mesmo, refletir sobre o processo de forma a entender se não existem mesmo resultados, ou a rapidez de resultados não é a que necessita ou a que esperava. Todas as situações são válidas, mas seja qual for a hipótese mais certa, enquanto não conseguir falar honestamente com o seu terapeuta e caminha com ele para uma resposta, irá sentir-se ainda mais ansioso.
Em último recurso, se as conclusões retiradas não forem as melhores, pode ser importante trocar de terapeuta. Obrigada.
Carla Dias da Costa
Psicóloga Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde
Centro de Psicologia Dra. Anabela Vinagre
Em último recurso, se as conclusões retiradas não forem as melhores, pode ser importante trocar de terapeuta. Obrigada.
Carla Dias da Costa
Psicóloga Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde
Centro de Psicologia Dra. Anabela Vinagre
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Tenho crises de panico e ansiedade .fui fazer uma ressonancia ao ombro não consegui realizar .por o panico que estava a respiraçao era descontrolada .será que com um victanajudaria a acalmar na hora de realizar o exame .obrigada
- Boa noite, comecei a tomar victan por sintomas de ansiedade, inicialmente em SOS. Deixei durante 1 mês mas os sintomas de ansiedade voltaram por motivos profissionais e a médica recomendou 1 mês 1 comprimido no final de jantar e ao deitar o serenum (natural) que já costumava fazer. O que acontece é que…
- Tenho muito medo de andar de avião. Os meus batimentos ficam fortes o tempo todo, e fico com falta de ar. Foi me indicado Victan. Será que ele realmente irá me ajudar a controlar a ansiedade na próxima viagem?
- Olá boa tarde a uns anos tive um acidente de carro e uma relação um pouco tóxica, eu não tenho carta e não conduzo mas desde então tenho muito medo de andar de carro e a anciadade vem sempre que penso que tenho de viajar para algum lado de carro. Já andei na psicóloga mas pouco ajudou.
- Boa tarde, sou uma pessoa de 60 anos e desde que engravidei da minha filha fiquei como muito medo de ir ao médico. Nunca tinha medo antes, pelo contrário, sempre que ia saia do consultório feliz e já melhor. Mas, na gravidez sofri de pré-eclampsia que me obrigou ser internada de urgência no hospital.…
- Boa tarde. As minhas crises de ansiedade costumam ocorrer aquando a hora das refeições. Foi-me prescrito Victan em SOS. Como me aconselha a tomar este medicamento de modo a relaxar na hora das refeições? Cump. E Obrigada
- Ansiedade extrema pode provocar formigamentos no corpo que duram vários meses?
- Bom dia; estou numa fase da menopausa tenho ataques de ansiedade e mudança de humor falta de paciência para com os meus filhos, marido sem vontade sexual, pensamentos de suicídio pontadas nas costa aperto no peito, uma tristeza ataques de choro. quando me sinto mais em baixo estou a tomar Sedatif…
- Desde criança que acredito que sofro de alguma ansiedade porém nunca procurei ajuda nem nunca cheguei a falar com os meus pais sobre o mesmo. Tudo o que envolva atividades novas sozinho, em que tenha de ter interações com pessoas desconhecidas, fico super ansioso e nervoso. Não é algo permanente pois…
- Olá a todos, tenho 44 anos sou natural da Póvoa de Varzim de há uns anos tenho vindo a engordar bastante, entre a perda do meu pai biológico,a minha mãe, o meu padrasto e agora sinto a perda do meu irmão mais novo que era como um filho que deixou de me falar. Estou a fazer acompanhamento alimentar com…
Tem perguntas?
Os nossos peritos responderam a 156 perguntas sobre Transtornos Da Ansiedade
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.