Gostaria de saber se é possível

4 respostas
Gostaria de saber se é possível tratar o vaginismo através da hipnose?
A hipnose pode ser uma das técnicas utilizadas no tratamento do vaginismo, no entanto tem de ser acompanhadas com técnicas cognitivo comportamentais e de dessensibilização sistemática e outros exercícios práticos que apresentarão resultados progressivos a medida que a paciente ganhar confiança em si.
O vaginismo primário está mais relacionado a um mecanismo psicossomático e, o secundário, a uma experiência negativa real ou imaginário. independentemente da causa, ela funciona como um ciclo: medo da dor, ansiedade, contração e dor. Após excluir e tratar as causas orgânicas é importante dar apoio psicológico.
A Hipnoterapia combinado com a Terapia Cognitiva-Comportamental têm resultados muito positivo no vaginismo, focando-se na componente da dor.

Seria importante numa primeira fase procurar o seu médico/a de família afim de despistar problemas de ordem biológica/orgânico! Caso não se verifiquem e for de ordem psicológica (psicossomatica) a Psicoterapia Cognitivo-comportamental tem demonstrado excelentes resultados!
Boa sorte!
É recomendável que procure profissionais de saúde como, ginecologistas pois são especializados em diagnosticar e tratar problemas de saúde pélvicos, há fisioterapeutas especializados em distúrbios do assoalho pélvico e dor sexual, e há psicólogos e terapeutas sexuais que também tem diferentes graus de experiências no tratamento do vaginismo. A abordagem de tratamento do vaginismo contempla diferentes técnicas, tais como exercícios de controle do assoalho pélvico, exercícios de dilatação, técnicas e exercícios que ajudam a paciente expressar e resolver quaisquer componentes emocionais relacionados com o problema. Ao seu dispor.

Especialistas

Teresa Abreu

Teresa Abreu

Ginecologista

Covilhã

Helena Azevedo

Helena Azevedo

Psicólogo

Espinho

Sónia Araújo

Sónia Araújo

Psicólogo

Cantanhede

Adelaide Justiça

Adelaide Justiça

Ginecologista

Porto

Alberto Custódio

Alberto Custódio

Ginecologista

Espinho

Perguntas relacionadas

Tem perguntas?

Os nossos peritos responderam a 4 perguntas sobre Vaginismo
  • A sua pergunta será publicada de forma anónima.
  • Faça uma pergunta médica clara e seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um médico específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico ou serviço de urgências.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito reduzido. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos médicos a quem quer fazer perguntas
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.