E vulgar haver confronto diário
6
respostas
E vulgar haver confronto diário com a sua própria mãe. Mãe 74 anos, filha 45.
Raiva, insultos, ler mensagens pessoais , falar desabridamente?
Raiva, insultos, ler mensagens pessoais , falar desabridamente?
Os sinais que descrevem podem enquadrar-se em diferentes quadros diagnósticos, podendo estar presentes também na perturbação borderline.
Sem dúvida beneficiaria de um treino de assertividade e controlo de impulsos, independentemente do diagnóstico.
Sem dúvida beneficiaria de um treino de assertividade e controlo de impulsos, independentemente do diagnóstico.
Embora esse seja um diagnóstico possível, mais importante do que o diagnóstico será trabalhar as emoções, e perceber a dor que provavelmente está por trás da raiva que leva a esse tipo de comportamentos impulsivos. Uma vez a dor ouvida será possível trabalhar a assertividade, os limites e regular as emoções e comportamentos
Não, não é normal. Pela descrição há falta de limites. Possivelmente isso está ligado à fragilidades emocionais e dependência excessiva. Se já deu o primeiro passo para pensar no que se passa consigo era importante continuar e procurar apoio psicológico para dar uma oportunidade a si mesma de mudar essa situação, que concerteza causa sofrimento.
A pergunta que coloca é se é vulgar existir esses confrontos familiares, é vulgar mas não é normal, e o que quero dizer com isto é que a pessoa que sente essa raiva por outra não está bem com ela própria e por isso não está bem para os outros. E ai é de extrema importância que procure ajuda de um psicólogo para que se possa avaliar a estrutura de personalidade da pessoa e o seu funcionamento emocional.
Aconselho a que procure um profissional de psicologia de forma a trabalhar essas emoções, assim como integra-las e assim adquirir competências para lidar melhor com situações de conflito.
Embora possam ocorrer por vezes esse tipo de situações conflituosas, a intensidade de reações e sentimentos envolvidos merecem ser alvo de atenção. É importante conhecer o que se passa e o que pode contribuir para a desadequação relacional de modo a encontrar estratégias para lhe fazer face.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Boa noite, Fui diagnosticada pelo meu psiquiatra (doutorado em psicologia) com Síndrome de Borderline, de Pânico, Depressão e leve Psicopatia. Fiquei confusa pois sempre pensei que Borderline e Psicopatia seriam opostos: Borderline é emoção e Psicopatia é 0 emoção. Gostaria de saber se é possível…
- O meu namorado tem tpb, a psicologa incute o a realizar tratamento familiar e marca consultas somente com a mãe dele. Ele já não é adepto de falar e tem uma relação complexa tanto com a mãe tanto com o pai, o que o leva a ficar praticamente calado nas consultas mas quando aceita ajuda e fala as consultas…
- O meu filho tem TPB. No entanto nao aceita, diz que nos somos loucos e não estamos bem. Portanto recusa todo e qualquer tratamento. Claro que fuma muito e consome haxixe. Será que ha uma forma de o convencer a aderir a tratamento e que nos nao tenhamos pensado? Podem dar ideias? Agradecia muito. Estamos…
- Quero perceber se tenho borderline mas o meu psiquiatra apenas me fala do défice de atenção mas tenho quase a certeza que sou uma pessoa com personalidade borderline e não aguento mais não ter resposta. O que fazer ?
- Olá boa tarde, foi - me diagnosticado TPB desde 2015 mas procurei ajuda psicológica no sector público que pouco ou nada me fez efeito, como já ouvi falar da Terapia Comportamental Dialética, resolvi experimentar. Gostaria de saber se pode ser dada, tanto por psicólogos como por psiquiatras. Obrigado
- Fui diagnosticado com personalidade Borderline e gostaria de procurar ajuda. Que tratamento recomendam? Obrigado
- Bom dia, a minha filha de 20 anos precisa acompanhamento regular (psicoterapia) que a ajude a lidar com os seus problemas. Desde os 16 anos que toma medicação e é acompanhada por psiquiatras ( já mudou algumas vezes de psiquiatra). Desta vez vai à mesma há quatro meses ( 1 consulta por mês) e a médica…
- Boa noite, A minha filha de 22 anos, está a passar um mau bocado devido ao término de um relacionamento amoroso, e tem história de perturbação de personalidade. Começou por se automutilar a partir dos 14 anos, e depois com as saídas à noite vieram as bebidas alcoólicas, e a cannabis. Está desde essa…
- Boa tarde, Há 5 anos foi-me diagnosticada depressão, mas sempre achei ter mais do que isso. Não ando propriamente triste, mas tenho algumas oscilações de humor, impulsividade por vezes, e identifico-me com todos os sintomas de bpd. Como na altura mudei imensas vezes de psicólogo, tendo que explicar…
- Bom dia, Foi-me diagnosticada Personalidade Borderline com a ajuda de testes psicológicos após vários anos de indefinição e indecisão por parte do corpo clínico dada a dificuldade compreensível na interpretação desta perturbação. O psiquiatra aconselhou terapia psicodinâmica, tendo em conta que "a raiz…
Tem perguntas?
Os nossos peritos responderam a 27 perguntas sobre Transtorno Da Personalidade Borderline
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.