Menino 5 anos de ha 1 ano para

7 respostas
Menino 5 anos de ha 1 ano para ca vem gaguejando casa vez com mais frequencia e durante algum tempo.E normal?
Dos aos 6 anos assistimos à chamada "Gaguez fisiológica", ou seja, esta questão que refere pode ser normal. Contudo, se é uma situação recente, que sentem que está a ficar cada vez com mais episódios convém a criança ser avaliada por um profissional, apenas para realizar um despiste.
Vejam também se estes episódios ocorrem mais desde algum acontecimento em especial ou apenas com algumas pessoas em concreto. Por vezes, associadas a grandes mudanças no circulo pessoal e familiar, podem ocorrer estas situações. E mesmo com familiares ou pessoas com quem a criança tem menos contato.
Penso que o melhor será mesmo procurar um terapeuta da fala para que o menino possa ser avaliado. Entre os 2 o os 5 anos pode realmente acontecer uma gaguez transitória que desaparece naturalmente, no entanto penso que será realmente melhor procurar um profissional para poderem ser analisadas uma série de questões que será impossível responder por este meio.
Efectivamente pode surgir, com o desenvolvimento da linguagem, a chamada "gaguez fisiológica". O pensamento das crianças é mais rápido do que a fala consegue acompanhar e há, um desfasamento entre ambos que, pode, culminar numa gaguez. Contudo, o tipo de disfluências que ocorrem são determinantes, isto é, é diferente tratar-se de uma repetição (de segmento de palavra ou da palavra em si) ou de um bloqueio, por exemplo. Por este motivo, deve ser avaliado por um terapeuta da fala para verificar se se trata de uma gaguez fisiológica ou de uma inicial ou até intermédia. Mesmo que seja uma fisiológica, o seu terapeuta da fala, poderá e deverá dar-lhe instruções e estratégias que são muito importantes para que uma gaguez "própria" do desenvolvimento não se transforme numa gaguez efectivamente. Estas orientações devem ser seguidas, a fim de prevenir futuras alterações de fluência verbal.
Tendo em consideração a idade da criança, o início dos sintomas ter sido ha 1 ano, a permanência e o aumento da sua frequência: existem vários sinais de alerta!
Aconselho fortemente a procurar um Terapeuta da Fala com experiência em gaguez na criança.
É normal as crianças gaguejarem e poderá ser permanente ou transitório.... assim tendo em conta que já lá vai 1 ano é necessário ser avaliado e acompanhado por uma Terapeuta da Fala.
Boa noite. Na faixa etária em que se encontra o seu filho podem surgir dois tipos de gaguez: a gaguez fisiológica ou a gaguez de desenvolvimento.
A primeira é uma gaguez natural, que faz parte do desenvolvimento, que ocorre porque o pensamento da criança é mais rápido do que a fala. Tratando-se de uma gaguez fisiológica espera-se que haja uma recuperação espontânea no espaço de seis a doze meses.
A gaguez de desenvolvimento é uma gaguez patológica que necessita de intervenção de um Terapeuta da Fala.
Estes dois tipos de gaguez apresentam características diferentes, sendo assim possível distinguir uma gaguez de desenvolvimento de uma gaguez fisiológica.
Quando uma criança gagueja é importante procurar um Terapeuta da Fala, para que este possa identificar o tipo de gaguez e se necessário estabelecer uma terapia.
Recomendo que marque uma avaliação em Terapia da Fala para despiste e identificação das dificuldades apresentadas.

Especialistas

Dina Paula Menino (Covilhã)

Dina Paula Menino (Covilhã)

Terapeuta da fala

Covilhã

Vera Angelino

Vera Angelino

Terapeuta da fala

Lisboa

Ana Barbosa

Ana Barbosa

Terapeuta da fala

Gondomar

Luisa Mota Oliveira

Luisa Mota Oliveira

Terapeuta da fala

Viseu

Gad - Gabinete de Apoio à Dislexia

Gad - Gabinete de Apoio à Dislexia

Psicólogo, Terapeuta da fala

Dina Paula Menino (Covilhã)

Dina Paula Menino (Covilhã)

Terapeuta da fala

Covilhã

Perguntas relacionadas

Tem perguntas?

Os nossos peritos responderam a 5 perguntas sobre Distúrbios Da Fala
  • A sua pergunta será publicada de forma anónima.
  • Faça uma pergunta médica clara e seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um médico específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico ou serviço de urgências.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito reduzido. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos médicos a quem quer fazer perguntas
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.