Fui fazer uma avaliação psicologica (que correu mt bem). Porém, desde do momento que vi o psicólogo(

4 respostas
Fui fazer uma avaliação psicologica (que correu mt bem). Porém, desde do momento que vi o psicólogo(ainda nem tinhamos trocado palavras) fiquei completamente apaixonada/atraida por ele. Já lá vai um ano, porém não o consigo esquecer. Não sei o que fazer, tenho medo de lhe contar pois não sei como ele irá reagir. Se vos acontecesse algo do genero, preferiam que o paciente vos contasse? Grata,
Boa tarde,
A relação que estabelecemos em consulta, chamada de relação terapêutica, é uma interação muito diferente de todas as que temos no nosso dia-a-dia. A principal diferença é a de não existir julgamento por parte do profissional sobre o que o paciente/cliente expõe/pensa/faz. É um clima de aceitação e debate. Neste ambiente, a partilha destas situações é algo muito bem-vindo. Considero que deverá abordar o tema, evitando que o mesmo seja causa/impedimento de progressão no processo terapêutico.
Obrigada!
Na relação terapêutica podem, e devem, existir momentos de partilha sobre a forma como se sente com o seu terapeuta. Deve partilhar isso com ele, se sentir que lhe faz sentido, claro. Essa partilha pode ser importante para poderem explorar algumas questões que daí possam surgir. O papel do psicólogo é aceitar sem julgamento toda e qualquer partilha da parte do cliente.
Boa tarde. É importante conversar com o profissional sobre aquilo que está a sentir, de modo a que possam ser esclarecidas algumas questões, tais como o objetivo do próprio acompanhamento, diferenciação entre a relação terapêutica, em processo de terapia, de uma interação social normal do quotidiano e, caso necessário, recomendação de um outro profissional. Cumprimentos, Vera Faria
Boa tarde!! A partilha (seja ela qual for!!) é sempre importante nesta área da saúde. Seria sempre proveitosa e traria inúmeras vantagens, bem como perceber e lidar realmente com esse sentimento, perceber se o mesmo iria interferir no processo terapêutico e na intervenção. Se continuar em processo com esse colega aconselho a partilha, pois a relação terapêutica deseja-se o mais transparente possível, para uma avaliação eficaz da sintomatologia e de outras características. Acredito que o colega que irá aceitar a partilha sem qualquer julgamento! Espero que tenha ajudado! Estarei sempre ao dispor através dos meus contactos para responder a mais questões.
Espero que tenha um dia feliz!

Especialistas

Perguntas relacionadas

Tem perguntas?

Os nossos peritos responderam a 35 perguntas sobre Avaliação Psicológica
  • A sua pergunta será publicada de forma anónima.
  • Faça uma pergunta médica clara e seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um médico específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico ou serviço de urgências.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito reduzido. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos médicos a quem quer fazer perguntas
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.