Há dois meses foi-me diagosticada
7
respostas
Há dois meses foi-me diagosticada fibromialgia com dores muito intensas. Faço hydroginástica, caminhadas e tomo Flexiban. Não melhoro o suficiente para poder trabalhar. O q mais posso fazer?
A fibromialgia tal como outras patologias associadas a dor crónica têm, em grande parte dos casos, uma forte componente psicossomática. Ou seja, parte da dor que sente pode ter uma componente psicológica, a psicoterapia pode ajuda la a lidar melhor com a dor, além de poder utilizar técnicas de relaxamento muscular e hipnose clínica.
Na minha experiência clínica, praticamente todos os casos de "fibromialgia" que me chegaram tratavam-se de estados depressivos não tratados que ficaram "curados" com medicação antidepressiva adequada e psicoterapia. Se não melhora, deve falar com psiquiatra e ter uma opinião.
Pode tomar um anti-inflamatório em SOS (por exemplo, naproxeno 500mg de 12h em 12h - não não esteja contraindicado no seu caso particular). Posteriormente é altamente recomendado fazer reavaliação em consulta de Reumatologia.
A fibromialgia pode ser definida como uma síndrome dolorosa crónica, onde a dor é o sintoma mais importante. Caracteriza-se, também, por dores musculoesqueléticas difusas e pela presença de pontos dolorosos em determinadas regiões do corpo, que são extremamente sensíveis ao toque.A dor não se detecta ao nível imagiológico pois é causada por um sofrimento emocional. Deste modo, torna-se importante para o tratamento encontrar as causas, o motivo da dor ou conflitos emocionais, pessoais e familiares. Uma vez que, as emoções recalcadas no foro psíquico e veiculadas pelos nervos se manifestam em perturbações psicossomáticas, ou seja, o sintoma no corpo é a expressão daquilo que não se é capaz de elaborar mentalmente e expressar verbalmente. Muitos deste processos são inconscientes. A terapia EMDR e o Brainspotting são formas terapêuticas muito eficazes para lidar com este tipo de problemas. Ao dispor!
Procure ajuda de um Fisioterapeuta.
Procure ajuda de um fisioterapeuta, pois o exercício físico é reconhecido como um dos pilares do tratamento para a fibromialgia. Dos tratamentos não farmacológicos é o que tem a melhor evidência cientifica, e deve ser a primeira forma de tratamento deste sindrome.
Deverá efectuar um plano de exercícios individualizados e planeados por alguém com formação na área do exercício e saúde.
Deverá efectuar um plano de exercícios individualizados e planeados por alguém com formação na área do exercício e saúde.
Deve fazer Fisioterapia.
Vai-lhe dar um bem-estar imediato e o Fisioterapeuta pode conciliar tratamentos para redução da dor e da tensão muscular, com exercícios clínicos (que podem ser de Pilates Clínico, por exemplo) que, quando realizados de forma consistente, lhe vão reduzir as crises.
Vai-lhe dar um bem-estar imediato e o Fisioterapeuta pode conciliar tratamentos para redução da dor e da tensão muscular, com exercícios clínicos (que podem ser de Pilates Clínico, por exemplo) que, quando realizados de forma consistente, lhe vão reduzir as crises.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Boa tarde chamo me Sónia Araújo e há mais de um ano que estou sem poder trabalhar comecei a ter dores horríveis na coluna lombar depois foi passando para a perna direita até ter dias não poder andar nem me aguentar de pé até já procurei médicos particulares e conclusão nenhuma o meu médico de família…
- Olá. Tenho 43 anos no último ano tenho tido muitas dores na coluna,fiz exames onde me foi diagnosticado várias hérnias e mais algumas coisas... entretanto nos últimos meses as dores passaram para o corpo inteiro,dores horríveis nos braços,mãos dormentes e sem força, muito cansada....não consigo dormir…
- Tenho fibromialgia em estado muito avançado .... meses e meses sem conseguir trabalhar. Um sofrimento indescritível e foi-me dito pelo meu psiquiatra que não consigo que me seja reconhecida incapacidade. O que posso fazer?
- Fui ao reumatologista e ele disse que tenho fibromialgia.Tenho muito sintomas incluindo o síndrome das pernas inquietas.Mas ele não fez a palpaçao dos pontos .É muito importante?
- Sofro de fibromialgia há 13 anos,neste momento ando com problemas na vista:secura,ardor dentro e por fora tenho uma especie de ecsema ,já experimentei vários tratamentos e nada resulta ,acho que tem a ver com fibro ...o que devo fazer ?
- Com a fibromialgia da para ter cara dormente esquecer daquilo que se está a fazer, nem saber muitas vezes onde estou dor no peito vontade de estar fechada?
- Boa tarde. Sofro de Fibromialgia há 9 anos, mas há cerca de 1 ano e meio que vivo com dores articulares generalizadas, sendo mais concentradas nos joelhos e nas mãos, por vezes com inchaço nos joelhos a acompanhar. Além destes sintomas sinto sempre rigidez muscular/articular e muito cansaço. Tenho também…
- Bom dia, eu tenho muitas dores no corpo já há alguns anos, não posso me sentar por mais de 5m , porque depois não consigo andar, fico com as pernas e pés muito rígidos e com muitas dores, tenho de me apoiar nos móveis para conseguir andar, pois as dores são muitas, estar de pé muito tempo e me muito…
- Bom dia, todos os dias tenho dores no corpo e nos músculos que não consigo perceber o porquê. Acordo de manhã com a sensação de que não dormi, cansada e com formigueiros nas mãos. A meio da tarde já sinto um cansaço extremo e só me apetece deitar, o que muitas vezes me custa fazer porque tenho dificuldades…
- Olá chamo me Olinda tenho 50 anos e tenho fibromialgia acerca de dois meses acordei com fortes dores no braço direito a vir ao pescoço fui a uma consulta de recurso pensando eu que era mais uma daquelas crises que com injeção é que passava e realmente sai de lá mais aliviada mas passado dois dias a dor…
Tem perguntas?
Os nossos peritos responderam a 20 perguntas sobre Fibromialgia
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.