Hipocondríase
2
respostas
Quando um adulto apresenta sintomas de hipocondria, os familiares devem confrontar o mesmo com a doença?
Bom dia. O mais adequado será o doente consultar um psiquiatra ou um psicólogo que o ajude a perceber o seu quadro clínico e a melhorar clinicamente. O confronto pelos familiares pode não ser benéfico e provavelmente será infrutífero. Os melhores cumprimentos,
Pode mostrar ao doente, de forma gentil, que, na sua opinião não profissional, se trata de sintomas patológicos, e aconselhá-lo, também de forma gentil, a procurar um psiquiatra. Falo em psiquiatra porque, muitas vezes, uma boa terapêutica, logo de início, pode melhorar os sintomas do doente, mantê-lo alerta e sem sonolência, e ajudar numa intervenção psicoterapêutica concomitante, feita por um psicólogo ou pelo mesmo psiquiatra.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Gostaria de saber qual o diagnóstico pra quem tem medo extremo de doenças e sempre acha que pode estar doente, se eu sentir qualquer sintoma já penso o pior e fico apavorada e começo a sentir sintomas físicos, como tontura, coração acelerado. O que devo fazer?
- Boa tarde, À cerca de 25 anos foi-me diagnosticada uma Neurose Obsessiva Compulsiva andei muitos anos a ser tratada e continuo com medicação. Neste momento e porque perdi uma filha com 9 meses de gestação tenho muito medo de doenças "hipocondria". Tomo Cipralex 10mg dia e Lexotan 4,5mg. Gostaria de…
- sou hipocondriaca ha anos nao acerto com medicaçao os medos sao mts nao me deixam viver, existem outros tratamentos?
Tem perguntas?
Os nossos peritos responderam a 4 perguntas sobre Hipocondríase
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.