Num periodo de maior ansiedade
6
respostas
Num periodo de maior ansiedade começei a sentir diversos sintomas fisicos. Em 5 meses de psicoterapia corrigi todos os meus pensamentos negativos, sinto-me bem e sem medos mas os sintomas continuam. Desperzonalização, nó na garganta, tonturas.. estando sempre calmo e nada ansioso.. que é isto?
Além das origens psicológicas, os ataques de ansiedade podem ter origens biológicas e/ou hereditárias. O tratamento psicológico pode fazer sentido para lhe dar mais ferramentas práticas para aprender a lidar melhor com estes episódios e que diminuam na sua frequência e intensidade por forma a que deixam de ser significantes para si.
A psicoterapia atua mesmo nesse sentido. Na vida não é possível escolhermos o que nos acontece, mas a forma com que interpretamos as informações. Se não há nenhum indício de que há alguma alteração fisiológica consigo, esses sintomas podem ser do próprio funcionamento normal do seu corpo que por vezes lhe chamam atenção. Se não geram ansiedade nem desconforto é porque a terapia atingiu os objetivos e você passou a ressignificar esses sintomas não os encarando mais como ameaçadores.
Os sintomas que descreve são subprodutos de um quadro ansiogénico que poderá envolver uma forte carga de distress (stress pós-traumático, perturbação aguda de stress, perturbação do pânico, etc.). O sintoma de despersonalização requer alguma atenção por provocar um sentimento de irrealidade, uma sensação de estranheza e de que alguma coisa não funciona bem consigo próprio, uma vez que trata-se de uma experiência de Dissociação com alteração da sensação a respeito de si próprio. É um mecanismo de defesa, mas que com o tempo poderá intensificar a carga de distress (maior ansiedade, perda da confiança em si próprio, etc.) em virtude de ficar mais obcecado e autocentrado no funcionamento do seu corpo/mente e causar desconforto ou problemas psicoemocionais a longo prazo. Aconselho que continue com a psicoterapia, pois ao que parece tem obtido resultados satisfatórios até aqui, se for o caso, converse com o seu terapeuta e juntos procurem adequar a intervenção às suas necessidades atuais.
Além daquilo que outros colegas já referiram nas suas respostas, deverá ainda tentar entender a intensidade dos sintomas, pois a ansiedade não se elimina na totalidade porque ela é uma resposta inata do nosso organismo e da qual precisamos. A ansiedade protege-nos em alguns momentos e impulsiona-nos noutros, pelo que, não é possível elimina-la. Deverá assim fazer támbem um processo de aceitação (técnicas de terceira geração) da ansiedade para depois mais facilmente conseguir aplicar as técnicas de distração e de reestruturação cognitiva, que me parecem ter-lhe sido ensinadas, daquilo que observo do seu texto.
Claro que isto não invalida que faça um despiste para perderá se em termos físico s se encontra tudo bem.
Claro que isto não invalida que faça um despiste para perderá se em termos físico s se encontra tudo bem.
Sugiro que compreenda os seus pensamentos, antes de os tentar corrigir, ou será muito difícil saber se há algo para corrigir e como.
Penso que a melhor atitude é analisar essa sintomatologia com a/o seu psicoterapeuta .
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Bom dia Dr. Pedro, Tenho hiperatividade desde que nasci, apesar de no início não sabiam diagnosticar, atualmente tenho 42 anos e não mudou muito. Já fiz vários tratamentos e não tive resultados. Já me trataram com antidepressivos, ansiolíticos, remédios para dormir, e recentemente com meus pedidos…
- O meu neto de 11 anos tem 10% DE AUTISMO, QUANDO COMEÇA OS TESTES FICA MUITO NERVOSO E RECEITARAM LHE VICTAN 2 mmg, está correta a decisão medica ? Obrigado
- Boa tarde, Há muito anos que sofro de ansiedade, umas vezes mais pontual, outras vezes mais continuada. Sempre tive ajuda terapêutica para lidar com esse assunto e outros, comecei com psicanálise e depois passei para cognitiva-comportamental (que ainda hoje faço). Às vezes, a ansiedade tem um impacto…
- Qual o efeito do Victan tomado à noite? Ou deve ser tomado pela manhã?
- É normal que exista uma sensação de formigamento na zona externa da coxa nos primeiros agachamentos que depois acabam por desaparecer?
- Tenho muito medo de andar de avião. Os meus batimentos ficam fortes o tempo todo, e fico com falta de ar. Foi me indicado Victan. Será que ele realmente irá me ajudar a controlar a ansiedade na próxima viagem?
- Sofro com ansiedade e pensamentos em loop sempre sobre o mesmo tema. Iniciei ha 1 mes e meio 1 xanax xr de manhã e 1 cipralex 10mg mas não noto melhorias na frequencia destes pensamentos. A medicação ja deveria ter feito algum efeito ou ainda é cedo? Tambem sou acompanhada por um psicólogo. Obrigada.
- Boa tarde tnha noites que nao dormia há noite ía para o meu pc depois pelas 24h apagava luzes para dormir e nao conseguia dormir pensei fazer umas caminhadas á noite depois do jantar caminhadas de uma hora quando vou para me deitar adormeci do cansaço valeu a pena tenho 72 anos
- Olá! A hipnose clínica é útil em casos de ansiedade ligeira? Existem psiquiatras a fazer hipnose clínica em Portugal, em particular na região de Lisboa?
- Minha mãe faleceu de paragem cardíaca a partir daí fiquei com ataques de pânico e ansiedade levanto - me muitas noites com a garganta e a boca seca com dificuldade em respirar não sei que fazer, tomo concord para o coração, por vezes é muito assustador pois penso que vou morrer, com a dificuldade em…
Tem perguntas?
Os nossos peritos responderam a 172 perguntas sobre Transtornos Da Ansiedade
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.