Gostaria de saber se é necessária
1
respostas
Gostaria de saber se é necessária a correção da drenagem anômala de 1 veia pulmonar caso não tenha sintomas. Caso sim qual a idade ideal para fazer, se a cirurgia é complexa e quais as complicações caso não faça a cirurgia. Obrigada
Não há uma resposta universal, pois há casos ligeiros de retorno venoso pulmonar anómalo que não necessitam nunca de intervenção e casos extremos (associados a retorno anómalo de mais que uma veia e muitas vezes em associação a outros efeitos) que têm importante repercussão clínica. No caso de um defeito único de uma única veia num adulto assintomático, a quantificação do fluxo de sangue que passa do lado esquerdo para o lado direito do coração - "shunt" - é possível e ajuda a ponderar uma eventual indicação cirúrgica. Os casos mais graves irá progredir, sem cirurgia, para sintomas - cansaço, falta de ar e probabilidade de certo tipo de arritmias - fibrilhação ou flutter auricular (outras podem ocorrer mas não associadas à situação de base). O aparecimento de sintomas ou a constatação de dilatação progressiva da aurícula pode também ser critério para propor cirurgia. Estas situações devem ser seguidas regularmente por cardiologista que saberá indicar quando (se) o momento adequado.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Fiz checkup e na angiotom. Deu um "achado" drenagem anômala parcial em uma tributária das veias pulmonares. Fui a 3cardiologistas e a opinião foi a mesma.Nada a fazer a não ser acompanhar. Pratico esporte e nunca senti nada. Fiz RMC e ECO tridim. Falaram q.não é nada. Gostaria de sua opinião.
- Num exame de rotina (angiotomografia) encontraram um "achado" Drenagem anômala parcial de uma veia pulmonar.Nunca tive nenhum sintoma na infância, inclusive joguei futebol profissional até meus 18 anos. Hj tenho 45 prático corrida 3x por semana e jogo Fut. Isso prejudica minha vida, é cirúrgico?
Tem perguntas?
Os nossos peritos responderam a 3 perguntas sobre Correcao De Drenagem Anomala Parcial Das Veias Pulmonares
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.