Fomos pais a 2 anos e cada dia que passa o meu amor pelo o meu companheiro esta a ficar fraco. Já co

10 respostas
Fomos pais a 2 anos e cada dia que passa o meu amor pelo o meu companheiro esta a ficar fraco. Já começámos a desentender. Que me aconselham?
O nascimento de um filho acaba por modificar, e muito, a dinâmica de qualquer casal. Isso não significa, necessariamente, que o amor está a ficar fraca. Pode ser, entretanto, um indício de que precisam se reorganizar para que, além de pais, encontrem espaço para continuarem a exercer os papéis de companheiros.
A realização de uma psicoterapia de casal também poderia ser de grande valia.
Um novo papel surge na vida: o papel de pais. O casal tem de dividir a atenção por uma terceira pessoa. Por vezes, o período de adaptação através momentos de grande angustia. A Terapia Cognitiva-comportamental tem resultados muito positivos tanto na terapia de casal como na terapia individual. Sendo que nunca se podem esquecer também que são seres individuais.
Dra. Sónia Moura Sequeira
Psicólogo
Vila Nova de Gaia
A Terapia de casal ajuda a perceber a causa dos vossos problemas, pois há uma avaliação inicial para que o casal perceba o que está a falhar na dinâmica e na convivência da rotina diária.
A psicoterapia dá-vos ferramentas para lidar com as questões mais difíceis. Questões que podem ser da relação ou mesmo individuais de cada elemento. O pedido de ajuda pode ser o inicio de uma vida a dois harmoniosa.
 Mariana Coelho
Psicólogo
Maia
Já teve ou criou a oportunidade de expor a forma como se tem vindo a sentir ao aeu companheiro? Partilharem aquilo que sentem, especialmente num periodo que é de adaptação, é muito benéfico para voltarem a encontrar-se como casal. A dinâmica altera-se e novos papéis emergem, nem sempre sabemos como os assumir. Se uma conversa honesta não for o suficiente procurem apoio psicológico. Terapia de casal tem-se demonstrado bastante eficaz especialmente por criar um espaço neutro e facilitador da compreensão mútua.
Dra. Joana Cordeiro Dias
Psicólogo
Custóias Mts
Boa tarde,

Grata pela questão!
Reconhecer que algo não está bem, já é um grande passo e por isso felicito-a!
Agora é só dar o próximo,... um/a Psicólogo/a pode ajudar.
Estamos aqui!
Boa Sorte!!!
Melhores cumprimentos
O amor não é produto mas um processo numa relação. O fato de terem filhos pode ou não está a influenciar esta fragilidade que sente sobre seu sentimento, questionar isso é já um grande passo para compreendê-lo. Há questões que podem estar associadas a este desencantamento e a terapia de casal pode ajudá-la, mas é preciso considerar um acompanhamento individual para confrontar sua própria perceção sobre o amor com o outro e consigo mesma.
Uma primeira sessão com um Psicólogo para ser feito o diagnóstico e compreensão da situação parece - me o mais aconselhável. Daí pode surgir o caminho a seguir (terapia individual / terapia de casal /Coaching Psicológico e centrado na relação /coaching psicológico de casal centrado nos processos de comunicação... Disponha.
O que devem fazer é não deixar avançar a situação Por isso devem marcar consulta de terapia de casal o mais breve possível
Dr. Tiago Sá Balão
Psicólogo
Maia
É importante avaliarem, o mais rapidamente possível, as razões que levam a esses desentendimentos. O nascimento de um filho e a vivência com filhos pequenos geram, inevitavelmente, mudanças nas rotinas do casal e muitos casais acabam por desinvestir da relação conjugal. No entanto, cada casal tem as suas especificidades, pelo que devem procurar ajuda de um(a) psicólogo(a) e/ou terapeuta de casal.

Ao dispor.

Com os melhores cumprimentos.
Tiago Sá Balão
 Loes Nooren
Psicólogo
Coimbra
Com o nascimento dos filhos o casal entra numa nova etapa da vida. Para além de um casal, são agora pais. A dinâmica muda inevitavelmente. Não deixem de comunicar e fazer atividades a dois. Terapia de casal poderá ajudar-vos a entenderem-se melhor.

Especialistas

Perguntas relacionadas

Tem perguntas?

Os nossos peritos responderam a 18 perguntas sobre Terapia de Casal
  • A sua pergunta será publicada de forma anónima.
  • Faça uma pergunta médica clara e seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um médico específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico ou serviço de urgências.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito reduzido. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos médicos a quem quer fazer perguntas
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.