Gostaria de saber como é o tratamento
6
respostas
Gostaria de saber como é o tratamento do TOC, num estado já avançado? Foi-me diagnosticado
O tratamento para a perturbação obsessivo-compulsiva, com historial prolongado, deverá incluir terapia cognitivo-comportamental adjuvante ao tratamento psiquiátrico (psicofarmacológico)
A perturbação obsessivo-compulsiva tende a se manifestar de maneira muito particularizada, de acordo com o perfil psicológico de cada pessoa, sendo difícil padronizá-la eficazmente. O tratamento deve ser, por isto, desenhado seguindo especificamente as necessidades e dificuldades de cada indivíduo, tendo em consideração os tipos de obsessões (pensamentos) e compulsões (comportamentos), a história clínica, etc., de forma a proporcionar um espaço psicoterapêutico mais interventivo. O tratamento psicofarmacológico deve ser realizado juntamente com a terapia cognitivo-comportamental, a mais indicada para esta perturbação.
A perturbação OC em estado prolongado deve ter um tratamento combinado de Psicoterapia (cognitivo-comportamental) e Psicoterapia.
O tratamento das POC, sobretudo com grande severidade de sintomas, deverá passar pelo tratamento farmacológico (preferencialmente acompanhado pelo psiquiatra) e pela psicoterapia, preferencialmente numa abordagem cognitivo-comportamental, de modo a trabalhar tanto os pensamentos (cognição) como as compulsões ou rituais (comportamentos). Poderá ter que passar também por um processo de exposição às situações temidas de forma a comprovar que os medos não se concretizam, sendo esta uma fase mais avançada do tratamento.
Independentemente de já estar num estado avançado, para o tratamento da TOC, é importante que complemente o tratamento psicofarmacológico com acompanhamento psicológico através da terapia cognitivo-comportamental. O importante é prosseguir :) o estado não interessa, porque os estados são passageiros, não condições.
Os melhores resultados são obtidos a partir da associação entre a psicoterapia de abordagem cognitivo-comportamental e o tratamento medicamentoso (psiquiátrico).
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Boa noite! Penso que sofro de TOC desde miúda. Começou aos 14 anos com uma excessiva preocupação com contaminação. Lavava a mãos em demasia e desinfectava com álcool. Muito mais tarde já com cerca de 27 anos comecei a sentir de novo fobia de contaminação mas desta vez especificamente ligada a doenças…
- Olá, a minha esposa tem um problema de (TOC) e eu gostaria de a ajudar convosco, ou até eliminar o problema. Ou seja, a minha esposa necessita de quando passa num interruptor de luz,tocar várias vezes ao dia durante alguns segundos, assim como também se passa o mesmo com torneiras, botões de autoclismo,…
- Tenho sintomas de transtorno obsessivo compulsivo desde por volta dos 5 ou 6 anos, que foram variando com o meu crescimento. Tenho obsessões e compulsões, atualmente uma delas é verificar se o fogão está realmente desligado, por receio de haver uma vazamento de gás, mas é algo fora do normal, repetidas…
- Bom dia o meu filho tem problemas em se relacionar com pessoas que não conhece, então desde que ficou em casa está ainda pior.. Tem 18 anos e acho que tem alguns sintomas de TOC, pois verifica várias vezes as coisas antes de sair de casa e prefere sempre não conviver com pessoas para alem de um grupo…
- boa tarde, aos 12 anos existem já evidências da doença? Obrigada
- De forma a confirmar a existência de um Transtorno obsessivo-compulsivo, a que especialidade se deverá recorrer em primeiro lugar, psicologia ou psiquiatria? Obrigado.
- Bom dia, como devo tratar um problema de ansiedade e poc, devo ir ao psicológico ou psiquiatra?
- Tenho pensamento obsessivo e muitas vezes paranóico.. Sempre tive... 2 anos em psicoterapia em diferentes psicologos e isto não muda... Ja virei a minha infância ao contrario, não posso meditar pois aumenta a minha sensação de despersonalização, não tenho traumas nem fobias... não ha nada a fazer a teraia…
- É possível ter TOC, mas não apresentar comportamentos ritualísticos?
- Tenho uma filha de 3 anos, e de um tempo pra cá ela desenvolveu uma "mania" de descascar tudo que vê. Começou pela parede de casa, cutucando com o dedo, mas até então achei normal. Mas agora, tudo o que tem em mãos ela fica tentando um jeito de descascar. Ela chega a ficar horas sentada descascando umas…
Tem perguntas?
Os nossos peritos responderam a 25 perguntas sobre Transtorno Obsessivo-Compulsivo
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.