Medo de relações pessoais - ou

7 respostas
Medo de relações pessoais - ou seja- vontade de me tornar invisivel ou de desaparecer quando estou rodeada de pessoas em ambiente fechado acabando por ter ataques de ansiedade VS pânico. Como tratar? Tem cura?
A dificuldade nas interações sociais e o sofrimento psíquico que descreve parecem fazer parte de uma Fobia ou Ansiedade Social. Mas apenas uma avaliação psicológica realizada por um profissional poderá indicar o diagnóstico mais adequado, até porque estes sintomas também estão presentes na Perturbação da Personalidade Evitante, daí necessidade de uma avaliação psicológica eficiente. A indicação terapêutica mais eficaz quer para a Fobia Social, a Perturbação de Personalidade Evitante ou ainda para a necessidade de desenvolvimento de competências sociais é a Abordagem da Terapia Cognitiva. O tratamento é ajustado às necessidades e dificuldades de cada pessoa, mas o sucesso do processo terapêutico, por norma, vai depender da interação entre o terapeuta, as técnicas e abordagem utilizadas e o cliente..
Respondendo à sua questão se tem cura e como tratar, quando se faz Psicoterapia é importante que a pessoa vá conhecendo/descobrindo a causa dos seus medos e criando para si um sentido do motivo desses mesmos medos e só assim a pessoa começa a conquistar liberdade na sua própria vida, cada caso é único e o ultrapassar os medos e angustias depende da motivação de cada pessoa no próprio processo psicoterapeutico. Só quem não se pensa não muda.

Será importante realizar-se uma boa avaliação psicológica!
Nestes tipos de quadros psicopatologicos a Psicoterapia Cognitivo-comportamental Comportamental assume-se como relevante!
Sim, tem tratamento. Sem uma entrevista clínica completa, é difícil opinar se se trata de ansiedade social, eventualmente associada a características específicas da personalidade, e/ou se a questões contextuais ('ambiente fechado') que influenciam a manifestação dos sintomas fóbicos. Em qualquer dos cenários, a terapia cognitivo-comportamental revela-se útil e eficaz.
A ansiedade patológica tem "cura", sim, contudo é importante ter algum cuidado com as expectativas, pois a ansiedade é uma resposta inata do nosso organismo, pelo que, não se elimina na totalidade, nem seria desejável, já que necessitamos dela. A terapia cognitivo-compirtamental costuma ter bons resultado s nos quadros de ansiedade, reduzindo essa ansiedade patológica para uma ansiedade normal e funcional,
O quadro que descreve parece indicar para um quadro de fobia social. Entretanto, é fundamental a avaliação de um profissional para confirmar esta hipótese. O tratamento existe e quando bem conduzido traz melhoras significativas à qualidade de vida do paciente. Segundo diversas investigações científicas, a associação entre a psicoterapia de abordagem cognitivo-comportamental com o tratamento medicamentoso traz resultados mais rápidos.
Realmente o primeiro passo seria uma avaliação médica e psicológica para compreender a natureza e dimensão dos sintomas e a melhor forma de intervir. A primeira linha de tratamento e a psicoterapia. Mediante a gravidade dos sintomas ou a resposta ao tratamento, poderá ser benéfica a associação de fármacos, no sentido de atenuar mais eficazmente os sintomas e permitir uma maior eficácia da psicoterapia.

Especialistas

Ana Alves Martins

Ana Alves Martins

Psicólogo

Carcavelos

Andreia Araújo

Andreia Araújo

Psiquiatra da infância e da adolescência

Lisboa

Daniela Balbina

Daniela Balbina

Psicólogo

Faro

Rita Barandas

Rita Barandas

Psiquiatra

Lisboa

Adoindo Pimentel

Adoindo Pimentel

Psiquiatra

Adrián Gramary Cancelas

Adrián Gramary Cancelas

Psiquiatra

Fânzeres

Perguntas relacionadas

Tem perguntas?

Os nossos peritos responderam a 2 perguntas sobre Transtornos Fóbicos
  • A sua pergunta será publicada de forma anónima.
  • Faça uma pergunta médica clara e seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um médico específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico ou serviço de urgências.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito reduzido. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos médicos a quem quer fazer perguntas
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.