Gostaria de confirmar qual o melhor

5 respostas
Gostaria de confirmar qual o melhor método para tratar o vaginismo primário? Não consigo penetração sexual ou uso de tampão.

Antes de mais seria importante consultar o seu ginecologista. Caso, após despistagem esteja tudo bem, parece-me importante consultar um psicólogo, pois existem muitas causas psicológicas que podem estar na origem desse vaginismo, e é importante perceber todo o seu historial para se poder fazer um diagnóstico sólido
O vaginismo primário, supõe um tratamento mais específico dos aspectos emocionais/psicológicos subjacentes. Muitas experiências podem estar na origem do vaginismo e somente após uma boa anamnese (entrevista) é possível identificar as possíveis causas e definir o tratamento. No caso da abordagem E.M.D.R, o psicólogo trabalha experiências emocionais potencialmente traumáticas, dessensibilizando-as e permitindo a integração de novas experiências. O tratamento também querer posteriormente, uma treino de controle dos músculos vaginais, exercícios individuais e em conjunto com o par, entre outros. Também recomendo uma consulta com o ginecologista, para despiste de infecções ou outras anomalias. Espero que tenha ajudado.

Há semelhança do que já foi dito pelas estimadas colegas o despiste de eventual causa orgânica/fisiológica pela especialidade de Ginecologia parece-me primordial, numa primeira fase!
Caso os resultados não revelem alterações, a Psicoterapia Cognitivo-comportamental pode ser uma boa opção!
Ao dispor!
Necessita de ser observada por um ginecologista e de acordo com a situação clínica é que se pode decidir a orientação adequada incluindo apoio com psicólogo
Olá, além da consulta com o ginecologista para avaliação da condição geral da saúde, aconselho a consulta com um psicólogo especializado em sexologia ou terapeuta sexual, que indicará um tratamento específico, o qual pode abranger as seguintes etapas: uma intervenção psicoeducativa para informar o que é o vaginismo; uma revisão do histórico da vida sexual do paciente que abordará os componentes emocionais e as estratégias de tratamento, informações sobre a anatomia da dor sexual, informações e treino sobre a contração vaginal e o papel dos músculos do assoalho pélvico, aprendizagem de técnicas de inserção, inserção vaginais graduais, técnica de focagem das sensações e técnicas para casais para reduzir a tensão do assoalho pélvico, exercícios de preparação para o intercurso sexual e outros aspectos. Ao seu dispor.

Especialistas

Teresa Abreu

Teresa Abreu

Ginecologista

Covilhã

Helena Azevedo

Helena Azevedo

Psicólogo

Espinho

Sónia Araújo

Sónia Araújo

Psicólogo

Cantanhede

Adelaide Justiça

Adelaide Justiça

Ginecologista

Porto

Alberto Custódio

Alberto Custódio

Ginecologista

Espinho

Perguntas relacionadas

Tem perguntas?

Os nossos peritos responderam a 4 perguntas sobre Vaginismo
  • A sua pergunta será publicada de forma anónima.
  • Faça uma pergunta médica clara e seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um médico específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico ou serviço de urgências.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito reduzido. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos médicos a quem quer fazer perguntas
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.