Intimidade sexual

8 respostas
O que fazer para superar o constrangimento, o receio da intimidade sexual com uma mulher? Obrigada!
Olá! Antes de tudo é preciso identificar as causas dessas dificuldades e depois aprender a lidar com elas. Em muitos casos a ansiedade se faz presente, levando a medos e inseguranças que dificultam e levam à evitação das situações de intimidade. Sugiro que busque ajuda psicológica para que possa superar o problema e viver de forma mais plena e feliz.
A relação sexua com qualidade fica comprometida, geralmente, diante de duas circunstâncias:
o relacionamento consigo - seu corpo, seus desejos, suas fantasias e suas histórias afetivas -, e o relacionamento com o/a parceira/ - a intimidade, a confiança, o nível de partilha etc..
Caso esteja numa relação afetiva isso pode ser conversado com o/a parceiro/a de modo franco e aberto. As pessoas têm muito receio em falar sobre relação sexual, mas embora isso não seja uma condição do amor é importante e saudável, por isso os casais podem e devem falar sobre sexo.
Se seu constrangimento o impede de viver relacionamentos afetivos é preciso trabalhar isso, um profissional pode ajudá-lo a compreender a si próprio e seus medos.
Boa Noite,
Em primeiro lugar, gostaria de esclarecer que não existe propriamente uma técnica para se abordar a intimidade sexual, para no fundo nos ligarmos ao outro e permitirmos estar ligados também a esse outro... O que é importante é estar disponível para que exista essa partilha, essa ligação. E muitas vezes é preciso ajuda para descobrir porquê que é tão difícil deixar-nos ligar. Sugiro Acompanhado Psicopterapêutico.
Espero ter ajudado. Ao seu dispor.
Com os meus cumprimentos
Boa tarde, O que nos diz é pouco, até porque a intimidade nem sempre estar a par com a sexualidade. É importante saber se as suas dificuldades são de intimidade (dificuldade em estabelecer laços afetivos profundos, confiantes) e sexuados, ou relacionamentos sexuais casuais com pessoas em que não há intemidade. Pode não ter qualquer problema ou disfunção sexual, mas apenas um problema de si consigo, presente na relação com o outro. Como já foi referido pelas colegas acima. Tal como elas recomendo acompanhamento psicoterapeutico.
Bom dia, considero que já deu um passo muito importante, ou seja, questionar o que sente. Sugeria-lhe que procurasse um(a) psicólogo(a).
Estamos ao dispor.
As dificuldades referidas por si podem ser devido as causas multi-factoriais. Ou seja podem advir de causa orgânica (traumática ou outra); psicológica, ambas...Como não há uma receita em psicologia porque cada caso é especifico e genuíno, aconselho a procura de ajuda psicológica de modo a ter a qualidade de vida a que tem direito. Ao dispor, felicidades
Bom dia. A melhor abordagem seria falar sobre as suas dificuldades com alguém com quem se sinta em confiança, tentar perceber as suas origens e implicações e qual a melhor maneira de as ultrapassar.
Qualquer dúvida não hesite!
Olá boa tarde! Não há resposta simples, genérica, nem única à sua questão, por uma única razão: ela envolve o particular e a subjetividade de cada um, que é bastante complexa. Por isso, há que falar sobre isso que interroga no momento, para um profissional. É isso, procure um e faça-se escutar, é o que sugiro. Ao dispor.

Especialistas

Helena Azevedo

Helena Azevedo

Psicólogo

Espinho

Gonçalo Neves

Gonçalo Neves

Psicólogo

Lisboa

Tânia Pereira Dinis

Tânia Pereira Dinis

Psicólogo

Lisboa

Sara Valadares

Sara Valadares

Psicólogo

Lisboa

Adoindo Pimentel

Adoindo Pimentel

Psiquiatra

Adrián Gramary Cancelas

Adrián Gramary Cancelas

Psiquiatra

Fânzeres

Perguntas relacionadas

Tem perguntas?

Os nossos peritos responderam a 6 perguntas sobre Disfunções Sexuais Psicogênicas
  • A sua pergunta será publicada de forma anónima.
  • Faça uma pergunta médica clara e seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um médico específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico ou serviço de urgências.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito reduzido. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos médicos a quem quer fazer perguntas
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.