Numa terapia de casal o terapeuta diz a uma das partes que vai falar com a outra, no sentido de aler

5 respostas
Numa terapia de casal o terapeuta diz a uma das partes que vai falar com a outra, no sentido de alertar para comportamentos incorretos. Mas não o faz.

Como pode ser interpretada esta situação? O que fazer nestes casos.

Obrigada
Na terapia de casal os dois membros de um casal são tratados habitualmente em simultâneo pelo mesmo profissional, no entanto sempre que necessário podem ser realizadas sessões em separado. O objetivo é melhorar a comunicação e promover uma melhor gestão dos eventuais conflitos, portanto se acha que existe uma falha de comunicação mesmo entre si, a outra parte ou o terapeuta, o melhor será falar abertamente acerca da situação.

Espero ter ajudado
Diana Silva

Olá!
Espero que esteja bem.
Por imperativos éticos, o que é abordado com uma das partes nas sessões individuais não deve ser revelado nas sessões de casal, sem o consentimento expresso do cliente.
Como pode ser interpretada a situação?
Pode ser interpretada de várias maneiras.
Seguem algumas delas:
O terapeuta pode ainda não ter abordado o tema (a oportunidade depende da dinâmica da sessão e não pode ser imposta de fora);

Pode ser que o que define como comportamento incorreto, tenha origem em alguma fase da vida do seu companheiro ou numa situação delicada que ele só tenha partilhado com o terapeuta;

Pode ter sido abordado de facto, e a outra parte esteja a negar, por proteção ou por sentir-se sob pressão.

Gostaria de referir que tanto crenças quanto comportamentos não se alteram de uma semana para outra. Poderá levar semanas, meses, anos ou até mesmo não se modificarem, se a pessoa não investir ativamente no seu processo de mudança.
Terá de ter paciência no processo de mudança da outra parte.
Se na sessão de terapia, o terapeuta informou que iria abordar o tema dos comportamentos incorretos da outra pessoa, mas não o fez, é mais do que válido sanar as suas dúvidas junto do terapeuta.
Espero ter ajudado.
Um abraço!
Boa tarde. Na consulta de terapia de casal os dois elementos de um casal são acompanhados simultaneamente pelo mesmo profissional. Poderão existir sessões individuais, caso o terapeuta ou os intervenientes considerem necessário para o processo terapêutico. No entanto, o que é partilhado em consulta individual não deve ser exposto na sessão conjunta de casal, sem o consentimento expresso do paciente. Cumprimentos, Vera Faria.
Na terapia de casal, é sempre importante que os assuntos a serem tratados, sejam de ordem pessoal ou de casal, o seja na presença de ambos. O psicólogo funciona como mediador dos conflitos que o casal trás para a consulta, propondo reflexões. Poderão ser propostos exercícios individuais ou em conjunto, entre consultas, para ajudar nas reflexões trazidas em cada consulta. Espero ter ajudado, cumprimentos, Liliana Rocha
Olá. Na consulta de terapia de casal, poderão existir sessões individuais, no entanto o que for dito na terapia individual não poderá ser partilhado com o outro membro, sem o consentimento do primeiro. neste caso concreto, deverá interrogar diretamente o terapeuta sobre esta questão para que ele o esclareça.
Espero ter ajudado!
Anabela Cruz
Psicóloga

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anónima.
  • Faça uma pergunta médica clara e seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um médico específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico ou serviço de urgências.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito reduzido. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos médicos a quem quer fazer perguntas
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.