Hipocondria

8 respostas
Boa tarde,

À cerca de 25 anos foi-me diagnosticada uma Neurose Obsessiva Compulsiva andei muitos anos a ser tratada e continuo com medicação. Neste momento e porque perdi uma filha com 9 meses de gestação tenho muito medo de doenças "hipocondria". Tomo Cipralex 10mg dia e Lexotan 4,5mg. Gostaria de um conselho para saber se existe algum método para melhorar? Pois este medo acompanha-me desde essa altura.
Boa tarde,
Desde já lamento a sua perda.
Seria muito importante ser reavaliada, ao nível dos sintomas que refere, assim como outros que podem estar presentes!
A psicoterapia poderia ser um, neste momento, uma boa opção!
Ao dispôr!
Melhores cumprimentos.
Olá, boa tarde! Antes de mais lamento imenso a sua perda!
A mim parece-me necessário uma nova reavaliação da sua situação, dos sintomas presentes e do grau de evolução dos mesmos.
Se mantém os mesmos sintomas, parece que a terapêutica que está a fazer se manifesta insuficiente.
O melhor seria procurar um Psicólogo Clínico devidamente credenciado e com formação especializada. Caso necessite, estou ao seu dispôr.
Com carinho,
Joana de Almeida
Bom dia, desde já lamento a sua perda. Seria de todo aconselhável fazer uma psicoterapia, em simultâneo com a medicação.
Actualmente devido à sua perda terá que elaborar o luto.
Ao seu dispor.
Bom dia, a medicação ajuda a atenuar o sintoma mas não resolve a CAUSA. Na minha ótica seria fundamental o acompanhamento psicológico.
Bom dia a perda que sofreu foi um trauma para a sua mente e isso trouxe-lhe medos. Aconselho a fazer psicoterapia para perceber a fundo esse medos e acima de tudo livrar-se deles.
Lamento imenso não só a sua perda como também a ineficácia do tratamento a que tem sido sujeita. Parece-me um pouco despropositado insistir durante tantos anos num tratamento que não resulta. Como é evidente não tem responsabilidade nesse processo. A sugestão será mesmo procurar um profissional competente. Um profissional que não prescreva fármacos como a única forma de tratamento. Como tem verificado é ineficaz. O seu medo sustenta-se na possibilidade de perigos futuros (doenças) surgirem. Qual a utilidade desse medo? Mantenha presente está questão.
Olá bom dia,
Vou-lhe chamar Maria se me permitir. Acho que a sua história de vida é pautada por momentos que a marcarão para sempre, independentemente do seu estado de animo ou mesmo de saúde.
Recordo-me de ouvir da boca da minha avó que " o maior desafio da vida é o medo, pois está sempre à espreita". No seu caso em particular, olhando de fora e sem grande contexto, parece-me que nesta fase o receio, o nervoso, o medo, a ansiedade, a angústia, todos estes sintomas que de certeza está a sentir, são de facto "normais". Somos seres humanos, seres vivos e não máquinas, portanto, ter receio do meio envolvente quando passamos por situações stressantes e traumáticas é "normal"... eu sou psicóloga e sinto por vezes receios, dúvidas e angústias. A mais sã das pessoas sente com certeza receios e medos diariamente. Não seja adversa em relação a esses sentimentos, deve, porém, identificar e trabalhar essas condicionantes que a impedem de levar uma vida mais tranquila. Sempre que um sintoma seu ou um receio seu ganha mais forma, perceba que essa é uma manifestação do seu organismo face ao historial que viveu.
Agora o que deve fazer é outro tipo de conversa. O Conselho que pede é outra história, uma completamente diferente da que está agora a ver. Acho que deve refletir, meditar, fazer o luto conveniente de tudo o que lhe tem acontecido. Como muitos dos meus colegas acima aconselham, acho que deve procurar um Psicólogo/a e que este deve trabalhar em sintonia com o clínico que lhe prescreveu a medicação. Em suma, tem uma tarefa à sua frente e terá de reunir força para a enfrentar com a Psicoterapia. Sem querer ser lamechas deixo-lhe a frase que me caracteriza. "Um dia ao refletir sobre o seu passado, saberá que os dias em que lutou foram os que mais valeram a pena". Um abraço, MJP.
Bom dia. Antes de mais, lamento muito a sua perda. Com base na informação que facultou, penso que deverá procurar um bom psicoterapeuta, na sua zona de residência. Estimo as suas melhoras. Muita força.

Especialistas

José Luis Antunes dos Santos

José Luis Antunes dos Santos

Psicólogo

Coimbra

Cristina Costa

Cristina Costa

Psicólogo

Porto

Sofia Rodrigues

Sofia Rodrigues

Psicólogo

Lisboa

Joana Senra

Joana Senra

Psicólogo

Braga

Abel Rito

Abel Rito

Clínico geral, Médico de família

Aveiro

Abílio C Costa Araújo

Abílio C Costa Araújo

Médico de família

Peso Da Régua

Perguntas relacionadas

Tem perguntas?

Os nossos peritos responderam a 4 perguntas sobre Hipocondríase
  • A sua pergunta será publicada de forma anónima.
  • Faça uma pergunta médica clara e seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um médico específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico ou serviço de urgências.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito reduzido. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos médicos a quem quer fazer perguntas
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.